O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarturi, Rosane Carneiro
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179436
Resumo: Fazendo uso da metáfora do teatro , este estudo percorre os bastidores da construção da Proposta polít ico-pedagogógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. a Hilda Koetz , no município de São Pedro do Sul, inserida no contexto da Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul , no período de maio/1999 a setembro/2001 , e das prerrogativas legais nacionais e espanholas que a orientam. Considera os discursos presentes nesta experiência e revitaliza a importância do resgate do suje i to- ator como protagonista dos câmbios. Adotando pressupostos da pesquisa qualitativa , busca encontrar quais são as possibilidades que uma proposta político- pedagógica , construída sobre princípios democráticos , possui para promover mudanças na sua prática curricular, considerando as implicações decorrentes do seu processo de discussão , elaboração e análise. Encontra nos princípios democráticos de participação, diálogo, compromisso e coerência a possibilidade de transformar as práticas curriculares.
id URGS_5e4f1a60c331951513d28c5f34e5c599
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179436
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sarturi, Rosane CarneiroMachado, Carmen Lúcia Bezerra2018-06-16T03:12:44Z2003http://hdl.handle.net/10183/179436000392263Fazendo uso da metáfora do teatro , este estudo percorre os bastidores da construção da Proposta polít ico-pedagogógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. a Hilda Koetz , no município de São Pedro do Sul, inserida no contexto da Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul , no período de maio/1999 a setembro/2001 , e das prerrogativas legais nacionais e espanholas que a orientam. Considera os discursos presentes nesta experiência e revitaliza a importância do resgate do suje i to- ator como protagonista dos câmbios. Adotando pressupostos da pesquisa qualitativa , busca encontrar quais são as possibilidades que uma proposta político- pedagógica , construída sobre princípios democráticos , possui para promover mudanças na sua prática curricular, considerando as implicações decorrentes do seu processo de discussão , elaboração e análise. Encontra nos princípios democráticos de participação, diálogo, compromisso e coerência a possibilidade de transformar as práticas curriculares.La metáfora del teatro percorre los bastidores del estudio de la construcción de la Propuesta político- pedagogógica de la Escuela Estatal de Ensefíanza Fundamental Prof. a Hilda Koetz , em la municipalidad de São Pedro do Sul , inserida en el contexto de la " Constituinte Escolar" de la Prov íncia del Rio Grande do Sul/Brasil y de las prerrogativas legales nacionales e espafíolas que la orientan . Tiene en consideración los ' discursos presentes en la experiencia y revitaliza la importancia del resgate del sujeto- actor como protagonista de los cambios. Al adoctar pressupuestos de uma investigación cualitativa busca , encontrar cuales s ón las posibilidades que una propuesta político- pedagógica , construyda s obre princípios de democracia posuen para prover los cambios en su práctica curricular, al tener en consideración las implicaciones decorrentes de su proceso de discusión , elaboración y análise . Encuentra em l o s princípios democraticos de partic ipación , diálogo , compromiso y coerencia la posibilidad de transformación de las prácticas curriculares.application/pdfporProjeto pedagógicoEnsino público municipalAdministração participativaGestão democráticaEscolaPolítica educacionalDemocratização do ensinoRio Grande do SulEscola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Hilda KöetzConstituinte Escolar do Estado do Rio Grande do SulO processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000392263.pdf000392263.pdfTexto completoapplication/pdf43875164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179436/1/000392263.pdf3610ddafcfb15cb2a40199773dc24805MD51TEXT000392263.pdf.txt000392263.pdf.txtExtracted Texttext/plain562953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179436/2/000392263.pdf.txt9fda4cf9a7a32ba1b807d2ff4e253dc2MD5210183/1794362018-06-17 02:26:37.194392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-17T05:26:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
title O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
spellingShingle O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
Sarturi, Rosane Carneiro
Projeto pedagógico
Ensino público municipal
Administração participativa
Gestão democrática
Escola
Política educacional
Democratização do ensino
Rio Grande do Sul
Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Hilda Köetz
Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul
title_short O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
title_full O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
title_fullStr O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
title_full_unstemmed O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
title_sort O processo de construção curricular na constituinte escolar : implicações e possibilidades
author Sarturi, Rosane Carneiro
author_facet Sarturi, Rosane Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Ensino público municipal
Administração participativa
Gestão democrática
Escola
Política educacional
Democratização do ensino
Rio Grande do Sul
Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Hilda Köetz
Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul
topic Projeto pedagógico
Ensino público municipal
Administração participativa
Gestão democrática
Escola
Política educacional
Democratização do ensino
Rio Grande do Sul
Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Hilda Köetz
Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul
description Fazendo uso da metáfora do teatro , este estudo percorre os bastidores da construção da Proposta polít ico-pedagogógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. a Hilda Koetz , no município de São Pedro do Sul, inserida no contexto da Constituinte Escolar do Estado do Rio Grande do Sul , no período de maio/1999 a setembro/2001 , e das prerrogativas legais nacionais e espanholas que a orientam. Considera os discursos presentes nesta experiência e revitaliza a importância do resgate do suje i to- ator como protagonista dos câmbios. Adotando pressupostos da pesquisa qualitativa , busca encontrar quais são as possibilidades que uma proposta político- pedagógica , construída sobre princípios democráticos , possui para promover mudanças na sua prática curricular, considerando as implicações decorrentes do seu processo de discussão , elaboração e análise. Encontra nos princípios democráticos de participação, diálogo, compromisso e coerência a possibilidade de transformar as práticas curriculares.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179436
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000392263
url http://hdl.handle.net/10183/179436
identifier_str_mv 000392263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179436/1/000392263.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179436/2/000392263.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3610ddafcfb15cb2a40199773dc24805
9fda4cf9a7a32ba1b807d2ff4e253dc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085443484516352