Vestígios (também) contam: a metonímia na produção do sujeito-aluno de ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248052 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo situar o funcionamento da metonímia na teoria discursiva. Para isso, busca elementos na fundamentação teórica da Análise do Discurso de linha francesa, engendrada por Michel Pêcheux em 1969. A teoria discursiva de Pêcheux entende a linguagem em sua não transparência, por isso tece uma crítica à concepção de língua como um instrumento portador de sentidos estabilizados. Com base nessa visada teórica e em seu atravessamento psicanalítico, que faz intervir o real na constituição do sujeito — o que implica o reconhecimento da impossibilidade de uma realização simbólica perfeita, porque uma falta aí se institui como fundante —, este trabalho apresenta as análises de produções textuais de alunos do Ensino Médio a fim de observar, a partir da posição discursiva do sujeito-aluno, como ele fala e é fal(h)ado em sua escrita sobre o “ser aluno”, assim como sua identificação e desidentificação diante dos sentidos estabilizados. Tais textos constitutivos do corpo discursivo em análise são preenchidos pela escrita de memórias das vivências escolares. Nessas condições discursivas, a forma-escola constitui a base, pois as condições de produção dão espaço para a subjetividade e, consequentemente, permitem ao sujeito-aluno a filiação aos sentidos que o afetam. O resultado da discussão levada a efeito nesta tese é o entendimento de que a metonímia está na base da metáfora e, em seu funcionamento discursivo, atua ao lado da memória e do discurso-transverso, entendidos como um sistema de relações imanentes à resistência da significação. |
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Amaral, Priscila Cavalcante doFerreira, Maria Cristina2022-08-27T05:06:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/248052001147967Esta tese tem como objetivo situar o funcionamento da metonímia na teoria discursiva. Para isso, busca elementos na fundamentação teórica da Análise do Discurso de linha francesa, engendrada por Michel Pêcheux em 1969. A teoria discursiva de Pêcheux entende a linguagem em sua não transparência, por isso tece uma crítica à concepção de língua como um instrumento portador de sentidos estabilizados. Com base nessa visada teórica e em seu atravessamento psicanalítico, que faz intervir o real na constituição do sujeito — o que implica o reconhecimento da impossibilidade de uma realização simbólica perfeita, porque uma falta aí se institui como fundante —, este trabalho apresenta as análises de produções textuais de alunos do Ensino Médio a fim de observar, a partir da posição discursiva do sujeito-aluno, como ele fala e é fal(h)ado em sua escrita sobre o “ser aluno”, assim como sua identificação e desidentificação diante dos sentidos estabilizados. Tais textos constitutivos do corpo discursivo em análise são preenchidos pela escrita de memórias das vivências escolares. Nessas condições discursivas, a forma-escola constitui a base, pois as condições de produção dão espaço para a subjetividade e, consequentemente, permitem ao sujeito-aluno a filiação aos sentidos que o afetam. O resultado da discussão levada a efeito nesta tese é o entendimento de que a metonímia está na base da metáfora e, em seu funcionamento discursivo, atua ao lado da memória e do discurso-transverso, entendidos como um sistema de relações imanentes à resistência da significação.This thesis aims to situate the functioning of metonymy in discursive theory. For this, it seeks elements in the theoretical foundation of French Discourse Analysis, engendered by Michel Pêcheux in 1969. Pêcheux's discursive theory understands language in its non-transparency, so it criticizes the conception of language as an instrument that carries stabilized senses. Based on this theoretical perspective and on its psychoanalytic crossing, which makes the real intervene in the constitution of the subject — which implies the recognition of the impossibility of a perfect symbolic realization, because a lack is established there as a foundation —, this work presents the analyzes of textual productions of high school students in order to observe, from the discursive position of the subject-student, how he talks to and is talked in his writing about “being a student”, as well as his identification and disidentification in the face of the stabilized senses. Such constitutive texts of the discursive body under analysis are filled by writing memories of school experiences. In these discursive conditions, the school-form constitutes the basis, as the conditions of production give space to subjectivity and, consequently, allow the subject-student to be affiliated with the meanings that affect him. The result of the discussion carried out in this thesis is the understanding that metonymy is at the base of metaphor and, in its discursive functioning, it acts alongside memory and transverse-discourse, considered a system of relations immanent to the resistance of meaning.application/pdfporMetonímiaAlunoSujeitoDiscursoEscolaLinguagem e línguasMetonymySubject-studentDiscourseSchoolVestígios (também) contam: a metonímia na produção do sujeito-aluno de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147967.pdf.txt001147967.pdf.txtExtracted Texttext/plain325017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248052/2/001147967.pdf.txt37ba63383cf17991dd6d5f4741085f59MD52ORIGINAL001147967.pdfTexto completoapplication/pdf2194599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248052/1/001147967.pdf3b09623bcd2a38118e0423bbac6ad2d5MD5110183/2480522022-08-28 04:46:19.221278oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-28T07:46:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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