Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4135 |
Resumo: | Este trabalho realiza um estudo sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem, aplicados pelos ambientes de educação a distância na Web. Foram analisados ambientes disponíveis no mercado e buscado subsídios em pesquisas já formuladas. Alguns ambientes são exclusivamente direcionados para a avaliação enquanto outros abrangem todo o processo de ensino-aprendizagem. Com base nestas análises foi proposto um modelo de monitoramento sobre os documentos dispostos em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web. Para viabilizar a proposta foi implementado a integração e adaptação de ambientes de ensino-aprendizagem e avaliação, para que através deste ambiente final fosse possível avaliar o modelo proposto. A ênfase do processo de acompanhamento do aluno foi sobre o conteúdo que as ferramentas de avaliação formal e informal dispõem no ambiente. Para detectar possíveis problemas no processo de ensino-aprendizagem é necessário monitorar uma grande quantidade de dados. A análise dos dados para a avaliação exige um considerado esforço, para reunião e consolidação desses dados. Neste processo nota-se uma grande sobrecarga de trabalho para os professores, devido a grande quantidade de dados a serem acompanhados. Este fato é um dos grandes problemas do processo de avaliação em ambientes de ensino, seja presencial ou à distância. Este trabalho visa minimizar e flexibilizar este problema. |
id |
URGS_5e41b857663d26e47d97d71cc3542732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4135 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Druziani, Cássio Frederico MoreiraLima, Jose Valdeni de2007-06-06T17:33:13Z2003http://hdl.handle.net/10183/4135000397344Este trabalho realiza um estudo sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem, aplicados pelos ambientes de educação a distância na Web. Foram analisados ambientes disponíveis no mercado e buscado subsídios em pesquisas já formuladas. Alguns ambientes são exclusivamente direcionados para a avaliação enquanto outros abrangem todo o processo de ensino-aprendizagem. Com base nestas análises foi proposto um modelo de monitoramento sobre os documentos dispostos em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web. Para viabilizar a proposta foi implementado a integração e adaptação de ambientes de ensino-aprendizagem e avaliação, para que através deste ambiente final fosse possível avaliar o modelo proposto. A ênfase do processo de acompanhamento do aluno foi sobre o conteúdo que as ferramentas de avaliação formal e informal dispõem no ambiente. Para detectar possíveis problemas no processo de ensino-aprendizagem é necessário monitorar uma grande quantidade de dados. A análise dos dados para a avaliação exige um considerado esforço, para reunião e consolidação desses dados. Neste processo nota-se uma grande sobrecarga de trabalho para os professores, devido a grande quantidade de dados a serem acompanhados. Este fato é um dos grandes problemas do processo de avaliação em ambientes de ensino, seja presencial ou à distância. Este trabalho visa minimizar e flexibilizar este problema.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino : AprendizagemEnsino a distânciaHiperdocumentoMonitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000397344.pdf000397344.pdfTexto completoapplication/pdf7395049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/1/000397344.pdf4cff4127b49fe2288ac4cd135b9acacdMD51TEXT000397344.pdf.txt000397344.pdf.txtExtracted Texttext/plain360914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/2/000397344.pdf.txtc2a3541a63e68cdd0cb081873218b7b6MD52THUMBNAIL000397344.pdf.jpg000397344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/3/000397344.pdf.jpgd91d95b858d59ceaab589d037ee4423bMD5310183/41352021-12-06 05:36:24.63466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
title |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
spellingShingle |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web Druziani, Cássio Frederico Moreira Informática : Educação Ensino : Aprendizagem Ensino a distância Hiperdocumento |
title_short |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
title_full |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
title_fullStr |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
title_full_unstemmed |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
title_sort |
Monitoramento personalizado de hiperdocumentos como apoio à avaliação em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web |
author |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
author_facet |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
contributor_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Ensino : Aprendizagem Ensino a distância Hiperdocumento |
topic |
Informática : Educação Ensino : Aprendizagem Ensino a distância Hiperdocumento |
description |
Este trabalho realiza um estudo sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem, aplicados pelos ambientes de educação a distância na Web. Foram analisados ambientes disponíveis no mercado e buscado subsídios em pesquisas já formuladas. Alguns ambientes são exclusivamente direcionados para a avaliação enquanto outros abrangem todo o processo de ensino-aprendizagem. Com base nestas análises foi proposto um modelo de monitoramento sobre os documentos dispostos em um ambiente de ensino-aprendizagem na Web. Para viabilizar a proposta foi implementado a integração e adaptação de ambientes de ensino-aprendizagem e avaliação, para que através deste ambiente final fosse possível avaliar o modelo proposto. A ênfase do processo de acompanhamento do aluno foi sobre o conteúdo que as ferramentas de avaliação formal e informal dispõem no ambiente. Para detectar possíveis problemas no processo de ensino-aprendizagem é necessário monitorar uma grande quantidade de dados. A análise dos dados para a avaliação exige um considerado esforço, para reunião e consolidação desses dados. Neste processo nota-se uma grande sobrecarga de trabalho para os professores, devido a grande quantidade de dados a serem acompanhados. Este fato é um dos grandes problemas do processo de avaliação em ambientes de ensino, seja presencial ou à distância. Este trabalho visa minimizar e flexibilizar este problema. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:33:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4135 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000397344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4135 |
identifier_str_mv |
000397344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/1/000397344.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/2/000397344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4135/3/000397344.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cff4127b49fe2288ac4cd135b9acacd c2a3541a63e68cdd0cb081873218b7b6 d91d95b858d59ceaab589d037ee4423b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085038086160384 |