Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Born, Patriciane Teresinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69926
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação e atuação de professoras artistas que compõem o Ponto de Fuga - Coletivo em Arte (Montenegro/RS), a fim de discutir a respeito das possíveis relações entre docência em arte na Educação Básica e fazer artístico. Ao abordar a dicotomia entre o Bacharelado e a Licenciatura em Artes Visuais, apresenta-se a formação de professor artista do curso de Graduação em Artes Visuais: licenciatura da FUNDARTE/UERGS, no qual cinco integrantes do coletivo são graduadas, como uma possibilidade de formação para a atuação concomitante na docência e na produção artística. Num segundo momento, os modos de ser artista são tensionados (entre a genialidade artística e a atuação de coletivos de artistas como descentralização da criação), buscando discutir a formação e atuação do coletivo do qual fazem parte as professoras artistas. A partir desta trama, investiga-se os fazeres artísticos e pedagógicos das componentes do coletivo, bem como os possíveis encontros e tensões entre as duas atividades. O procedimento metodológico principal caracteriza-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras artistas do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, como também um questionário escrito respondido por cada integrante. Além do material empírico derivado de tais procedimentos, somam-se ainda anotações realizadas em diário de campo sobre encontros do coletivo, bem como documentos visuais, a exemplo de imagens de trabalhos artísticos das participantes da pesquisa e convites de exposições. Considera-se que, tanto a formação de professor artista proposta pelo curso citado, como a participação no coletivo, contribuem para entrelaçamentos entre a docência e o fazer artístico, colaborando para a construção de uma noção de artista mais próxima do contexto escolar. Também é possível afirmar que o coletivo configura-se como um espaço de resistência para o exercício do fazer artístico, o que consequentemente contribui no exercício da docência em arte.
id URGS_5f95ee543b95863f490526df4c08c891
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69926
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Born, Patriciane TeresinhaLoponte, Luciana Gruppelli2013-04-03T01:42:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/69926000875490Esta pesquisa investiga a formação e atuação de professoras artistas que compõem o Ponto de Fuga - Coletivo em Arte (Montenegro/RS), a fim de discutir a respeito das possíveis relações entre docência em arte na Educação Básica e fazer artístico. Ao abordar a dicotomia entre o Bacharelado e a Licenciatura em Artes Visuais, apresenta-se a formação de professor artista do curso de Graduação em Artes Visuais: licenciatura da FUNDARTE/UERGS, no qual cinco integrantes do coletivo são graduadas, como uma possibilidade de formação para a atuação concomitante na docência e na produção artística. Num segundo momento, os modos de ser artista são tensionados (entre a genialidade artística e a atuação de coletivos de artistas como descentralização da criação), buscando discutir a formação e atuação do coletivo do qual fazem parte as professoras artistas. A partir desta trama, investiga-se os fazeres artísticos e pedagógicos das componentes do coletivo, bem como os possíveis encontros e tensões entre as duas atividades. O procedimento metodológico principal caracteriza-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras artistas do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, como também um questionário escrito respondido por cada integrante. Além do material empírico derivado de tais procedimentos, somam-se ainda anotações realizadas em diário de campo sobre encontros do coletivo, bem como documentos visuais, a exemplo de imagens de trabalhos artísticos das participantes da pesquisa e convites de exposições. Considera-se que, tanto a formação de professor artista proposta pelo curso citado, como a participação no coletivo, contribuem para entrelaçamentos entre a docência e o fazer artístico, colaborando para a construção de uma noção de artista mais próxima do contexto escolar. Também é possível afirmar que o coletivo configura-se como um espaço de resistência para o exercício do fazer artístico, o que consequentemente contribui no exercício da docência em arte.Esta investigación trata sobre la formación y actuación de profesoras artistas que componen el Ponto de Fuga - Coletivo em Arte (Montenegro/RS), con la intención de discutir respecto a las posibles relaciones entre la docencia en el arte en la educación básica y el hacer artístico. Al abordar la dicotomía entre el Bacharelado y la Licenciatura en Artes Visuales, se presenta la formación del profesor artista del curso de Graduación en Artes Visuales: licenciatura de FUNDARTE/UERGS, el cual cinco integrantes del colectivo son graduadas, como una posibilidad de formación para la actuación concomitante tanto en la docencia como en la producción artística. En un segundo momento, los modos de ser artista son tensionados (entre la genialidad artística y la actuación de colectivos de artistas como descentralización de la creación), buscando discutir la formación y actuación del colectivo lo cual hacen parte las profesoras artistas. A partir de esa trama, se investiga los haceres artísticos y pedagógicos de los componentes del colectivo, así como los posibles encuentros y tensiones entre las dos actividades. El procedimiento metodológico principal se caracteriza por la realización de entrevistas semiestructuradas con las profesoras artistas de Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, como también un cuestionario escrito respondido por cada integrante. Además del material empírico derivado de tales procedimientos, se suman aún las anotaciones realizadas en diario de campo a respecto de encuentros del coletivo, como también documentos visuales, a modo de ejemplo de imágenes de trabajos artísticos de las participantes de la investigación y tarjetas de invitación de muestras. Se considera que tanto la formación del profesor artista propuesta por el curso citado, como la participación en el colectivo contribuyen para el entrelazamiento entre docencia y el hacer artístico, colaborando para la construcción de una noción de artista más próxima del contexto escolar. También es posible afirmar que el colectivo se configura como un espacio de resistencia para el ejercicio del hacer artístico, lo que consecuentemente contribuye en el ejercicio de la docencia en el arte.application/pdfporProfessorFormaçãoArtistaProfesoras artistasDocencia y hacer artísticoArtes visualesFormaciónColectivo de artistaEntre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875490.pdf000875490.pdfTexto completoapplication/pdf4984559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/1/000875490.pdf832233607dddb46f8c823cea04b00fd8MD51TEXT000875490.pdf.txt000875490.pdf.txtExtracted Texttext/plain297277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/2/000875490.pdf.txt1c6307dc95bae95a8c69b4e3481f2164MD52THUMBNAIL000875490.pdf.jpg000875490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/3/000875490.pdf.jpgfb2ebf98c31b8948c42ebe6272afe913MD5310183/699262018-10-15 08:11:59.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:11:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
title Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
spellingShingle Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
Born, Patriciane Teresinha
Professor
Formação
Artista
Profesoras artistas
Docencia y hacer artístico
Artes visuales
Formación
Colectivo de artista
title_short Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
title_full Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
title_fullStr Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
title_full_unstemmed Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
title_sort Entre a docência e o fazer artístico : formação e atuação coletiva de professoras artistas
author Born, Patriciane Teresinha
author_facet Born, Patriciane Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Born, Patriciane Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Artista
topic Professor
Formação
Artista
Profesoras artistas
Docencia y hacer artístico
Artes visuales
Formación
Colectivo de artista
dc.subject.spa.fl_str_mv Profesoras artistas
Docencia y hacer artístico
Artes visuales
Formación
Colectivo de artista
description Esta pesquisa investiga a formação e atuação de professoras artistas que compõem o Ponto de Fuga - Coletivo em Arte (Montenegro/RS), a fim de discutir a respeito das possíveis relações entre docência em arte na Educação Básica e fazer artístico. Ao abordar a dicotomia entre o Bacharelado e a Licenciatura em Artes Visuais, apresenta-se a formação de professor artista do curso de Graduação em Artes Visuais: licenciatura da FUNDARTE/UERGS, no qual cinco integrantes do coletivo são graduadas, como uma possibilidade de formação para a atuação concomitante na docência e na produção artística. Num segundo momento, os modos de ser artista são tensionados (entre a genialidade artística e a atuação de coletivos de artistas como descentralização da criação), buscando discutir a formação e atuação do coletivo do qual fazem parte as professoras artistas. A partir desta trama, investiga-se os fazeres artísticos e pedagógicos das componentes do coletivo, bem como os possíveis encontros e tensões entre as duas atividades. O procedimento metodológico principal caracteriza-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras artistas do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, como também um questionário escrito respondido por cada integrante. Além do material empírico derivado de tais procedimentos, somam-se ainda anotações realizadas em diário de campo sobre encontros do coletivo, bem como documentos visuais, a exemplo de imagens de trabalhos artísticos das participantes da pesquisa e convites de exposições. Considera-se que, tanto a formação de professor artista proposta pelo curso citado, como a participação no coletivo, contribuem para entrelaçamentos entre a docência e o fazer artístico, colaborando para a construção de uma noção de artista mais próxima do contexto escolar. Também é possível afirmar que o coletivo configura-se como um espaço de resistência para o exercício do fazer artístico, o que consequentemente contribui no exercício da docência em arte.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69926
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875490
url http://hdl.handle.net/10183/69926
identifier_str_mv 000875490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/1/000875490.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/2/000875490.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69926/3/000875490.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 832233607dddb46f8c823cea04b00fd8
1c6307dc95bae95a8c69b4e3481f2164
fb2ebf98c31b8948c42ebe6272afe913
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085251993567232