Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268406 |
Resumo: | Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas. |
id |
URGS_5db6370404aad136cccad2aecebce8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268406 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Muller, Karla MariaPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Faculdade dos Meios de Comunicacao SocialGuareschi, Pedrinho A.2023-12-14T03:24:31Z1997http://hdl.handle.net/10183/268406000153661Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas.The means of communication play a fundamental role in the construction of contemporary sociability. lnserted in the context of a global economy, the oriented also means of communication become important for the comprehension of the world. The present study aims to analyse how ideology - viewed as the use of symbolic forms - can manifest itself in the direct means of communication, to create or reproduce asymmetric relations. From the viewpoint of the communicator who uses the means of communication to carry out his projects, we selected newspapers, bulletins and magazines from class groups of the leather and shoe sector from Rio Grande do Sul. Our aim was to make a reconstruction of the social and historical context where the groups are inserted so that, from the perspective of the theoretical and methodological referential of the hermeneutics, we could reach some conclusions about how these communicators can influence their public. More than a research, this project represents a starting point for a lot of reflections about the professional practice of the communicators in class groups, specially the strategist and manager of communication processes, the public relations.application/pdfporIdeologiaJornalismoComunicação dirigidaMedia e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do SulFaculdade dos Meios de Comunicacao SocialMestrado em Comunicacao SocialPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000153661.pdf.txt000153661.pdf.txtExtracted Texttext/plain291645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/2/000153661.pdf.txt69a9c00314fe8de6a13a8a0e361d0adbMD52ORIGINAL000153661.pdfTexto completoapplication/pdf62457515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/1/000153661.pdfd3b407f58237923425bfae699fb9fea8MD5110183/2684062023-12-15 04:22:22.997284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-15T06:22:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
title |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
spellingShingle |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe Muller, Karla Maria Ideologia Jornalismo Comunicação dirigida |
title_short |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
title_full |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
title_fullStr |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
title_full_unstemmed |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
title_sort |
Media e ideologia : um estudo dos veículos de comunicação dirigida de entidades de classe |
author |
Muller, Karla Maria |
author_facet |
Muller, Karla Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Faculdade dos Meios de Comunicacao Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Karla Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guareschi, Pedrinho A. |
contributor_str_mv |
Guareschi, Pedrinho A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia Jornalismo Comunicação dirigida |
topic |
Ideologia Jornalismo Comunicação dirigida |
description |
Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro de um contexto de economia globalizada, os veículos de comunicação dirigida passam também a ocupar um importante espaço na compreensão do mundo. O presente estudo tem como finalidade analisar como a ideologia - entendida como o uso de formas simbólicas - pode se manifestar em veículos de comunicação direta, para criar ou reproduzir relações assimétricas. A partir da ótica de comunicador que lança mão destes veículos para executar seus projetos, foram selecionados jornais, boletins e revistas de entidades de classe do setor coureiro-calçadista gaúcho, buscando fazer uma reconstrução do contexto sócio-histórico onde estas estão inseridas para que, sob a luz do referencial teórico metodológico da hermenêutica de profundidade, fosse possível chegar a algumas conclusões a respeito de como estes discursos podem influir em seus públicos receptores. Mais do que uma pesquisa, este trabalho representa um ponto de partida para muitas reflexões a respeito da prática profissional dos comunicadores em entidades de classe, em especial o estrategista e gerenciador dos processos comunicacionais, o relações públicas. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-14T03:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000153661 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268406 |
identifier_str_mv |
000153661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/2/000153661.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268406/1/000153661.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69a9c00314fe8de6a13a8a0e361d0adb d3b407f58237923425bfae699fb9fea8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085635722051584 |