O discurso da educação física : uma prática que produz corpos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257708 |
Resumo: | Nesta Dissertação trato da análise do discurso da disciplina de Educação Física, naquilo que este tem de produtivo. Para isso, faço uma análise de textos que enunciam o que deve ser a Educação Física e como deve ser ensinada. O material de análise foi constituído, basicamente, por manuais, textos metodológicos e textos analítico-prescritivos. A operação analítica foi construída a partir da perspectiva pós-estruturalista, com ênfase na produção do filósofo Michel Foucault. O discurso, nesta perspectiva, é tomado como uma prática produtiva e, neste sentido, descrevi e analisei o funcionamento do discurso da Educação Física. Para a análise, servi-me de técnicas e estratégias de poder-saber e, principalmente, dos desenvolvimentos foucaultianos sobre discurso, poder e disciplina; os quais, permitiram que eu perguntasse: como funciona o discurso da Educação Física para produzir corpos disciplinados? A Dissertação está organizada em três seções. A primeira trata da problematização do objeto, a partir da perspectiva do discurso como prática produtiva. Na segunda seção, faço a análise do exercício como técnica central e apresento de forma analítica cinco estratégias discursivas retiradas do discurso da Educação Física. Na terceira e última seção, trabalho sobre o processo de produção de corpos. A perspectiva de análise que adotei permitiu que, a partir do discurso da Educação Física, fosse desenhado um "mosaico" sobre os corpos, em torno dos quais, se dá uma batalha discursiva permanente. A produtividade desta batalha é a produção de corpos disciplinados. |
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Hecktheuer, Luiz Felipe AlcantaraSilva, Tomaz Tadeu daCorazza, Sandra Mara2023-05-04T04:00:50Z1999http://hdl.handle.net/10183/257708000302922Nesta Dissertação trato da análise do discurso da disciplina de Educação Física, naquilo que este tem de produtivo. Para isso, faço uma análise de textos que enunciam o que deve ser a Educação Física e como deve ser ensinada. O material de análise foi constituído, basicamente, por manuais, textos metodológicos e textos analítico-prescritivos. A operação analítica foi construída a partir da perspectiva pós-estruturalista, com ênfase na produção do filósofo Michel Foucault. O discurso, nesta perspectiva, é tomado como uma prática produtiva e, neste sentido, descrevi e analisei o funcionamento do discurso da Educação Física. Para a análise, servi-me de técnicas e estratégias de poder-saber e, principalmente, dos desenvolvimentos foucaultianos sobre discurso, poder e disciplina; os quais, permitiram que eu perguntasse: como funciona o discurso da Educação Física para produzir corpos disciplinados? A Dissertação está organizada em três seções. A primeira trata da problematização do objeto, a partir da perspectiva do discurso como prática produtiva. Na segunda seção, faço a análise do exercício como técnica central e apresento de forma analítica cinco estratégias discursivas retiradas do discurso da Educação Física. Na terceira e última seção, trabalho sobre o processo de produção de corpos. A perspectiva de análise que adotei permitiu que, a partir do discurso da Educação Física, fosse desenhado um "mosaico" sobre os corpos, em torno dos quais, se dá uma batalha discursiva permanente. A produtividade desta batalha é a produção de corpos disciplinados.In this Dissertation l dual with the discourse analysis of the Physical Education subject, in which it has productive. So, l make an analysis of texts that state what Physical Education must be and how must be taught. The material of analysis was constituted, basically, of manuals, metodological texts and analitic-prescritive texts. The analitic operation was constituted from the pos-estruturalist view, with emphasis in the production of the philosofher Michel Foucault. The discourse, in this perspective, is taken as a productive practice and, in this sense, l described and analysed the Physical Education discourse functioning. To make the analysis, l used power-knowledge techniques and strategies and, mainly, foucultian's developments about discourse, power and discipline; wich, allowed me to ask: how does the Physical Education discourse work to produce disciplined bodies? The Dissertation is organized in three sections. The first deals with the problematization of the object, from the discourse perspective as a productive practice. In the second section, l make an anlysis of the exercise as central technique and l present in an analitic form five discursive strategies taken from the Physical Education discourse. In the third section, l deal with the production process of bodies.application/pdfporEducação física e treinamentoAnálise do discursoPós-estruturalismoFoucault, Michel, 1926-1984O discurso da educação física : uma prática que produz corposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000302922.pdf.txt000302922.pdf.txtExtracted Texttext/plain160392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257708/2/000302922.pdf.txt38c98ea0fb98cfa7ab7a87535c0da6ebMD52ORIGINAL000302922.pdfTexto completoapplication/pdf6647568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257708/1/000302922.pdf1cc6d1b0a5329ea4f665cd47b5a7ac26MD5110183/2577082023-05-05 03:20:29.958196oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-05T06:20:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Nesta Dissertação trato da análise do discurso da disciplina de Educação Física, naquilo que este tem de produtivo. Para isso, faço uma análise de textos que enunciam o que deve ser a Educação Física e como deve ser ensinada. O material de análise foi constituído, basicamente, por manuais, textos metodológicos e textos analítico-prescritivos. A operação analítica foi construída a partir da perspectiva pós-estruturalista, com ênfase na produção do filósofo Michel Foucault. O discurso, nesta perspectiva, é tomado como uma prática produtiva e, neste sentido, descrevi e analisei o funcionamento do discurso da Educação Física. Para a análise, servi-me de técnicas e estratégias de poder-saber e, principalmente, dos desenvolvimentos foucaultianos sobre discurso, poder e disciplina; os quais, permitiram que eu perguntasse: como funciona o discurso da Educação Física para produzir corpos disciplinados? A Dissertação está organizada em três seções. A primeira trata da problematização do objeto, a partir da perspectiva do discurso como prática produtiva. Na segunda seção, faço a análise do exercício como técnica central e apresento de forma analítica cinco estratégias discursivas retiradas do discurso da Educação Física. Na terceira e última seção, trabalho sobre o processo de produção de corpos. A perspectiva de análise que adotei permitiu que, a partir do discurso da Educação Física, fosse desenhado um "mosaico" sobre os corpos, em torno dos quais, se dá uma batalha discursiva permanente. A produtividade desta batalha é a produção de corpos disciplinados. |
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