Amorzônia : passeios criativos para uma produção em arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258371 |
Resumo: | Esta pesquisa artística investiga os caminhos criativos realizados em matas na Região Amazônica. A pesquisa organiza-se através de um processo criativo original engendrado por um ciclo de ações e procedimentos operacionais que reverberam entre si. Andar e observar as entranhas da floresta desencadeia os “passeios coletores”, ação de coletar fotograficamente e criar um repositório de imagens, consideradas como matéria prima para a produção de novas imagens instauradas em experimentações através de edições em software. O conceito Amorzônia combina sentimentos: afeto e encanto pelo maior bioma do mundo; intenção e desejo de direcionar a energia da criação para louvar a floresta. Entrelaçado a estas questões estão o cultivo do pensamento indígena e o exercício de regressar, voltando aos arquivos dos passeios, repetindo elementos visuais nas edições e retornando ao ambiente natural vivenciado na infância para realizar coletas, estas ações estabelecem a metodologia da volta como dispositivo essencial no processo criativo. Partindo de reflexões pessoais através da memória, identidade, pesquisa, experiência na mata e questionamentos acerca da fotografia como meio, aponto dimensões do processo artístico que resultaram em 6 séries, totalizando 24 pinturas digitais. |
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Riker, Gisele NevesRey, Sandra Terezinha2023-05-20T03:54:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/258371001169316Esta pesquisa artística investiga os caminhos criativos realizados em matas na Região Amazônica. A pesquisa organiza-se através de um processo criativo original engendrado por um ciclo de ações e procedimentos operacionais que reverberam entre si. Andar e observar as entranhas da floresta desencadeia os “passeios coletores”, ação de coletar fotograficamente e criar um repositório de imagens, consideradas como matéria prima para a produção de novas imagens instauradas em experimentações através de edições em software. O conceito Amorzônia combina sentimentos: afeto e encanto pelo maior bioma do mundo; intenção e desejo de direcionar a energia da criação para louvar a floresta. Entrelaçado a estas questões estão o cultivo do pensamento indígena e o exercício de regressar, voltando aos arquivos dos passeios, repetindo elementos visuais nas edições e retornando ao ambiente natural vivenciado na infância para realizar coletas, estas ações estabelecem a metodologia da volta como dispositivo essencial no processo criativo. Partindo de reflexões pessoais através da memória, identidade, pesquisa, experiência na mata e questionamentos acerca da fotografia como meio, aponto dimensões do processo artístico que resultaram em 6 séries, totalizando 24 pinturas digitais.This artistic research investigates the creative paths taken in forests in the Amazon region. The research is organized through an original creative process engendered by a cycle of actions and operational procedures that reverberate with each other. Walking and observing the bowels of the forest triggers “gathering walks”, the action of collecting photographs and creating a repository of images, considered as raw material for the production of new images introduced in experiments through software editions. The Amorzônia concept combines feelings: affection and enchantment for the largest biome in the world; intention and desire to direct the energy of creation to praise the forest. Intertwined with these issues are the cultivation of indigenous thought and the exercise of return, going back to the archives of the tours, repeating visual elements in the editions and returning to the natural environment experienced in childhood to carry out collections, these actions establish the methodology of the return as an essential device in the creative process. Starting from personal reflections through memory, identity, research, experience in the woods and questions about photography as a medium, I point out dimensions of the artistic process that resulted in 6 series, totaling 24 digital paintings.application/pdfporArteFotografiaProcesso criativoAmazôniaGathering walksAmorzôniaPhotographyCreative processAmorzônia : passeios criativos para uma produção em arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169316.pdf.txt001169316.pdf.txtExtracted Texttext/plain163521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258371/2/001169316.pdf.txt2dc1a0df2aa989598e4be9f4316cb122MD52ORIGINAL001169316.pdfTexto completoapplication/pdf17643189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258371/1/001169316.pdf9033d5d9d1f210c7e7b125811ec1d4dbMD5110183/2583712023-05-21 03:28:26.599243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-21T06:28:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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