Uma Educação do sentido : poéticas textuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198570 |
Resumo: | Esta tese trata do problema da inscrição do sentido na linguagem. Para isso, toma como matéria de estudo as obras Lógica do sentido, de Gilles Deleuze, Experimentos e opiniões do Doutor Faustroll Patafísico, de Alfred Jarry e O inominável, de Samuel Beckett. Por meio do conceito de hipertextualidade, tal como teorizado e desenvolvido por Gérard Genette, propõe diferentes perspectivas de acesso às obras estudadas, ora aproximando-as em ressonâncias particulares, ora seguindo caminhos singulares abertos por suas tramas e bifurcações internas. Utiliza-se o hipertexto como modelo operatório de uma estratégia metodológica labiríntica, cujo funcionamento permite dificultar a captura das valências textuais por referentes externos de significação. Por evitarem de diferentes maneiras reduzir relações de sentido à relações de significação, postula-se que tais obras possuem um caráter eminentemente pedagógico, pois ao fazerem-se textos, incidem e ensinam diretamente sobre o jogo de adequações e inadequações que preside os acoplamentos complexos entre sentido e linguagem. Apresenta-se assim um percurso a um só tempo investigativo e experimental em torno de textos cujas matrizes virtuais são estudadas, extraídas e reconfiguradas em novos textos. O texto, entidade problemática, conduz ao traçado de uma objetidade transversal entre a filosofia, a literatura e o sentido. Como um exercício de Educação do sentido, essa tese afirma a existência de um valor pedagógico paradoxal, que consiste nas amostragens da diferença de natureza entre o móvel do sentido e as condições da significação. |
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Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa daZordan, Paola2019-08-29T02:35:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/198570001099977Esta tese trata do problema da inscrição do sentido na linguagem. Para isso, toma como matéria de estudo as obras Lógica do sentido, de Gilles Deleuze, Experimentos e opiniões do Doutor Faustroll Patafísico, de Alfred Jarry e O inominável, de Samuel Beckett. Por meio do conceito de hipertextualidade, tal como teorizado e desenvolvido por Gérard Genette, propõe diferentes perspectivas de acesso às obras estudadas, ora aproximando-as em ressonâncias particulares, ora seguindo caminhos singulares abertos por suas tramas e bifurcações internas. Utiliza-se o hipertexto como modelo operatório de uma estratégia metodológica labiríntica, cujo funcionamento permite dificultar a captura das valências textuais por referentes externos de significação. Por evitarem de diferentes maneiras reduzir relações de sentido à relações de significação, postula-se que tais obras possuem um caráter eminentemente pedagógico, pois ao fazerem-se textos, incidem e ensinam diretamente sobre o jogo de adequações e inadequações que preside os acoplamentos complexos entre sentido e linguagem. Apresenta-se assim um percurso a um só tempo investigativo e experimental em torno de textos cujas matrizes virtuais são estudadas, extraídas e reconfiguradas em novos textos. O texto, entidade problemática, conduz ao traçado de uma objetidade transversal entre a filosofia, a literatura e o sentido. Como um exercício de Educação do sentido, essa tese afirma a existência de um valor pedagógico paradoxal, que consiste nas amostragens da diferença de natureza entre o móvel do sentido e as condições da significação.This thesis deals with the problem of the inscription of sense in language. For this, takes as subject of study the works Logic of Sense, by Gilles Deleuze, Exploits and Opinions of Doctor Faustroll Pataphysician, by Alfred Jarry and The Unnamable, by Samuel Beckett. Through the concept of hypertextuality, the theorized and developed by Gérard Genette, it proposes different perspectives of access to the studied works, sometimes approaching them in particular resonances, sometimes following singular paths opened by their frames and internal bifurcations. It uses the hypertexts as an operative model of a labyrinthine methodological strategy, whose operation makes it difficult to capture the textual valences by external referents of meaning. By avoiding through different ways to reduce sense relations into relations of signification, it postulates that such works hold eminently pedagogical character, as making themselves texts they affect and teach directly on the game of adequacies and inadequacies that preside the complex couplings between sense and language. Thus, it presents a course at the same time investigative and experimentalist around texts whose virtual matrices are studied, extracted and reconfigured in new texts. The text, a problematic entity, leads to the tracing of a transversal objectity between philosophy, literature and sense. As an exercise of education of sense, this thesis affirms the existence of a paradoxical pedagogical value, which consists of samples of the different nature between the mobile of the sense and the conditions of signification.application/pdfporLinguagemParadoxoSentidoLanguageParadoxSpeedTextPataphysicsSenseUma Educação do sentido : poéticas textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099977.pdf.txt001099977.pdf.txtExtracted Texttext/plain346853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198570/2/001099977.pdf.txt31fe562bb8626eab95109de3bd1c4e79MD52ORIGINAL001099977.pdfTexto completoapplication/pdf991723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198570/1/001099977.pdf6d1eab5c072cbfb3027d5ca09ed7d44dMD5110183/1985702019-08-30 02:35:04.087411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:35:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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