A saída de jovens atletas do esporte de alto rendimento : sobre percursos e processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maitê Venuto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213774
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender ‘como’ acontece o processo de saída de ginastas jovens do esporte de alto rendimento e 'como’ seguem suas vidas após esse afastamento. Esta proposta de investigação surgiu a partir de uma pesquisa anterior desenvolvida com ginastas crianças (entre 7 e 12 anos) cujo objetivo foi compreender como ginastas eram formadas para o alto rendimento e como significavam aquele contexto. No entanto, no decorrer da pesquisa, presenciei três casos de desistência, os quais suscitaram os seguintes questionamentos: por que aquelas atletas se desligaram do esporte? Para onde foram? O que fizeram com tudo aquilo que vivenciaram e aprenderam intensamente nos treinos e nas competições? Impulsionada por estas questões, desenvolvi um levantamento bibliográfico sobre o tema abandono esportivo. A partir do estudo destas referências, realizei análises que resultaram em três apontamentos: 1) a adolescência, como a principal fase da vida em que ocorre a saída do esporte de alto rendimento, e a sua concepção pautada pelas ciências naturais; 2) as pesquisas entendem o processo de abandono esportivo de uma forma ‘linear’, estabelecendo relações de causas e efeitos; 3) e por fim, o termo ‘abandono’ sendo atravessado por uma ideia de ‘perda’. A fim de contribuir para o debate, busquei olhar para o tema a partir de uma perspectiva sociológica. Através da pesquisa etnográfica e de entrevistas semiestruturadas com cinco ex-atletas, evidenciei que entre as ‘causas’ e a ‘saída’ do esporte de alto rendimento existe um complexo ‘processo’. Nessa direção, destaquei ‘como’ as experiências, as pessoas e as situações que atravessaram os percursos das ex-atletas contribuíram para que o afastamento do esporte acontecesse. Além disso, os dados da pesquisa mostraram que as meninas haviam mudado de interesse, os quais não deixavam de estar relacionados com o esporte, porém não com o alto rendimento. Da mesma forma, os novos interesses estavam também relacionados com o momento da vida em que as ex-atletas se encontravam, porém foram construídos, vivenciados e significados de diferentes formas. E por fim, compreendi que sair do esporte de alto rendimento não significou necessariamente uma ‘perda’ para as ex-ginastas, uma vez que possibilitou novas experiências e aprendizados.
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A partir do estudo destas referências, realizei análises que resultaram em três apontamentos: 1) a adolescência, como a principal fase da vida em que ocorre a saída do esporte de alto rendimento, e a sua concepção pautada pelas ciências naturais; 2) as pesquisas entendem o processo de abandono esportivo de uma forma ‘linear’, estabelecendo relações de causas e efeitos; 3) e por fim, o termo ‘abandono’ sendo atravessado por uma ideia de ‘perda’. A fim de contribuir para o debate, busquei olhar para o tema a partir de uma perspectiva sociológica. Através da pesquisa etnográfica e de entrevistas semiestruturadas com cinco ex-atletas, evidenciei que entre as ‘causas’ e a ‘saída’ do esporte de alto rendimento existe um complexo ‘processo’. Nessa direção, destaquei ‘como’ as experiências, as pessoas e as situações que atravessaram os percursos das ex-atletas contribuíram para que o afastamento do esporte acontecesse. Além disso, os dados da pesquisa mostraram que as meninas haviam mudado de interesse, os quais não deixavam de estar relacionados com o esporte, porém não com o alto rendimento. Da mesma forma, os novos interesses estavam também relacionados com o momento da vida em que as ex-atletas se encontravam, porém foram construídos, vivenciados e significados de diferentes formas. E por fim, compreendi que sair do esporte de alto rendimento não significou necessariamente uma ‘perda’ para as ex-ginastas, uma vez que possibilitou novas experiências e aprendizados.This Research aimed to understand ‘how’ the process of retirement of young gymnasts from high performance sport takes place and ‘how’ they continue with their lives after this distancing happens. This investigation proposal arose after a previous research developed with children gymnasts (between 7 and 12 years old) that aimed to understand the way gymnasts were formed for high performance and what they meant in that context. However, over the course of that research, I have witnessed three cases of abandonment, which gave rise to the following questions: why have those athletes given up from sport? Where have they gone to? What have they done with what they have learned from training and competing? Impelled by those questions, I have developed a bibliographic surveying on the issue of sportive abandonment. From the study of those references, I have made analysis that have resulted in three appointments: 1) the adolescence, as main phase of life in which the departure from high performance sports takes place, and its conception ruled by natural sciences; 2) the researches understand the process of sportive abandonment as ‘linear’, establishing relations of cause and effect; 3) and finally , the term ‘abandonment’ being permeated by an idea of ‘loss’. In order to contribute to the debate, I have sought to look at the issue from a sociologic perspective. Through ethnographic research and semi-structured interviews with five former athletes, I have shown that between the ‘causes’ and the ‘departure’ from high performance sport there is a complex ‘process’. I this direction, I have emphasized ‘how’ the experiences, the people and the situations that came across the paths of former athletes have contributed to the departure from sport. In addition to that, the research data has shown that the girls have changed interests, which were still related to sport, only not high performance. In the same way, the new interests were also related to the moment of life they were going through, however, they were built, lived and signified in different ways, Finally, I have understood that leaving high performance sport has not necessarily meant a ‘loss’ to the former gymnasts, once it has enabled new experiences and learnings.application/pdfporGinástica artísticaEsporte de rendimentoAtletasArtistic gymnasticsHigh performanceYoung athletesSports retirementA saída de jovens atletas do esporte de alto rendimento : sobre percursos e processosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113820.pdf.txt001113820.pdf.txtExtracted Texttext/plain652201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213774/2/001113820.pdf.txt55ddd2d82ad4d49de5cf5d4c190efce0MD52ORIGINAL001113820.pdfTexto completoapplication/pdf4029479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213774/1/001113820.pdf988978f30e7aeb7187ef0f033568c9d6MD5110183/2137742020-09-27 04:04:15.507502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-27T07:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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