Residências em arte contemporânea : espaço, tempo e interlocução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158018 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a residência artística pelo atravessamento de três conceitos principais: espaço, tempo e interlocução, vistos como aspectos fundamentais nos programas inseridos dentro do campo da arte contemporânea. Para tanto, foi previsto um percurso histórico que apresenta a sua formação, como sendo um lugar que oferece espaço e tempo para que o artista possa trabalhar de forma imersiva em seus projetos. Além da experiência do deslocamento do antigo ao novo contexto, as residências costumam propiciar diálogo entre os artistas durante suas estadias, promovendo, assim, uma rede de contatos. Como uma forma de entender também o objeto de estudo dentro da realidade brasileira, foram pesquisadas iniciativas no País. Resultante disso, percebeu-se a recorrência de um diferencial afinado com as reflexões da arte contemporânea e disponibilizado aos residentes: o acompanhamento crítico, realizado de forma sistemática por diferentes profissionais do campo da arte. A existência dessa prática apontou a necessidade de um aprofundamento nessa etapa da pesquisa, sendo consultados tanto artistas quanto críticos e curadores para levantar um conjunto de percepções individuais. As informações foram obtidas com o auxílio de entrevistas e enquetes qualitativas. Ainda, visando ampliar as discussões sobre a presença dessa atividade, os depoimentos foram confrontados com os conceitos de espaço, tempo e interlocução, apresentados por outros autores, entre eles, Gaston Bachelard, André Comte-Sponville e Maurice Blanchot. Por fim, foi possível concluir algumas considerações relevantes sobre a presença dessa atividade reflexiva nos programas de residência artística da atualidade. |
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Rupp, BettinaBulhões, Maria Amelia2017-05-16T02:28:16Z2017http://hdl.handle.net/10183/158018001019262Esta pesquisa analisa a residência artística pelo atravessamento de três conceitos principais: espaço, tempo e interlocução, vistos como aspectos fundamentais nos programas inseridos dentro do campo da arte contemporânea. Para tanto, foi previsto um percurso histórico que apresenta a sua formação, como sendo um lugar que oferece espaço e tempo para que o artista possa trabalhar de forma imersiva em seus projetos. Além da experiência do deslocamento do antigo ao novo contexto, as residências costumam propiciar diálogo entre os artistas durante suas estadias, promovendo, assim, uma rede de contatos. Como uma forma de entender também o objeto de estudo dentro da realidade brasileira, foram pesquisadas iniciativas no País. Resultante disso, percebeu-se a recorrência de um diferencial afinado com as reflexões da arte contemporânea e disponibilizado aos residentes: o acompanhamento crítico, realizado de forma sistemática por diferentes profissionais do campo da arte. A existência dessa prática apontou a necessidade de um aprofundamento nessa etapa da pesquisa, sendo consultados tanto artistas quanto críticos e curadores para levantar um conjunto de percepções individuais. As informações foram obtidas com o auxílio de entrevistas e enquetes qualitativas. Ainda, visando ampliar as discussões sobre a presença dessa atividade, os depoimentos foram confrontados com os conceitos de espaço, tempo e interlocução, apresentados por outros autores, entre eles, Gaston Bachelard, André Comte-Sponville e Maurice Blanchot. Por fim, foi possível concluir algumas considerações relevantes sobre a presença dessa atividade reflexiva nos programas de residência artística da atualidade.This research analyzes the artistic residence through the crossing of three main concepts: space, time and interlocution, seen as fundamental aspects in the programs inserted within the field of contemporary art. For that, it was foreseen a historical course that presents its formation, as being a place that offers space and time for the artist to work of immersive mode in his projects. In addition to the experience of the displacement between the old and the new context, the residences usually provide dialogue among the artists during their stays, thus promoting a network of contacts. As a way of understanding also the object of study within the Brazilian reality, initiatives were researched in the Country. Resulting from this, it was noticed the recurrence of a differential attuned to the reflections of contemporary art was made available to residents: the critical support by different professionals in the field of art. The existence of this practice pointed to the necessity of a deepening in this stage of the research, being consulted as much artists as critics and curators to raise a set of individual perceptions. The information, was obtained with the aid of interviews and surveys. Aiming to broaden the discussions about the presence of this activity, the statements were confronted with the concepts of space, time and dialogue, presented by other authors, among them Gaston Bachelard, André Comte- Sponville and Maurice Blanchot. Finally, it was possible to conclude some relevant considerations about the presence of this reflexive activity in the programs of artistic residence of the present time.application/pdfporResidência artísticaEspaçoTempoInterlocuçãoAcompanhamento críticoArte contemporâneaContemporary artArtist in residenceSpaceTimeInterlocutionCritical supportResidências em arte contemporânea : espaço, tempo e interlocuçãoResidences in contemporary art : space, time and dialogueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019262.pdf001019262.pdfTexto completoapplication/pdf15104209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158018/1/001019262.pdfc8fbecb51c4c93de5e6283ea5bf8518dMD51TEXT001019262.pdf.txt001019262.pdf.txtExtracted Texttext/plain851058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158018/2/001019262.pdf.txt57f7d9ecc808895e2bbfbeee66be2f6fMD52THUMBNAIL001019262.pdf.jpg001019262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158018/3/001019262.pdf.jpgcd3164ae30898ce4e7ded1fd563e0779MD5310183/1580182022-12-16 05:51:00.046612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-16T07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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