Faces trágicas : a construção da imagem de si de Antígona, Ismênia, Creonte e Hêmon nos três debates do drama Antígona (442-0 a.C.), de Sófocles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224073 |
Resumo: | Na presente dissertação, foi utilizado um instrumento comum à retórica aristotélica e à análise de discurso moderna a fim de que se pudesse apresentar algumas possibilidades de leitura sobre a construção caracterológica dos agentes dramáticos sofoclianos. Esta pesquisa consiste na elaboração de uma investigação sobre a construção dos éthe no drama Antígona (442-1 a.C.), de Sófocles (497/6-406/5 a.C). O objetivo é identificar quais são os éthe possíveis no teatro sofocliano em sua historicidade a partir das disputas agônicas entre os agentes dramáticos. Dessa forma, se levanta a hipótese da impossibilidade de se estabelecer uma imagem caracterológica única dos agentes, porque o êthos, como bem entendido por Aristóteles, se desenvolve, precisamente, no momento da fala. Conclui-se que uma leitura holística do êthos de cada agente dramático não dá conta de compreender a construção multifacetada das personagens de Sófocles: dito de outro modo, entende-se que não é possível descrever apenas uma imagem de si das personagens que compreenda o desenvolvimento completo do drama, sendo necessário que se examine cada evento/episódio em particular. Quanto aos recortes escolhidos, se deu preferência as rhêseis nos três debates do drama: a saber, o prólogo, que encena o diálogo entre Antígona e Ismênia; o segundo episódio, quando Antígona é confrontada por Creonte; e o terceiro episódio, onde Hêmon busca dissuadir Creonte de sua decisão de condenar a heroína, que dá nome ao drama, à morte. Os agentes cujo êthos será atribuído são aqueles que participam destas disputas agônicas: a saber, Antígona, Ismênia, Creonte e Hêmon. |
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Pereira, Rodrigo de MirandaVargas, Anderson Zalewski2021-07-16T04:30:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/224073001126935Na presente dissertação, foi utilizado um instrumento comum à retórica aristotélica e à análise de discurso moderna a fim de que se pudesse apresentar algumas possibilidades de leitura sobre a construção caracterológica dos agentes dramáticos sofoclianos. Esta pesquisa consiste na elaboração de uma investigação sobre a construção dos éthe no drama Antígona (442-1 a.C.), de Sófocles (497/6-406/5 a.C). O objetivo é identificar quais são os éthe possíveis no teatro sofocliano em sua historicidade a partir das disputas agônicas entre os agentes dramáticos. Dessa forma, se levanta a hipótese da impossibilidade de se estabelecer uma imagem caracterológica única dos agentes, porque o êthos, como bem entendido por Aristóteles, se desenvolve, precisamente, no momento da fala. Conclui-se que uma leitura holística do êthos de cada agente dramático não dá conta de compreender a construção multifacetada das personagens de Sófocles: dito de outro modo, entende-se que não é possível descrever apenas uma imagem de si das personagens que compreenda o desenvolvimento completo do drama, sendo necessário que se examine cada evento/episódio em particular. Quanto aos recortes escolhidos, se deu preferência as rhêseis nos três debates do drama: a saber, o prólogo, que encena o diálogo entre Antígona e Ismênia; o segundo episódio, quando Antígona é confrontada por Creonte; e o terceiro episódio, onde Hêmon busca dissuadir Creonte de sua decisão de condenar a heroína, que dá nome ao drama, à morte. Os agentes cujo êthos será atribuído são aqueles que participam destas disputas agônicas: a saber, Antígona, Ismênia, Creonte e Hêmon.In this dissertation, an instrument common to Aristotelian rhetoric and modern discourse analysis was used in order to present some possibilities of reading about the characterological construction of the Sofoclian dramatic agents. This research consists in the elaboration of an investigation about the construction of éthe in the drama Antigone (442-1 BC), by Sophocles (497/6-406/5 BC). The objective is to identify what are possible in Sofoclian Theater in its historicity based on the agony disputes between dramatic agents. In this way, the hypothesis arises of the impossibility of establishing a unique characterological image of the agents, because the êthos, as well understood by Aristotle, if it is determined, precisely, at the moment of speech. It is concluded that a holistic reading of the êthos of each dramatic agent fails to comprehend a multifaceted construction of the characters of Sophocles: in other words, it is understood that it is not possible to define only an image of oneself of the characters who understand the development of the drama, being necessary to examine each particular event/episode. As for the chosen clippings, preference was given to the rhêseis in the three debates of the drama: the prologue, which stages the dialogue between Antigone and Ismenia; the second episode, when Antigone is confronted by Creon; and the third episode, where Hemon seeks to dissuade Creon from his decision to condemn the heroine, who gives the drama its name, to death. The agents whose êthos will be assigned are those who participate in these agonic disputes: the saber, Antígona, Ismenia, Creonte and Hémon.application/pdfporSófocles, 496?-406 A.C. AntígonaTragédia gregaRetóricaGreek TragedySophoclesAntigoneÊthosRhetoricFaces trágicas : a construção da imagem de si de Antígona, Ismênia, Creonte e Hêmon nos três debates do drama Antígona (442-0 a.C.), de Sófoclesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126935.pdf.txt001126935.pdf.txtExtracted Texttext/plain334336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224073/2/001126935.pdf.txt6b6a74b2479eb7151e7c2418dac51defMD52ORIGINAL001126935.pdfTexto completoapplication/pdf1960324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224073/1/001126935.pdf9be2bbe1d58d486aed05c0baf20dec57MD5110183/2240732021-08-18 04:40:29.307105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:40:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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