Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204546 |
Resumo: | Este trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer competências e habilidades vinculadas aos conhecimentos e saberes, bem como fornecer subsídios para os estudantes enfrentarem situações-problema existentes em seu cotidiano, de modo crítico e objetivando sua autonomia, que permitem ao estudante ser protagonista no processo de aprendizagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para verificar as percepções dos estudantes referentes às práticas padronizadas e investigativas. Em seguida foram desenvolvidas cinco atividades de caráter investigativo, nas quais foram contempladas as habilidades e competências previstas em documentos oficiais. A avaliação foi feita por uma escala que determinou os níveis de desenvolvimento significativo das aprendizagens, sob o ponto de vista dos estudantes e da educadora. Utilizando-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), foi possível identificar a construção de conhecimento teórico/prático desenvolvido por meio da proposta metodológica investigativa, por meio de fatores que indicam a significativa articulação dos conceitos propostos, do trabalho em grupo, do desenvolvimento de ações reflexivas e articuladas, do protagonismo, organização e estabelecimento de etapas de construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, para a elaboração de argumentação consistente sobre os resultados alcançados. |
id |
URGS_5fe425cd00c67d7075f0b669c880fc6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204546 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zanella, Jéssica InêsSalgado, Tania Denise Miskinis2020-01-18T04:14:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/204546001109435Este trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer competências e habilidades vinculadas aos conhecimentos e saberes, bem como fornecer subsídios para os estudantes enfrentarem situações-problema existentes em seu cotidiano, de modo crítico e objetivando sua autonomia, que permitem ao estudante ser protagonista no processo de aprendizagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para verificar as percepções dos estudantes referentes às práticas padronizadas e investigativas. Em seguida foram desenvolvidas cinco atividades de caráter investigativo, nas quais foram contempladas as habilidades e competências previstas em documentos oficiais. A avaliação foi feita por uma escala que determinou os níveis de desenvolvimento significativo das aprendizagens, sob o ponto de vista dos estudantes e da educadora. Utilizando-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), foi possível identificar a construção de conhecimento teórico/prático desenvolvido por meio da proposta metodológica investigativa, por meio de fatores que indicam a significativa articulação dos conceitos propostos, do trabalho em grupo, do desenvolvimento de ações reflexivas e articuladas, do protagonismo, organização e estabelecimento de etapas de construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, para a elaboração de argumentação consistente sobre os resultados alcançados.This paper proposes the reformulation of standardized practical activities, in detailed guide format to turn them into investigative experimental activities, anchored in scientific research. It is intended to establish competences and skills linked to knowledge and understanding, as well as provide subsidies for students to face problem contexts existing in their daily lives, critically and aiming at their autonomy, which allow the student to be protagonist in the learning process. Initially, a questionnaire was applied to verify students' perceptions regarding standardized and investigative practices. Next, five investigative activities were developed, in which the skills and competences provided for in official documents were contemplated. The assessment was made by a scale that determined the levels of significant development of learning, from the point of view of students and educator. Using the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007), it was possible to identify the construction of theoretical/practical knowledge developed by means of the investigative methodological proposal, through factors that indicate the significant articulation of the proposed concepts, group work, development of reflexive and articulated actions, protagonism, organization and establishment of stages of understanding construction in the teaching and learning process, for the elaboration of a consistent argumentation about the achieved results.application/pdfporAtividades experimentaisEnsino e aprendizagemEnsino de quimicaInvestigative experimentsInvestigative casesSkillsAnálise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109435.pdf.txt001109435.pdf.txtExtracted Texttext/plain561066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204546/2/001109435.pdf.txte829c69a519560e39a3697def3a05c2cMD52ORIGINAL001109435.pdfTexto completoapplication/pdf6407065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204546/1/001109435.pdfb93ad51b0078e31d6e283bb72ef48e48MD5110183/2045462020-01-19 05:14:13.228995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
title |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
spellingShingle |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas Zanella, Jéssica Inês Atividades experimentais Ensino e aprendizagem Ensino de quimica Investigative experiments Investigative cases Skills |
title_short |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
title_full |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
title_fullStr |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
title_full_unstemmed |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
title_sort |
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas |
author |
Zanella, Jéssica Inês |
author_facet |
Zanella, Jéssica Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Jéssica Inês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Ensino e aprendizagem Ensino de quimica |
topic |
Atividades experimentais Ensino e aprendizagem Ensino de quimica Investigative experiments Investigative cases Skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Investigative experiments Investigative cases Skills |
description |
Este trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer competências e habilidades vinculadas aos conhecimentos e saberes, bem como fornecer subsídios para os estudantes enfrentarem situações-problema existentes em seu cotidiano, de modo crítico e objetivando sua autonomia, que permitem ao estudante ser protagonista no processo de aprendizagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para verificar as percepções dos estudantes referentes às práticas padronizadas e investigativas. Em seguida foram desenvolvidas cinco atividades de caráter investigativo, nas quais foram contempladas as habilidades e competências previstas em documentos oficiais. A avaliação foi feita por uma escala que determinou os níveis de desenvolvimento significativo das aprendizagens, sob o ponto de vista dos estudantes e da educadora. Utilizando-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), foi possível identificar a construção de conhecimento teórico/prático desenvolvido por meio da proposta metodológica investigativa, por meio de fatores que indicam a significativa articulação dos conceitos propostos, do trabalho em grupo, do desenvolvimento de ações reflexivas e articuladas, do protagonismo, organização e estabelecimento de etapas de construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, para a elaboração de argumentação consistente sobre os resultados alcançados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-18T04:14:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204546 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109435 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204546 |
identifier_str_mv |
001109435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204546/2/001109435.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204546/1/001109435.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e829c69a519560e39a3697def3a05c2c b93ad51b0078e31d6e283bb72ef48e48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085514550706176 |