Dimensões da competência profissional no processo de supervisão direta em Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stifft, Lucilene da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253919
Resumo: O presente estudo discute a supervisão direta de estágio em Serviço Social e sua relação na constituição da competência profissional nas dimensões ético-política, teóricometodológica e técnico-operativa. Ancorado ao método dialético-crítico, contempla as condições objetivas e subjetivas, o movimento de contradição, no qual os fenômenos se constituem e contextualizam através da perspectiva de totalidade. Pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, tendo como participantes cinco assistentes sociais supervisores/as acadêmicos/as e quatro supervisores/as de campo vinculados/as a três instituições que ofertam a modalidade de ensino presencial na cidade de Porto Alegre. A coleta de informações ocorreu de junho a outubro de 2019 e abrangeu a realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Foi realizada uma análise documental nos projetos pedagógicos, política de estágio e Guia de Curso das Unidades de Formação Acadêmica (UFA) com o objetivo de identificar a perspectiva de formação profissional apresentada pelas UFA, tendo em vista que esta se encontra diretamente ligada ao processo de supervisão de estágio em Serviço Social. Como principais resultados da análise documental evidencia-se que a UFA A se aproxima de preceitos das Diretrizes Curriculares da ABEPSS ao trazer como categoria central o trabalho na formação profissional, porém se distancia ao propor que o profissional possa se moldar ao mercado de trabalho; a UFA B busca aproximação no que se refere à supervisão direta de estágio em Serviço Social ao elaborar a política local de estágio e priorizar a articulação entre formação e trabalho profissional; a UFA C preconiza as determinações das Diretrizes Curriculares aprovadas pelo MEC (2001) e o fomento à postura empreendedora. Sobre a concepção de supervisão direta, as entrevistas apontaram para os: processos que envolvem supervisor/a de campo, acadêmico/a e estudante; espaço de desenvolvimento da competência profissional; relação teoria e prática. Conclui-se que a concepção de supervisão direta de estágio precisa alinhar-se ao que é preconizado pela profissão, considerando que as relações de aprendizagem ainda se configuram entre estudante-supervisor/a de campo, estudante-supervisor acadêmico/a e não entre os sujeitos que constituem a tríade de forma conjugada. A concepção de competência profissional evidencia uma compreensão alinhada entre as três dimensões, uma apreensão dissociada entre as três dimensões e a necessidade de diferenciação entre competência e atribuições privativas. As dimensões da competência profissional são trabalhadas em díade: a dimensão ético-política com a técnico-operativa e a dimensão teórico-metodológica com a técnico-operativa. A dimensão técnico-operativa é associada às dimensões ético-política e teórico-metodológica. As dificuldades estão relacionadas à conjuntura, ao contexto e aos embates na formação profissional. Também estão conexas às condições de vida e formação de base dos/das estudantes e as atribuídas ao processo de supervisão. As potencialidades caracterizam a supervisão como um espaço de transformação, proteção, e redefinição de sentidos e a possibilidade de formação continuada e permanente. Os desafios estão atrelados ao contexto da educação superior, à busca da dimensão coletiva no processo de supervisão de estágio e às condições de vida dos estudantes na manutenção da qualidade de ensino e aprendizagem.
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Foi realizada uma análise documental nos projetos pedagógicos, política de estágio e Guia de Curso das Unidades de Formação Acadêmica (UFA) com o objetivo de identificar a perspectiva de formação profissional apresentada pelas UFA, tendo em vista que esta se encontra diretamente ligada ao processo de supervisão de estágio em Serviço Social. Como principais resultados da análise documental evidencia-se que a UFA A se aproxima de preceitos das Diretrizes Curriculares da ABEPSS ao trazer como categoria central o trabalho na formação profissional, porém se distancia ao propor que o profissional possa se moldar ao mercado de trabalho; a UFA B busca aproximação no que se refere à supervisão direta de estágio em Serviço Social ao elaborar a política local de estágio e priorizar a articulação entre formação e trabalho profissional; a UFA C preconiza as determinações das Diretrizes Curriculares aprovadas pelo MEC (2001) e o fomento à postura empreendedora. Sobre a concepção de supervisão direta, as entrevistas apontaram para os: processos que envolvem supervisor/a de campo, acadêmico/a e estudante; espaço de desenvolvimento da competência profissional; relação teoria e prática. Conclui-se que a concepção de supervisão direta de estágio precisa alinhar-se ao que é preconizado pela profissão, considerando que as relações de aprendizagem ainda se configuram entre estudante-supervisor/a de campo, estudante-supervisor acadêmico/a e não entre os sujeitos que constituem a tríade de forma conjugada. A concepção de competência profissional evidencia uma compreensão alinhada entre as três dimensões, uma apreensão dissociada entre as três dimensões e a necessidade de diferenciação entre competência e atribuições privativas. As dimensões da competência profissional são trabalhadas em díade: a dimensão ético-política com a técnico-operativa e a dimensão teórico-metodológica com a técnico-operativa. A dimensão técnico-operativa é associada às dimensões ético-política e teórico-metodológica. As dificuldades estão relacionadas à conjuntura, ao contexto e aos embates na formação profissional. Também estão conexas às condições de vida e formação de base dos/das estudantes e as atribuídas ao processo de supervisão. As potencialidades caracterizam a supervisão como um espaço de transformação, proteção, e redefinição de sentidos e a possibilidade de formação continuada e permanente. Os desafios estão atrelados ao contexto da educação superior, à busca da dimensão coletiva no processo de supervisão de estágio e às condições de vida dos estudantes na manutenção da qualidade de ensino e aprendizagem.This study discusses the direct supervision of internship in Social Work and its relationship in the constitution of professional competence in the ethical-political, theoreticalmethodological, and technical-operative dimensions. Anchored to the dialectical-critical method, it contemplates the objective and subjective conditions, the movement of contradiction, in which the phenomena are constituted and contextualized through the perspective of totality. Qualitative and exploratory research with participants as five academic social supervisors and four field supervisors linked to three institutions that offer on-site teaching in the city of Porto Alegre. The collection of information took place from June to October 2019 and covered the realization of semi-structured interviews, using Content Analysis, in Bardin's perspective. A documentary analysis was carried out on the pedagogical projects, internship policy and Course Guide for Academic Training Units (UFA) with the aim of identifying the perspective of professional training presented by UFA, considering that it is directly linked to the process of supervision of internship in Social Work. As the main results of the documentary analysis, it is evident that UFA A comes close to the precepts of the ABEPSS Curricular Guidelines by bringing work in professional training as a central category, but it distances itself by proposing that the professional can mold himself to the job market. UFA B seeks approximation with regard to the direct supervision of internship in Social Work by elaborating the internship policy and prioritizing the articulation between training and professional work; UFA C recommends the determinations of the Curricular Guidelines approved by MEC (2001) and the promotion of an entrepreneurial posture. Regarding the concept of direct supervision, the interviews pointed to: processes involving field supervisor, academic and student; space for the development of professional competence; theory and practice relationship. We conclude that the concept of direct internship supervision needs to be in line with what is advocated by the profession, considering that the learning relationships are still configured between student-supervisor / field, student-academic supervisor and not between subjects that make up the triad in a conjugated form. The concept of professional competence shows an understanding aligned between the three dimensions, a dissociated apprehension between the three dimensions and the need to differentiate between competence and private attributions. The dimensions of professional competence are worked on in dyad: the ethical-political dimension with the technical-operative and the theoretical-methodological dimension with the technicaloperative. The technical-operative dimension is associated with the ethical-political and theoretical-methodological dimensions. The difficulties are related to the conjuncture, the context, and the clashes in professional training. They are also linked to students' basic living and training conditions and those attributed to the supervision process. The potentials characterize supervision as a space for transformation, protection, and redefinition of meanings and the possibility of continuous and permanent training. The challenges are linked to the context of higher education, the search for a collective dimension in the internship supervision process and the living conditions of students in maintaining the quality of teaching and learning.application/pdfporCompetência profissionalFormação profissionalServiço socialEstágio supervisionadoDirect supervision in Social WorkTraining and professional workSupervised internshipDimensões da competência profissional no processo de supervisão direta em Serviço Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118370.pdf.txt001118370.pdf.txtExtracted Texttext/plain425113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253919/2/001118370.pdf.txtf2f2eeb420dc475229fb002b066345bfMD52ORIGINAL001118370.pdfTexto completoapplication/pdf1188863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253919/1/001118370.pdf62f9e22f9b3e69eed8e4110bf67fbf12MD5110183/2539192023-01-25 06:05:09.127837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-25T08:05:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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