Desenvolvimento de força em crianças e jovens nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Fernando Cesar Camargo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12164
Resumo: A força é das capacidades motoras a mais importante para o movimento. Visto que não há movimento em que a mesma não se faça presente. Desta forma, a força se torna importante para as atividades competitivas e recreativas. O que nos leva a sugerir que o desenvolvimento da força faça parte dos planejamentos das aulas de Educação Física. Portanto este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um programa de treinamento de força nas aulas de Educação Física em adolescentes do sexo masculino com idades variando entre 10 e 14 anos. E, também, o resultado do treinamento nas suas expressões de força máxima, força explosiva e força-resistência dos escolares. Participaram do estudo 230 alunos do sexo masculino (10 a 14 anos), após assinarem um termo de consentimento. O grupo experimental (GE=131) participou do programa de treinamento durante 12 semanas, duas vezes por semana. Os exercícios realizados eram pliométricos e calistênicos, sem uso de aparelhos. A execução dos exercícios se deu em forma de circuito. O tempo de treinamento era de 15 minutos durante as aulas de Educação Física. O grupo controle (GC=99) não participou das atividades especificas para o desenvolvimento da força, mas mantiveram as atividades normais das aulas de Educação Física. A força máxima, a força explosiva e a força de resistência foram avaliadas através dos testes de abdominal, salto em distância, arremesso de bola medicinal, dinamometria de mão e barra modificada. Para análise descritiva foram utilizadas a média e o desvio padrão. Às comparações intra-grupos, utilizou-se o teste t pareado e para as comparações inter-grupos, o teste U de Mann-Whitney. Para verificar o poder de observação utilizou-se o Teste Medidas Repetidas. O nível de significância adotado foi 5%. Para verificar a influência da maturação, utilizou-se a Análise de Medidas Repetidas, com covariância da maturação. O grupo experimental apresentou, em todos os testes analisados, aumentos significativos. Já o grupo controle apresentou, em alguns testes, aumentos na média, porém não de forma significativa. Na comparação dos valores inter-grupos observamos que em todos os testes analisados o grupo experimental apresentou aumentos maiores e significativos do que o grupo controle. Na análise de medidas repetidas co-variando a maturação verificou-se influência estatisticamente significativa em alguns testes e em algumas idades. Os resultados mostraram que, para esta amostra, o programa de treinamento de força foi eficaz para aumento das três expressões de força no grupo experimental. E que 12 semanas não foram suficientes para que o grupo controle mostrasse aumentos significativos nas três expressões de força.
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spelling Braga, Fernando Cesar CamargoGaya, Adroaldo Cezar Araujo2008-03-14T04:12:08Z2007http://hdl.handle.net/10183/12164000624450A força é das capacidades motoras a mais importante para o movimento. Visto que não há movimento em que a mesma não se faça presente. Desta forma, a força se torna importante para as atividades competitivas e recreativas. O que nos leva a sugerir que o desenvolvimento da força faça parte dos planejamentos das aulas de Educação Física. Portanto este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um programa de treinamento de força nas aulas de Educação Física em adolescentes do sexo masculino com idades variando entre 10 e 14 anos. E, também, o resultado do treinamento nas suas expressões de força máxima, força explosiva e força-resistência dos escolares. Participaram do estudo 230 alunos do sexo masculino (10 a 14 anos), após assinarem um termo de consentimento. O grupo experimental (GE=131) participou do programa de treinamento durante 12 semanas, duas vezes por semana. Os exercícios realizados eram pliométricos e calistênicos, sem uso de aparelhos. A execução dos exercícios se deu em forma de circuito. O tempo de treinamento era de 15 minutos durante as aulas de Educação Física. O grupo controle (GC=99) não participou das atividades especificas para o desenvolvimento da força, mas mantiveram as atividades normais das aulas de Educação Física. A força máxima, a força explosiva e a força de resistência foram avaliadas através dos testes de abdominal, salto em distância, arremesso de bola medicinal, dinamometria de mão e barra modificada. Para análise descritiva foram utilizadas a média e o desvio padrão. Às comparações intra-grupos, utilizou-se o teste t pareado e para as comparações inter-grupos, o teste U de Mann-Whitney. Para verificar o poder de observação utilizou-se o Teste Medidas Repetidas. O nível de significância adotado foi 5%. Para verificar a influência da maturação, utilizou-se a Análise de Medidas Repetidas, com covariância da maturação. O grupo experimental apresentou, em todos os testes analisados, aumentos significativos. Já o grupo controle apresentou, em alguns testes, aumentos na média, porém não de forma significativa. Na comparação dos valores inter-grupos observamos que em todos os testes analisados o grupo experimental apresentou aumentos maiores e significativos do que o grupo controle. Na análise de medidas repetidas co-variando a maturação verificou-se influência estatisticamente significativa em alguns testes e em algumas idades. Os resultados mostraram que, para esta amostra, o programa de treinamento de força foi eficaz para aumento das três expressões de força no grupo experimental. E que 12 semanas não foram suficientes para que o grupo controle mostrasse aumentos significativos nas três expressões de força.Strength is of the coordenative capacities the most important for movement, once there is no movement in which it is not present. This way, strength becomes important for competitive and recreational activities. It takes us to suggest that strength development might be part of physical education plans. It said, this study aims to check how effective a strength training program in physical education classes for male teenagers, aging between 10 and 14 years old is. And also the results of the training in its expression of highest strength, explosive strength and resistant strength of students. 230 male students participated of the study (10 to 14 years old) after signing a consent term. The experimental term (GE=131) participated of the program during 12 weeks, twice a week. The exercises developed were “pliométrico” and “calestiano”, without the usage of appliances. The execution of the exercises was made as circuit. The duration of the training was of 15 minutes during the physical education classes. The control group (GC=99) did not participate of the specific activities strength development, but kept doing normal activites. The maximum strength, the explosive strength and the resistant strength were evaluated through abdominal tests, distance jump, medicinal ball throwing, hand “dinamometria” and modified bars. For descriptive analisis, the average and the pattern deviation were used. The comparisons within groups used the test t in pair and for the comparisons inter-groups the test U of Mann-Whitney. To check the power of observation, the Repetitive Measure Test was used. The level of significance adopted was of 5%. To check the influence of maturation the Repetitive Measure Analisis was used, with co-range of maturation. The experimental group presented in every test meaningful enhance. The control group presented in some tests enhance in the average but not in a meaningful way. In the comparison of the inter-group values, it was observed that in every analised test the experimental group presented greater and more meaningful enhance than the control group. In the analisis of repetitive measures, co-ranging, maturation, statistically meaningful influence was observed in some tests and in some ages. The results showed that for this sample the strength training program was effective for enhancing three expressions of strength in the experimental group. And that 12 weeks were not enough so that the control group could show meaningful enhance in the three expressions of strength.application/pdfporTreinamento de forçaEducação física e treinamentoAdolescentesEsportesStrength training programPhysical education classesStudentsDesenvolvimento de força em crianças e jovens nas aulas de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000624450.pdf000624450.pdfTexto completoapplication/pdf1645544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12164/1/000624450.pdfea853c5b9c36c7f6cdbee568884438c6MD51TEXT000624450.pdf.txt000624450.pdf.txtExtracted Texttext/plain219146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12164/2/000624450.pdf.txt636d4ca017dba91c0ba1bb9d519211b7MD52THUMBNAIL000624450.pdf.jpg000624450.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12164/3/000624450.pdf.jpgce30687670116a272d0f939f116ab913MD5310183/121642022-07-01 04:45:59.940507oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-01T07:45:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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