Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana do Socorro da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256757
Resumo: Esta pesquisa artística teve como objetivo investigar o processo de aprendizado do cantábile no repertório para piano solo do século XIX a partir de uma visão holística das relações entre corpo e música. A investigação se apoiou na revisão de literatura sobre a concepção histórica, estilística, pedagógica e psicoacústica do cantábile e foi conduzida pelas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa artística, do holismo, da cognição corporificada, das relações entre gesto e som e do Sistema Laban de Análise do Movimento. Os procedimentos metodológicos abarcaram o aprendizado de sete obras dentro da dimensão estilística do cantábile do século XIX através do estudo individual, de orientações artísticas e de aulas de Laban, utilizando diário de estudos e gravações como ferramentas de documentação. A compreensão do processo criativo se deu através de uma perspectiva holística, na qual o conhecimento estético e estilístico, as estratégias de estudo, a exploração do movimento e a interação com outros agentes e produtos artísticos interagiram de forma dinâmica, influenciando a concepção gestual e sonora de cada música. Através de reflexões sobre o percurso de cada obra, o processo evidenciou o aspecto holístico na aprendizagem do cantábile. Tradicionalmente centrada na qualidade sonora da linha melódica, a aprendizagem do cantábile demonstrou estar correlacionada à qualidade da condução das outras camadas sonoras, com seus diferentes tipos de toque, e às variações de dinâmica e de tempo. A realização de qualidades sonoras distintas exigiu a coordenação de diversas partes do corpo e diferentes qualidades de movimentos de acordo com as demandas de cada obra. A reflexão sobre o processo promoveu uma reflexão crítica sobre as diretrizes pedagógicas históricas do cantábile, cuja abordagem tende a ser centrada no desenvolvimento do toque cantábile de uma perspectiva corporalmente segmentada, não considerando a complexidade que emerge da coordenação entre o toque cantábile da melodia principal e outros tipos de toques necessários para a realização das outras camadas sonoras. Por fim, esta pesquisa proporcionou à performer um incremento de seu repertório gestual, um refinamento da percepção auditiva e um desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica sobre o próprio processo criativo.
id URGS_5be7a61f81e4194994b2e6f9cff3f2ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256757
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brito, Mariana do Socorro da SilvaDomenici, Catarina Leite2023-04-06T03:29:38Z2023http://hdl.handle.net/10183/256757001164455Esta pesquisa artística teve como objetivo investigar o processo de aprendizado do cantábile no repertório para piano solo do século XIX a partir de uma visão holística das relações entre corpo e música. A investigação se apoiou na revisão de literatura sobre a concepção histórica, estilística, pedagógica e psicoacústica do cantábile e foi conduzida pelas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa artística, do holismo, da cognição corporificada, das relações entre gesto e som e do Sistema Laban de Análise do Movimento. Os procedimentos metodológicos abarcaram o aprendizado de sete obras dentro da dimensão estilística do cantábile do século XIX através do estudo individual, de orientações artísticas e de aulas de Laban, utilizando diário de estudos e gravações como ferramentas de documentação. A compreensão do processo criativo se deu através de uma perspectiva holística, na qual o conhecimento estético e estilístico, as estratégias de estudo, a exploração do movimento e a interação com outros agentes e produtos artísticos interagiram de forma dinâmica, influenciando a concepção gestual e sonora de cada música. Através de reflexões sobre o percurso de cada obra, o processo evidenciou o aspecto holístico na aprendizagem do cantábile. Tradicionalmente centrada na qualidade sonora da linha melódica, a aprendizagem do cantábile demonstrou estar correlacionada à qualidade da condução das outras camadas sonoras, com seus diferentes tipos de toque, e às variações de dinâmica e de tempo. A realização de qualidades sonoras distintas exigiu a coordenação de diversas partes do corpo e diferentes qualidades de movimentos de acordo com as demandas de cada obra. A reflexão sobre o processo promoveu uma reflexão crítica sobre as diretrizes pedagógicas históricas do cantábile, cuja abordagem tende a ser centrada no desenvolvimento do toque cantábile de uma perspectiva corporalmente segmentada, não considerando a complexidade que emerge da coordenação entre o toque cantábile da melodia principal e outros tipos de toques necessários para a realização das outras camadas sonoras. Por fim, esta pesquisa proporcionou à performer um incremento de seu repertório gestual, um refinamento da percepção auditiva e um desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica sobre o próprio processo criativo.This artistic research investigates the process of learning how to make the piano sing from a holistic perspective exploring the relationship between body and music in selected piano works from the 19th century. The investigation comprehends a literature review on the historical, stylistic, pedagogical, and psychoacoustic perspectives on cantabile, and was conducted by the theoretical and methodological frameworks of artistic research, holism, embodied cognition, the relationship between gesture and sound and the Laban Movement Analysis. The methodological procedures consisted of the study of seven works within the stylistic dimension of the 19th century cantabile, using a study journal and video recordings as documentation tools. The examination of the creative process revealed a holistic process of learning the cantabile, in which aesthetic and stylistic knowledge, study strategies, the interaction with other agents and artistic products, and the exploration of the relationship between sound and gesture interacted dynamically generating the interpretative ideas for each work. In the piano pedagogy literature, the process of learning the cantabile is traditionally centered on the sound quality of the leading melodic line through the development of a singing tone carried out as a sustained, projected legato touch. This study offers a holistic perspective for learning the cantabile focusing on the correlation between the distinct sonorous and gestural qualities of the leading melody and of the subsidiary layers, and the complexity that emerges from this coordination. The execution of distinct sound qualities required the coordination of different parts of the body as well as different qualities of movement, according to the demands of each work. A review of this process afforded a critical evaluation of the historical pedagogical guidelines for making the piano sing, which is centered on the development of a singing tone from a corporally segmented perspective without consideration to the coordination with other kinds of touch. In accordance to the tenets of artistic research, the experimental and reflective character of this study has afforded an increment in the pianist’s gestural repertoire, and refinement of auditory perception, as well as contributed towards the development of artistic autonomy.application/pdfporProcesso criativoHolismoGestoPesquisa artísticaPianoLaban systemHolismGestureArtistic researchFazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164455.pdf.txt001164455.pdf.txtExtracted Texttext/plain304902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256757/2/001164455.pdf.txt4c74472476cf6783a708b878dd3065f6MD52ORIGINAL001164455.pdfTexto completoapplication/pdf9988096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256757/1/001164455.pdf67fa81e8527ab68204f58d9fa111b9d0MD5110183/2567572023-04-07 03:26:11.892799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-07T06:26:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
title Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
spellingShingle Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
Brito, Mariana do Socorro da Silva
Processo criativo
Holismo
Gesto
Pesquisa artística
Piano
Laban system
Holism
Gesture
Artistic research
title_short Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
title_full Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
title_fullStr Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
title_full_unstemmed Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
title_sort Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
author Brito, Mariana do Socorro da Silva
author_facet Brito, Mariana do Socorro da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana do Socorro da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenici, Catarina Leite
contributor_str_mv Domenici, Catarina Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Processo criativo
Holismo
Gesto
Pesquisa artística
Piano
topic Processo criativo
Holismo
Gesto
Pesquisa artística
Piano
Laban system
Holism
Gesture
Artistic research
dc.subject.eng.fl_str_mv Laban system
Holism
Gesture
Artistic research
description Esta pesquisa artística teve como objetivo investigar o processo de aprendizado do cantábile no repertório para piano solo do século XIX a partir de uma visão holística das relações entre corpo e música. A investigação se apoiou na revisão de literatura sobre a concepção histórica, estilística, pedagógica e psicoacústica do cantábile e foi conduzida pelas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa artística, do holismo, da cognição corporificada, das relações entre gesto e som e do Sistema Laban de Análise do Movimento. Os procedimentos metodológicos abarcaram o aprendizado de sete obras dentro da dimensão estilística do cantábile do século XIX através do estudo individual, de orientações artísticas e de aulas de Laban, utilizando diário de estudos e gravações como ferramentas de documentação. A compreensão do processo criativo se deu através de uma perspectiva holística, na qual o conhecimento estético e estilístico, as estratégias de estudo, a exploração do movimento e a interação com outros agentes e produtos artísticos interagiram de forma dinâmica, influenciando a concepção gestual e sonora de cada música. Através de reflexões sobre o percurso de cada obra, o processo evidenciou o aspecto holístico na aprendizagem do cantábile. Tradicionalmente centrada na qualidade sonora da linha melódica, a aprendizagem do cantábile demonstrou estar correlacionada à qualidade da condução das outras camadas sonoras, com seus diferentes tipos de toque, e às variações de dinâmica e de tempo. A realização de qualidades sonoras distintas exigiu a coordenação de diversas partes do corpo e diferentes qualidades de movimentos de acordo com as demandas de cada obra. A reflexão sobre o processo promoveu uma reflexão crítica sobre as diretrizes pedagógicas históricas do cantábile, cuja abordagem tende a ser centrada no desenvolvimento do toque cantábile de uma perspectiva corporalmente segmentada, não considerando a complexidade que emerge da coordenação entre o toque cantábile da melodia principal e outros tipos de toques necessários para a realização das outras camadas sonoras. Por fim, esta pesquisa proporcionou à performer um incremento de seu repertório gestual, um refinamento da percepção auditiva e um desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica sobre o próprio processo criativo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-06T03:29:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164455
url http://hdl.handle.net/10183/256757
identifier_str_mv 001164455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256757/2/001164455.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256757/1/001164455.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c74472476cf6783a708b878dd3065f6
67fa81e8527ab68204f58d9fa111b9d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309213506830336