Meninas no papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Leni Vieira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1645
Resumo: Meninas no papel faz parte das discussões onde se examinam as relações entre a invenção da infância, governo e subjetivação, preocupando-se, especificamente, com a produção das meninas nas revistas femininas infantis brasileiras. Para dar conta da trama que envolve a produção do sujeito menina, dos vários saberes e poderes que atravessam sua fabricação, divido a tese em partes que se entrecruzam. Trabalhadas separadamente, as mesmas não mantêm uma continuidade linear entre si. Suas transversalidades, porém, produzem os nós de uma teia de relações que dá significado aos vários começos de uma infância que não cessa de se transformar. Na primeira parte da tese, me alio à perspectiva genealógica do pensamento de Michel Foucault para tratar da invenção da infância, sua produção e governo na modernidade ocidental, a fim de mostrar como se constituiu essa infância de hoje. Ressalto as técnicas de produção dos sujeitos femininos, constituídos pelas práticas de governo: o governo dos outros e de si. Na segunda parte da tese, analiso a produção das meninas na prática discursiva e não discursiva das revistas, e em especial, das revistas femininas infantis brasileiras, perfazendo o processo de fabricação dos sujeitos femininos infantis no papel, na atualidade. Trato das relações de poder/saber que constituem a forma de governo de manuais de civilidade e de revistas femininas, que produzem sujeitos meninas como um ‘ser civilizado’, educado em seus desejos. Mostro as formas de subjetivação das meninas, bem como a produção do disciplinamento da sua sexualidade, através de um dispositivo que produz uma menina ao mesmo tempo inocente e pura, sensual e erotizada, ou seja, juvenescida. Sustento que essa posição de sujeito - a de juvenescido - produz efeitos na subjetivação de meninas e mulheres contemporâneas e, conseqüentemente, na forma de pensar a sua educação.
id URGS_5fd886e92e5c5bb2dcc0f345e5ce4624
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1645
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dornelles, Leni VieiraMarzola, Norma Regina2007-06-06T17:16:27Z2002http://hdl.handle.net/10183/1645000354212Meninas no papel faz parte das discussões onde se examinam as relações entre a invenção da infância, governo e subjetivação, preocupando-se, especificamente, com a produção das meninas nas revistas femininas infantis brasileiras. Para dar conta da trama que envolve a produção do sujeito menina, dos vários saberes e poderes que atravessam sua fabricação, divido a tese em partes que se entrecruzam. Trabalhadas separadamente, as mesmas não mantêm uma continuidade linear entre si. Suas transversalidades, porém, produzem os nós de uma teia de relações que dá significado aos vários começos de uma infância que não cessa de se transformar. Na primeira parte da tese, me alio à perspectiva genealógica do pensamento de Michel Foucault para tratar da invenção da infância, sua produção e governo na modernidade ocidental, a fim de mostrar como se constituiu essa infância de hoje. Ressalto as técnicas de produção dos sujeitos femininos, constituídos pelas práticas de governo: o governo dos outros e de si. Na segunda parte da tese, analiso a produção das meninas na prática discursiva e não discursiva das revistas, e em especial, das revistas femininas infantis brasileiras, perfazendo o processo de fabricação dos sujeitos femininos infantis no papel, na atualidade. Trato das relações de poder/saber que constituem a forma de governo de manuais de civilidade e de revistas femininas, que produzem sujeitos meninas como um ‘ser civilizado’, educado em seus desejos. Mostro as formas de subjetivação das meninas, bem como a produção do disciplinamento da sua sexualidade, através de um dispositivo que produz uma menina ao mesmo tempo inocente e pura, sensual e erotizada, ou seja, juvenescida. Sustento que essa posição de sujeito - a de juvenescido - produz efeitos na subjetivação de meninas e mulheres contemporâneas e, conseqüentemente, na forma de pensar a sua educação.Girls on the sheet is part of the discussion that examines the relations among the childhood invention, government and subjectivity, taking particular account into girls production in the Brazilian female children’s magazines. To understand the weave that involves the production of the girl subject, of several knowledge and powers that permeate her creation, the thesis is divided into parts which intercross themselves. If the parts are worked separately, they don’t keep a linear continuity between themselves. However, their transversalities produce the web knots of relations, which makes the meaning of several beginnings of a childhood that never stops changing. At the first part of the thesis I join the genealogical view of Michel Foucault’s thought to deal with the childhood invention, its production and government in the Western modernity, in order to show how this childhood is constituted nowadays. I emphasize the techniques of production of the female subjects, constituted by the government practices; the government of others and itself. After that, I analyze the girls’ production in the discursive practice in the magazines, in particular, the Brazilian female magazines accomplishing the process of creating the children female subjects on the sheet and at the present. I consider the relations of power/knowledge that constitute the government configuration of manuals of civility and of female magazines, that produce girl subjects as a “civilized being”, taught in their wishes. I shown the configuration of the girls subjectivity in a process of creases and pleats, the production of disciplining their sexuality through a dispositive that produces at the same time an innocent and pure girl, sensual and erotically shown, by means, young. Finally, I support that this subject positionyouth- produces effects in the subjectivity of contemporary girls and women and, consequently, the way of thinking their upbringing.application/pdfporMeninaPeriódico infantilRepresentaçãoModernidadeMulherSexualidadeMídiaAnálise do discursoInfânciaSubjetividadeBrasilFoucault, Michel, 1926-1984Meninas no papelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000354212.pdf.txt000354212.pdf.txtExtracted Texttext/plain346500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1645/2/000354212.pdf.txt807a4477c74ef233fe583272042e4102MD52ORIGINAL000354212.pdf000354212.pdfTexto completoapplication/pdf1693094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1645/1/000354212.pdf1680da7740708f38ef29c360b3a5ca95MD5110183/16452019-07-10 02:34:12.535415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-10T05:34:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meninas no papel
title Meninas no papel
spellingShingle Meninas no papel
Dornelles, Leni Vieira
Menina
Periódico infantil
Representação
Modernidade
Mulher
Sexualidade
Mídia
Análise do discurso
Infância
Subjetividade
Brasil
Foucault, Michel, 1926-1984
title_short Meninas no papel
title_full Meninas no papel
title_fullStr Meninas no papel
title_full_unstemmed Meninas no papel
title_sort Meninas no papel
author Dornelles, Leni Vieira
author_facet Dornelles, Leni Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marzola, Norma Regina
contributor_str_mv Marzola, Norma Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Menina
Periódico infantil
Representação
Modernidade
Mulher
Sexualidade
Mídia
Análise do discurso
Infância
Subjetividade
Brasil
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Menina
Periódico infantil
Representação
Modernidade
Mulher
Sexualidade
Mídia
Análise do discurso
Infância
Subjetividade
Brasil
Foucault, Michel, 1926-1984
description Meninas no papel faz parte das discussões onde se examinam as relações entre a invenção da infância, governo e subjetivação, preocupando-se, especificamente, com a produção das meninas nas revistas femininas infantis brasileiras. Para dar conta da trama que envolve a produção do sujeito menina, dos vários saberes e poderes que atravessam sua fabricação, divido a tese em partes que se entrecruzam. Trabalhadas separadamente, as mesmas não mantêm uma continuidade linear entre si. Suas transversalidades, porém, produzem os nós de uma teia de relações que dá significado aos vários começos de uma infância que não cessa de se transformar. Na primeira parte da tese, me alio à perspectiva genealógica do pensamento de Michel Foucault para tratar da invenção da infância, sua produção e governo na modernidade ocidental, a fim de mostrar como se constituiu essa infância de hoje. Ressalto as técnicas de produção dos sujeitos femininos, constituídos pelas práticas de governo: o governo dos outros e de si. Na segunda parte da tese, analiso a produção das meninas na prática discursiva e não discursiva das revistas, e em especial, das revistas femininas infantis brasileiras, perfazendo o processo de fabricação dos sujeitos femininos infantis no papel, na atualidade. Trato das relações de poder/saber que constituem a forma de governo de manuais de civilidade e de revistas femininas, que produzem sujeitos meninas como um ‘ser civilizado’, educado em seus desejos. Mostro as formas de subjetivação das meninas, bem como a produção do disciplinamento da sua sexualidade, através de um dispositivo que produz uma menina ao mesmo tempo inocente e pura, sensual e erotizada, ou seja, juvenescida. Sustento que essa posição de sujeito - a de juvenescido - produz efeitos na subjetivação de meninas e mulheres contemporâneas e, conseqüentemente, na forma de pensar a sua educação.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:16:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000354212
url http://hdl.handle.net/10183/1645
identifier_str_mv 000354212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1645/2/000354212.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1645/1/000354212.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 807a4477c74ef233fe583272042e4102
1680da7740708f38ef29c360b3a5ca95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085005259440128