Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rafael Buback
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172736
Resumo: O transporte de contêineres é um serviço essencial no transporte global, apresentando uma rápida taxa de crescimento na sua utilização quando comparado com outros modos de transporte convencionais. Nesse contexto, o problema de roteirização de cargas de contêineres e o problema de reposicionamento de contêineres vazios são altamente correlacionados, sugerindo a necessidade de uma formulação conjunta adaptada para otimizar o sistema. Esta tese apresenta uma nova sistemática para seleção de cargas, alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios em apoio às decisões operacionais no gerenciamento do transporte de contêineres por companhia de transporte regular em modal marítimo. O modelo proposto possibilita selecionar cargas e decidir por alternativas de rotas, além de reposicionar os contêineres vazios. O modelo integrado visa maximizar a margem de contribuição no transporte de contêineres para uma demanda fixa de múltiplos tipos de contêineres por uma rede de transporte em um horizonte de tempo particular, como uma rede espaço-tempo em um modelo de rede de fluxo máximo com restrições adicionais de alocação de requisições de cargas em caminhos nas rotas conhecidas. Foram criadas instâncias consistentes com a realidade considerando diferentes demandas fixas e estoques de contêineres. Os resultados mostram a flexibilidade e aplicabilidade do modelo para solucionar este problema de decisão complexo.
id URGS_5e93045ed1644535430aa73cdb7f0c35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172736
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Teixeira, Rafael BubackAnzanello, Michel José2018-02-21T02:31:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/172736001060259O transporte de contêineres é um serviço essencial no transporte global, apresentando uma rápida taxa de crescimento na sua utilização quando comparado com outros modos de transporte convencionais. Nesse contexto, o problema de roteirização de cargas de contêineres e o problema de reposicionamento de contêineres vazios são altamente correlacionados, sugerindo a necessidade de uma formulação conjunta adaptada para otimizar o sistema. Esta tese apresenta uma nova sistemática para seleção de cargas, alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios em apoio às decisões operacionais no gerenciamento do transporte de contêineres por companhia de transporte regular em modal marítimo. O modelo proposto possibilita selecionar cargas e decidir por alternativas de rotas, além de reposicionar os contêineres vazios. O modelo integrado visa maximizar a margem de contribuição no transporte de contêineres para uma demanda fixa de múltiplos tipos de contêineres por uma rede de transporte em um horizonte de tempo particular, como uma rede espaço-tempo em um modelo de rede de fluxo máximo com restrições adicionais de alocação de requisições de cargas em caminhos nas rotas conhecidas. Foram criadas instâncias consistentes com a realidade considerando diferentes demandas fixas e estoques de contêineres. Os resultados mostram a flexibilidade e aplicabilidade do modelo para solucionar este problema de decisão complexo.Container shipping is an essential service in global trade, presenting a fast-growing rate of utilization when compared to other conventional shipping modes. In this context, the cargo container routeing and empty repositioning container problems considering maritime liner companies are highly related, suggesting the need for a joint formulation tailored to optimize the system. This Thesis proposes a novel approach for cargoes acceptance in routes and empty container repositioning in support to decisions in the container transporting management by liner shipping companies in maritime transport modal. The proposed model decides by cargo acceptance or rejection to transport in known routes, in addition to reposition the empty containers. The integrated model maximises the contribution margin for fixed demand of multiples types of containers by a transport network in a particular season as a space-time network based on a max-flow network model with additional constraints of cargoes requisitions allocation in fixed route paths. We defined instances consistent with reality considering different fixed demands and inventory of containers. The results show the flexibility and applicability of this model to solve this complex decision problem.application/pdfporContêineresTransporte de cargaTransporte marítimoContainerRepositioningRouteingSpace-time networkSistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060259.pdf001060259.pdfTexto completoapplication/pdf4533373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/1/001060259.pdffa04e1f2b73189cffd4dc313ea84090cMD51TEXT001060259.pdf.txt001060259.pdf.txtExtracted Texttext/plain214020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/2/001060259.pdf.txt15c247c9f8e6872d8693667da2bc952fMD52THUMBNAIL001060259.pdf.jpg001060259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/3/001060259.pdf.jpg2cdbd50d673dfc91a7f1e0aa6db04173MD5310183/1727362018-10-29 08:03:53.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
title Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
spellingShingle Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
Teixeira, Rafael Buback
Contêineres
Transporte de carga
Transporte marítimo
Container
Repositioning
Routeing
Space-time network
title_short Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
title_full Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
title_fullStr Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
title_full_unstemmed Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
title_sort Sistemática para alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo
author Teixeira, Rafael Buback
author_facet Teixeira, Rafael Buback
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rafael Buback
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anzanello, Michel José
contributor_str_mv Anzanello, Michel José
dc.subject.por.fl_str_mv Contêineres
Transporte de carga
Transporte marítimo
topic Contêineres
Transporte de carga
Transporte marítimo
Container
Repositioning
Routeing
Space-time network
dc.subject.eng.fl_str_mv Container
Repositioning
Routeing
Space-time network
description O transporte de contêineres é um serviço essencial no transporte global, apresentando uma rápida taxa de crescimento na sua utilização quando comparado com outros modos de transporte convencionais. Nesse contexto, o problema de roteirização de cargas de contêineres e o problema de reposicionamento de contêineres vazios são altamente correlacionados, sugerindo a necessidade de uma formulação conjunta adaptada para otimizar o sistema. Esta tese apresenta uma nova sistemática para seleção de cargas, alocação de cargas e reposicionamento de contêineres vazios em apoio às decisões operacionais no gerenciamento do transporte de contêineres por companhia de transporte regular em modal marítimo. O modelo proposto possibilita selecionar cargas e decidir por alternativas de rotas, além de reposicionar os contêineres vazios. O modelo integrado visa maximizar a margem de contribuição no transporte de contêineres para uma demanda fixa de múltiplos tipos de contêineres por uma rede de transporte em um horizonte de tempo particular, como uma rede espaço-tempo em um modelo de rede de fluxo máximo com restrições adicionais de alocação de requisições de cargas em caminhos nas rotas conhecidas. Foram criadas instâncias consistentes com a realidade considerando diferentes demandas fixas e estoques de contêineres. Os resultados mostram a flexibilidade e aplicabilidade do modelo para solucionar este problema de decisão complexo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-21T02:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060259
url http://hdl.handle.net/10183/172736
identifier_str_mv 001060259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/1/001060259.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/2/001060259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172736/3/001060259.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa04e1f2b73189cffd4dc313ea84090c
15c247c9f8e6872d8693667da2bc952f
2cdbd50d673dfc91a7f1e0aa6db04173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085432649580544