O discurso da educação física : uma prática que produz corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257708
Resumo: Nesta Dissertação trato da análise do discurso da disciplina de Educação Física, naquilo que este tem de produtivo. Para isso, faço uma análise de textos que enunciam o que deve ser a Educação Física e como deve ser ensinada. O material de análise foi constituído, basicamente, por manuais, textos metodológicos e textos analítico-prescritivos. A operação analítica foi construída a partir da perspectiva pós-estruturalista, com ênfase na produção do filósofo Michel Foucault. O discurso, nesta perspectiva, é tomado como uma prática produtiva e, neste sentido, descrevi e analisei o funcionamento do discurso da Educação Física. Para a análise, servi-me de técnicas e estratégias de poder-saber e, principalmente, dos desenvolvimentos foucaultianos sobre discurso, poder e disciplina; os quais, permitiram que eu perguntasse: como funciona o discurso da Educação Física para produzir corpos disciplinados? A Dissertação está organizada em três seções. A primeira trata da problematização do objeto, a partir da perspectiva do discurso como prática produtiva. Na segunda seção, faço a análise do exercício como técnica central e apresento de forma analítica cinco estratégias discursivas retiradas do discurso da Educação Física. Na terceira e última seção, trabalho sobre o processo de produção de corpos. A perspectiva de análise que adotei permitiu que, a partir do discurso da Educação Física, fosse desenhado um "mosaico" sobre os corpos, em torno dos quais, se dá uma batalha discursiva permanente. A produtividade desta batalha é a produção de corpos disciplinados.
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