Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeil, Juliana Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179789
Resumo: Background. A demanda por cuidados médicos especializados vem aumentando em todo o mundo. Analisamos uma iniciativa de telemedicina para reduzir o tempo entre encaminhamento e consulta especializada e o número de pacientes na fila de espera. Métodos. Um estudo retrospectivo com controles contemporâneos foi realizado entre junho de 2014 a julho de 2016. As especialidades selecionadas foram incluídas em uma intervenção de telemedicina e comparadas com as especialidades controle reguladas de forma padrão. Os pacientes de intervenção foram combinados com um conjunto aleatório de controles (proporção 1: 1) por semestre e ano de inclusão na lista de espera e pelo índice de demanda e oferta de consultas especializadas (número de pacientes na fila de espera em junho de 2014 dividido pela média de consultas médicas especializadas disponibilizadas durante os 25 meses que compõem o período de análise). A intervenção de telemedicina incluiu o desenvolvimento de protocolos de referência e classificação de risco de pacientes na fila de espera. O tempo de espera para a consulta presencial e a magnitude da diminuição do número de pacientes na fila no final da observação foram os desfechos primários. Resultados. Nefrologia, pneumologia, urologia, neurologia, neurocirurgia e reumatologia foram selecionados para a intervenção, para um total de 50.185 pacientes (idade média: 51,5 anos) versus 50,124 pacientes controles (idade média: 52,2 anos). O tempo médio para o agendamento de consultas foi de 583,5 dias no grupo de intervenção versus 599,8 dias nos controles (p <0,001). O volume da lista de espera diminuiu 61,4% no grupo de intervenção e 53,2% no grupo controle 13 (<0,001). Para pacientes de alto risco (grupo de intervenção apenas), o tempo médio entre encaminhamento e consultas foi de 235,43 dias. Conclusões. A intervenção de telemedicina foi eficaz para diminuir o tempo de espera, especialmente para indivíduos de alto risco, e número de pacientes em espera para consultas médicas especializadas, o que sinaliza um efeito positivo sobre a eficiência do sistema de saúde, com redução de tempo e custos de deslocamentos, além de potencializar a prevenção quaternária ao prevenir consultas desnecessárias com médicos especilaistas, por meio do melhor manejo dos médicos de atenção primária.
id URGS_5fe78e60acd3e8edf7c596af66c2885f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179789
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pfeil, Juliana NunesNunes, Luciana NevesHarzheim, Erno2018-06-27T02:34:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/179789001066594Background. A demanda por cuidados médicos especializados vem aumentando em todo o mundo. Analisamos uma iniciativa de telemedicina para reduzir o tempo entre encaminhamento e consulta especializada e o número de pacientes na fila de espera. Métodos. Um estudo retrospectivo com controles contemporâneos foi realizado entre junho de 2014 a julho de 2016. As especialidades selecionadas foram incluídas em uma intervenção de telemedicina e comparadas com as especialidades controle reguladas de forma padrão. Os pacientes de intervenção foram combinados com um conjunto aleatório de controles (proporção 1: 1) por semestre e ano de inclusão na lista de espera e pelo índice de demanda e oferta de consultas especializadas (número de pacientes na fila de espera em junho de 2014 dividido pela média de consultas médicas especializadas disponibilizadas durante os 25 meses que compõem o período de análise). A intervenção de telemedicina incluiu o desenvolvimento de protocolos de referência e classificação de risco de pacientes na fila de espera. O tempo de espera para a consulta presencial e a magnitude da diminuição do número de pacientes na fila no final da observação foram os desfechos primários. Resultados. Nefrologia, pneumologia, urologia, neurologia, neurocirurgia e reumatologia foram selecionados para a intervenção, para um total de 50.185 pacientes (idade média: 51,5 anos) versus 50,124 pacientes controles (idade média: 52,2 anos). O tempo médio para o agendamento de consultas foi de 583,5 dias no grupo de intervenção versus 599,8 dias nos controles (p <0,001). O volume da lista de espera diminuiu 61,4% no grupo de intervenção e 53,2% no grupo controle 13 (<0,001). Para pacientes de alto risco (grupo de intervenção apenas), o tempo médio entre encaminhamento e consultas foi de 235,43 dias. Conclusões. A intervenção de telemedicina foi eficaz para diminuir o tempo de espera, especialmente para indivíduos de alto risco, e número de pacientes em espera para consultas médicas especializadas, o que sinaliza um efeito positivo sobre a eficiência do sistema de saúde, com redução de tempo e custos de deslocamentos, além de potencializar a prevenção quaternária ao prevenir consultas desnecessárias com médicos especilaistas, por meio do melhor manejo dos médicos de atenção primária.Background. The demand for specialist care is increasing worldwide. We tested a telemedicine initiative to reduce the time between referral and specialist appointment and the number of waitlisted patients. Methods. A retrospective trial with contemporaneous controls was conducted between June 2014-July 2016. Selected specialties were included in a telemedicine intervention and compared to control specialties covered by the usual gatekeeping program. Intervention patients were matched to a random set of controls (1:1 ratio) by semester and year of inclusion in the waiting list and by the specialty demand to supply ratio (number of waitlisted patients in June 2014 divided by the mean number of appointment slots during the 25 months comprising the period of analysis). The telemedicine intervention encompassed development of referral protocols and risk classification of waitlisted patients. Waiting time to face-to-face consultation and magnitude of decrease in the number of waitlisted patients at the end of the observation were defined as primary outcomes. Results. Nephrology, pulmonology, urology, neurology, neurosurgery, and rheumatology were selected for the intervention, for a total 50,185 patients (mean age: 51.5 years) vs. 50,124 patients controls (mean age: 52.2 years). Mean referralto- appointment time was 583.5 days in the intervention group vs. 599.8 days in controls (p<0.001). Waitlist volume decreased 61.4% in the intervention group and 53.2% in the control group (<0.001). For high-risk patients (intervention group only), mean time between referral and appointments was 235.43 days. 15 Conclusions. The telemedicine intervention was effective to decrease wait time, especially for high-risk individuals, and number of waitlisted patients, which signal a positive effect of e-consultations on the knowledge of primary care physicians, reducing time and travel costs and enhancing a quaternary prevention and avoiding unnecessary consultations.Telemedicinaapplication/pdfporSistemas de saúdeAtenção primária à saúdeTelemedicinaProtocolos clínicosAgendamento de consultasPrimary health careTelemedicineReferral and consultationDelivery of health careAvaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066594.pdf001066594.pdfTexto parcialapplication/pdf2709963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179789/1/001066594.pdfad80d235fb7d4bcbb923154bf02e6e5aMD51TEXT001066594.pdf.txt001066594.pdf.txtExtracted Texttext/plain275487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179789/2/001066594.pdf.txt02b489d43a1ec5ad58c4228816d59791MD5210183/1797892024-08-24 06:41:16.59696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-24T09:41:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
title Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
spellingShingle Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
Pfeil, Juliana Nunes
Sistemas de saúde
Atenção primária à saúde
Telemedicina
Protocolos clínicos
Agendamento de consultas
Primary health care
Telemedicine
Referral and consultation
Delivery of health care
title_short Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
title_full Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
title_fullStr Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
title_full_unstemmed Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
title_sort Avaliação da regulação de consultas médicas especializadas baseada em protocolo+teleconsultoria
author Pfeil, Juliana Nunes
author_facet Pfeil, Juliana Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfeil, Juliana Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Harzheim, Erno
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
Harzheim, Erno
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de saúde
Atenção primária à saúde
Telemedicina
Protocolos clínicos
Agendamento de consultas
topic Sistemas de saúde
Atenção primária à saúde
Telemedicina
Protocolos clínicos
Agendamento de consultas
Primary health care
Telemedicine
Referral and consultation
Delivery of health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary health care
Telemedicine
Referral and consultation
Delivery of health care
description Background. A demanda por cuidados médicos especializados vem aumentando em todo o mundo. Analisamos uma iniciativa de telemedicina para reduzir o tempo entre encaminhamento e consulta especializada e o número de pacientes na fila de espera. Métodos. Um estudo retrospectivo com controles contemporâneos foi realizado entre junho de 2014 a julho de 2016. As especialidades selecionadas foram incluídas em uma intervenção de telemedicina e comparadas com as especialidades controle reguladas de forma padrão. Os pacientes de intervenção foram combinados com um conjunto aleatório de controles (proporção 1: 1) por semestre e ano de inclusão na lista de espera e pelo índice de demanda e oferta de consultas especializadas (número de pacientes na fila de espera em junho de 2014 dividido pela média de consultas médicas especializadas disponibilizadas durante os 25 meses que compõem o período de análise). A intervenção de telemedicina incluiu o desenvolvimento de protocolos de referência e classificação de risco de pacientes na fila de espera. O tempo de espera para a consulta presencial e a magnitude da diminuição do número de pacientes na fila no final da observação foram os desfechos primários. Resultados. Nefrologia, pneumologia, urologia, neurologia, neurocirurgia e reumatologia foram selecionados para a intervenção, para um total de 50.185 pacientes (idade média: 51,5 anos) versus 50,124 pacientes controles (idade média: 52,2 anos). O tempo médio para o agendamento de consultas foi de 583,5 dias no grupo de intervenção versus 599,8 dias nos controles (p <0,001). O volume da lista de espera diminuiu 61,4% no grupo de intervenção e 53,2% no grupo controle 13 (<0,001). Para pacientes de alto risco (grupo de intervenção apenas), o tempo médio entre encaminhamento e consultas foi de 235,43 dias. Conclusões. A intervenção de telemedicina foi eficaz para diminuir o tempo de espera, especialmente para indivíduos de alto risco, e número de pacientes em espera para consultas médicas especializadas, o que sinaliza um efeito positivo sobre a eficiência do sistema de saúde, com redução de tempo e custos de deslocamentos, além de potencializar a prevenção quaternária ao prevenir consultas desnecessárias com médicos especilaistas, por meio do melhor manejo dos médicos de atenção primária.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T02:34:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179789
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066594
url http://hdl.handle.net/10183/179789
identifier_str_mv 001066594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179789/1/001066594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179789/2/001066594.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ad80d235fb7d4bcbb923154bf02e6e5a
02b489d43a1ec5ad58c4228816d59791
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085446151045120