Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Karla Maria
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268406
Resumo: Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas.
id URGS_5db6370404aad136cccad2aecebce8e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268406
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Muller, Karla MariaPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Faculdade dos Meios de Comunicacao SocialGuareschi, Pedrinho A.2023-12-14T03:24:31Z1997http://hdl.handle.net/10183/268406000153661Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas.The means of communication play a fundamental role in the construction of contemporary sociability. lnserted in the context of a global economy, the oriented also means of communication become important for the comprehension of the world. The present study aims to analyse how ideology - viewed as the use of symbolic forms - can manifest itself in the direct means of communication, to create or reproduce asymmetric relations. From the viewpoint of the communicator who uses the means of communication to carry out his projects, we selected newspapers, bulletins and magazines from class groups of the leather and shoe sector from Rio Grande do Sul. Our aim was to make a reconstruction of the social and historical context where the groups are inserted so that, from the perspective of the theoretical and methodological referential of the hermeneutics, we could reach some conclusions about how these communicators can influence their public. More than a research, this project represents a starting point for a lot of reflections about the professional practice of the communicators in class groups, specially the strategist and manager of communication processes, the public relations.application/pdfporIdeologiaJornalismoComunicação dirigidaMedia e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do SulFaculdade dos Meios de Comunicacao SocialMestrado em Comunicacao SocialPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000153661.pdf.txt000153661.pdf.txtExtracted Texttext/plain291645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/2/000153661.pdf.txt69a9c00314fe8de6a13a8a0e361d0adbMD52ORIGINAL000153661.pdfTexto completoapplication/pdf62457515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/1/000153661.pdfd3b407f58237923425bfae699fb9fea8MD5110183/2684062023-12-15 04:22:22.997284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-15T06:22:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
title Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
spellingShingle Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
Muller, Karla Maria
Ideologia
Jornalismo
Comunicação dirigida
title_short Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
title_full Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
title_fullStr Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
title_full_unstemmed Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
title_sort Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
author Muller, Karla Maria
author_facet Muller, Karla Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Faculdade dos Meios de Comunicacao Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Karla Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guareschi, Pedrinho A.
contributor_str_mv Guareschi, Pedrinho A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Jornalismo
Comunicação dirigida
topic Ideologia
Jornalismo
Comunicação dirigida
description Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-14T03:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000153661
url http://hdl.handle.net/10183/268406
identifier_str_mv 000153661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/2/000153661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/1/000153661.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69a9c00314fe8de6a13a8a0e361d0adb
d3b407f58237923425bfae699fb9fea8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085635722051584