Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voigt, Lucas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254147
Resumo: Com base, sobretudo, nos aportes teórico-metodológicos da sociologia das elites e dos estudos sociológicos e históricos sobre a memória, esta pesquisa analisa as estratégias de consagração social de famílias empresariais de elite “alemãs” no Sul do Brasil mediante o estabelecimento de instituições de memória. Pode-se constatar um investimento histórico e característico em memória por parte das elites. No que se refere ao grupo étnico alemão no Brasil, constata-se um investimento recente no estabelecimento de instituições dedicadas à memória e ao legado de antepassados fundadores de grupos empresariais por parte de seus herdeiros. Dessa forma, a pesquisa analisa de que modo o investimento nas esferas da memória, da história e da cultura, mediante a institucionalização da trajetória e do legado de empresários atuantes nos ramos do comércio e da indústria, opera como uma estratégia de consagração, legitimação, autoafirmação, autopromoção e autocelebração das elites empresariais de origem alemã no Sul do país. Em outras palavras, o estudo analisa os usos sociais da memória para a promoção de representações públicas laudatórias e elogiosas sobre empresários com ligações históricas e identitárias com o grupo étnico teuto-brasileiro. Para a análise empírica, são consideradas três instituições de memória: o Instituto Carl Hoepcke (Florianópolis, Santa Catarina), o Museu Hering (Blumenau, Santa Catarina) e o Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). Em termos metodológicos, foi mobilizado um conjunto amplo e diversificado de técnicas e de fontes de pesquisa, com destaque para a incursão etnográfica às instituições de memória, à descrição e à análise da narrativa expográfica institucional, à entrevista e à análise de literatura de cunho biográfico e memorialista. Foi possível concluir que a memória e a sua institucionalização configuram estratégias eficazes de consagração dos agentes sociais, encontrando confirmação por parte de instâncias autorizadas e rendendo dividendos simbólicos e materiais aos seus herdeiros. Além disso, o estudo identificou os sentidos diferenciais de legado histórico produzido e disseminado pelas instituições de memória, as modalidades de acionamento da etnicidade teuto-brasileira – compreendida como investimento e como uma fonte de capital simbólico –, a influência dos contextos socioespaciais e citadinos nas narrativas memorialistas, bem como os agenciamentos das elites empresariais “alemãs” na memória histórica e no espaço público, que têm por objetivo a definição de imagens representativas de lugar para as cidades em que estão inseridas.
id URGS_5c65dbb2e7579d1935eb1a39c8a29f43
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254147
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Voigt, LucasMonsma, Karl Martin2023-02-07T05:01:21Z2022http://hdl.handle.net/10183/254147001161183Com base, sobretudo, nos aportes teórico-metodológicos da sociologia das elites e dos estudos sociológicos e históricos sobre a memória, esta pesquisa analisa as estratégias de consagração social de famílias empresariais de elite “alemãs” no Sul do Brasil mediante o estabelecimento de instituições de memória. Pode-se constatar um investimento histórico e característico em memória por parte das elites. No que se refere ao grupo étnico alemão no Brasil, constata-se um investimento recente no estabelecimento de instituições dedicadas à memória e ao legado de antepassados fundadores de grupos empresariais por parte de seus herdeiros. Dessa forma, a pesquisa analisa de que modo o investimento nas esferas da memória, da história e da cultura, mediante a institucionalização da trajetória e do legado de empresários atuantes nos ramos do comércio e da indústria, opera como uma estratégia de consagração, legitimação, autoafirmação, autopromoção e autocelebração das elites empresariais de origem alemã no Sul do país. Em outras palavras, o estudo analisa os usos sociais da memória para a promoção de representações públicas laudatórias e elogiosas sobre empresários com ligações históricas e identitárias com o grupo étnico teuto-brasileiro. Para a análise empírica, são consideradas três instituições de memória: o Instituto Carl Hoepcke (Florianópolis, Santa Catarina), o Museu Hering (Blumenau, Santa Catarina) e o Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). Em termos metodológicos, foi mobilizado um conjunto amplo e diversificado de técnicas e de fontes de pesquisa, com destaque para a incursão etnográfica às instituições de memória, à descrição e à análise da narrativa expográfica institucional, à entrevista e à análise de literatura de cunho biográfico e memorialista. Foi possível concluir que a memória e a sua institucionalização configuram estratégias eficazes de consagração dos agentes sociais, encontrando confirmação por parte de instâncias autorizadas e rendendo dividendos simbólicos e materiais aos seus herdeiros. Além disso, o estudo identificou os sentidos diferenciais de legado histórico produzido e disseminado pelas instituições de memória, as modalidades de acionamento da etnicidade teuto-brasileira – compreendida como investimento e como uma fonte de capital simbólico –, a influência dos contextos socioespaciais e citadinos nas narrativas memorialistas, bem como os agenciamentos das elites empresariais “alemãs” na memória histórica e no espaço público, que têm por objetivo a definição de imagens representativas de lugar para as cidades em que estão inseridas.Based, above all, on theoretical-methodological contributions from the sociology of elites and sociological and historical studies on memory, this research analyzes the strategies of social consecration of “German” elite business families in southern Brazil, through the establishment of memory institutions. It may be verified a historical and characteristic investment in memory by the elites. With regard to the German ethnic group in Brazil, it can be seen a recent investment in the establishment of institutions dedicated to the memory and legacy of forefathers and founders of business groups by their inheritors. In this way, the research analyzes how the investment in the spheres of memory, history and culture, through the institutionalization of the trajectory and legacy of entrepreneurs working in the branches of commerce and industry, works as a strategy of consecration, legitimation, self-assertion, self-promotion and self-celebration of the business elites of German origin in the south of the country. In other words, the study analyzes the social uses of memory for the promotion of laudatory public representations of entrepreneurs with historical and identity ties with the German-Brazilian ethnic group. For the empirical analysis, three memory institutions are considered: the Carl Hoepcke Institute (Florianópolis, Santa Catarina), the Hering Museum (Blumenau, Santa Catarina) and the Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). In methodological terms, a wide and diversified set of techniques and research sources was mobilized, with emphasis on the ethnographic incursion into memory institutions, the description and analysis of the institutional expographic narrative, the interview and the analysis of biographical and memoirist literature. It was possible to conclude that memory and its institutionalization configure effective strategies for the consecration of social agents, finding confirmation from authorized bodies and yielding symbolic and material dividends to their heirs. In addition, the study identified the differential meanings of historical legacy produced and disseminated by memory institutions, the modalities of employment of the German-Brazilian ethnicity – understood as investment and as a source of symbolic capital –, the influence of socio-spatial and urban contexts in memorialist narratives, as well as the actions of “German” business elites in historical memory and in public space, which aim to define representative images of place for the cities in which they are located.application/pdfporElites (Ciências sociais)MemóriaCultura alemãEtnicidadeTeuto-brasileirosEmpresáriosMuseuSociologiaBrasil, Região SulElitesMemorySocial consecrationLegacyEthnicityGermannessGerman-BraziliannessEntrepreneursMuseumsSouthern BrazilMemória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161183.pdf.txt001161183.pdf.txtExtracted Texttext/plain915280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254147/2/001161183.pdf.txt23ed76b4bf0008b8ddc710c647540916MD52ORIGINAL001161183.pdfTexto completoapplication/pdf4558957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254147/1/001161183.pdf5942a78d5d9d21e48b442ac39eb10cbbMD5110183/2541472023-02-08 06:01:11.441466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-08T08:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
title Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
spellingShingle Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
Voigt, Lucas
Elites (Ciências sociais)
Memória
Cultura alemã
Etnicidade
Teuto-brasileiros
Empresários
Museu
Sociologia
Brasil, Região Sul
Elites
Memory
Social consecration
Legacy
Ethnicity
Germanness
German-Brazilianness
Entrepreneurs
Museums
Southern Brazil
title_short Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
title_full Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
title_fullStr Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
title_full_unstemmed Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
title_sort Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
author Voigt, Lucas
author_facet Voigt, Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voigt, Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monsma, Karl Martin
contributor_str_mv Monsma, Karl Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Elites (Ciências sociais)
Memória
Cultura alemã
Etnicidade
Teuto-brasileiros
Empresários
Museu
Sociologia
Brasil, Região Sul
topic Elites (Ciências sociais)
Memória
Cultura alemã
Etnicidade
Teuto-brasileiros
Empresários
Museu
Sociologia
Brasil, Região Sul
Elites
Memory
Social consecration
Legacy
Ethnicity
Germanness
German-Brazilianness
Entrepreneurs
Museums
Southern Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Elites
Memory
Social consecration
Legacy
Ethnicity
Germanness
German-Brazilianness
Entrepreneurs
Museums
Southern Brazil
description Com base, sobretudo, nos aportes teórico-metodológicos da sociologia das elites e dos estudos sociológicos e históricos sobre a memória, esta pesquisa analisa as estratégias de consagração social de famílias empresariais de elite “alemãs” no Sul do Brasil mediante o estabelecimento de instituições de memória. Pode-se constatar um investimento histórico e característico em memória por parte das elites. No que se refere ao grupo étnico alemão no Brasil, constata-se um investimento recente no estabelecimento de instituições dedicadas à memória e ao legado de antepassados fundadores de grupos empresariais por parte de seus herdeiros. Dessa forma, a pesquisa analisa de que modo o investimento nas esferas da memória, da história e da cultura, mediante a institucionalização da trajetória e do legado de empresários atuantes nos ramos do comércio e da indústria, opera como uma estratégia de consagração, legitimação, autoafirmação, autopromoção e autocelebração das elites empresariais de origem alemã no Sul do país. Em outras palavras, o estudo analisa os usos sociais da memória para a promoção de representações públicas laudatórias e elogiosas sobre empresários com ligações históricas e identitárias com o grupo étnico teuto-brasileiro. Para a análise empírica, são consideradas três instituições de memória: o Instituto Carl Hoepcke (Florianópolis, Santa Catarina), o Museu Hering (Blumenau, Santa Catarina) e o Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). Em termos metodológicos, foi mobilizado um conjunto amplo e diversificado de técnicas e de fontes de pesquisa, com destaque para a incursão etnográfica às instituições de memória, à descrição e à análise da narrativa expográfica institucional, à entrevista e à análise de literatura de cunho biográfico e memorialista. Foi possível concluir que a memória e a sua institucionalização configuram estratégias eficazes de consagração dos agentes sociais, encontrando confirmação por parte de instâncias autorizadas e rendendo dividendos simbólicos e materiais aos seus herdeiros. Além disso, o estudo identificou os sentidos diferenciais de legado histórico produzido e disseminado pelas instituições de memória, as modalidades de acionamento da etnicidade teuto-brasileira – compreendida como investimento e como uma fonte de capital simbólico –, a influência dos contextos socioespaciais e citadinos nas narrativas memorialistas, bem como os agenciamentos das elites empresariais “alemãs” na memória histórica e no espaço público, que têm por objetivo a definição de imagens representativas de lugar para as cidades em que estão inseridas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161183
url http://hdl.handle.net/10183/254147
identifier_str_mv 001161183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254147/2/001161183.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254147/1/001161183.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23ed76b4bf0008b8ddc710c647540916
5942a78d5d9d21e48b442ac39eb10cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309209462472704