Estado nutricional, nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aimi, Gabriel Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202158
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o estado nutricional, o nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde dos escolares dos anos finais do Ensino Fundamental. A amostra foi composta por 173 alunos (99 meninos e 74 meninas) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC (índice de massa corporal), a RCE (relação cintura estatura), o percentual de gordura, o nível de atividade física e a aptidão física relacionada à saúde (flexibilidade, resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória). Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial considerando um alfa de 0,05. Com relação ao o IMC e o RCE os estudantes em sua grande maioria se encontraram na zona saudável. Quanto à análise do %GC foi verificado que a maioria dos estudantes se encontra com o %GC “Não Elevado”. Ao analisar o nível de atividade física verificou-se que tanto meninos, quanto as meninas são mais “Ativos” que “Não Ativos”. Ocorreram diferenças significativas entre os sexos na estatura, na resistência abdominal e na aptidão cardiorrespiratória, sendo os meninos com as maiores valores. As meninas apresentaram maiores valores no percentual de gordura e na flexibilidade. A maioria dos meninos e das meninas se encontra na zona saudável em todas as variáveis mensuradas exceto na aptidão cardiorrespiratória, em que as meninas se encontram em sua maioria na zona de risco á saúde (79,7%). Conclusão: Entorno de 30% desses estudantes estão com excesso de peso. Meninos são mais “Ativos” que as meninas, assim como têm melhor desempenho na aptidão cardiorrespiratória e na resistência abdominal, enquanto que as meninas se destacam na flexibilidade. É preocupante a ocorrência de meninas na zona de risco à saúde para a aptidão cardiorrespiratória. Ações direcionadas a aumentar o nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde devem ser pensadas e estruturadas pela comunidade escolar em questão, principalmente no tocante à aptidão cardiorrespiratória das meninas.
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Ao analisar o nível de atividade física verificou-se que tanto meninos, quanto as meninas são mais “Ativos” que “Não Ativos”. Ocorreram diferenças significativas entre os sexos na estatura, na resistência abdominal e na aptidão cardiorrespiratória, sendo os meninos com as maiores valores. As meninas apresentaram maiores valores no percentual de gordura e na flexibilidade. A maioria dos meninos e das meninas se encontra na zona saudável em todas as variáveis mensuradas exceto na aptidão cardiorrespiratória, em que as meninas se encontram em sua maioria na zona de risco á saúde (79,7%). Conclusão: Entorno de 30% desses estudantes estão com excesso de peso. Meninos são mais “Ativos” que as meninas, assim como têm melhor desempenho na aptidão cardiorrespiratória e na resistência abdominal, enquanto que as meninas se destacam na flexibilidade. É preocupante a ocorrência de meninas na zona de risco à saúde para a aptidão cardiorrespiratória. Ações direcionadas a aumentar o nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde devem ser pensadas e estruturadas pela comunidade escolar em questão, principalmente no tocante à aptidão cardiorrespiratória das meninas.The objective of this research was to evaluate the nutritional status, the level of physical activity and health-related physical fitness of students in the final years of elementary school. The sample consisted of 173 students (99 boys and 74 girls) from a private school in the city of Porto Alegre. BMI (body mass index), WHtR (waist-to-height ratio), fat percentage, level of physical activity and health-related physical fitness (flexibility, abdominal endurance and cardiorespiratory fitness) were evaluated. For data analysis, we used descriptive and inferential statistics considering an alpha of 0.05. Regarding the BMI and the CER, most students found themselves in the healthy zone. Regarding the% CG analysis, it was found that most students had the% CG "Not Elevated". By analyzing the level of physical activity it was found that both boys and girls are more "Active" than "Not Active". There were significant differences between genders in height, abdominal resistance and cardiorespiratory fitness, with boys having the highest values. Girls had higher values in fat percentage and flexibility. Most boys and girls are in the healthy zone in all measured variables except cardiorespiratory fitness, where girls are mostly in the health risk zone (79.7%). Conclusion: Around 30% of these students are overweight. Boys are more “active” than girls, and perform better on cardiorespiratory fitness and abdominal endurance, while girls excel in flexibility. The occurrence of girls in the health risk zone for cardiorespiratory fitness is of concern. Actions aimed at increasing the level of physical activity and health-related physical fitness should be considered and structured by the school community in question, especially regarding the cardiorespiratory fitness of girls.application/pdfporEstado nutricionalAtividade físicaAptidão físicaCriançasEstudantesNutritional statusPhysical activityPhysical aptitudeStudentsEstado nutricional, nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde de escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105816.pdf.txt001105816.pdf.txtExtracted Texttext/plain121218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202158/2/001105816.pdf.txt872def0839a35c534debaebfa50d20e3MD52ORIGINAL001105816.pdfTexto completoapplication/pdf1460100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202158/1/001105816.pdf7f544da83ae8b32b32011a001999e7caMD5110183/2021582019-12-01 05:03:51.680683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-01T07:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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