Realidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médio
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271935 |
Resumo: | Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de visualização para uma compreensão eficaz da disciplina. A capacidade de visualização e imaginação espacial desempenha um papel crucial no aprendizado da química, permitindo a construção de conexões entre fenômenos e explicações. A simbiose entre tecnologia e educação está se tornando um atributo valioso para o ensino, enriquecendo as abordagens tradicionais de aprendizado. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm o potencial de aprimorar a eficácia e eficiência do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos contextualizarem informações de maneira mais ampla e minimizar interpretações incorretas. Na área da química, a Realidade Aumentada (RA) se destaca como uma tecnologia emergente com grande potencial educacional. Este estudo desenvolveu uma Sequência Didática baseada em Realidade Aumentada para melhorar a compreensão dos alunos sobre ligações químicas, especialmente no nível microscópico. O presente estudo foi realizado em Centro de Educação Profissional (CEDUP) em Lages, Santa Catarina. A escola escolhida foi o CEDUP Industrial de Lages onde o professor pesquisador é efetivo na disciplina de química. Foram selecionadas por conveniência duas turmas, cada uma com 14 alunos, totalizando 28 alunos participantes do estudo. Os resultados mostraram que a RA despertou um maior interesse e engajamento dos alunos, aprimorando a compreensão de conceitos fundamentais de ligações químicas. Além disso, o feedback em tempo real fornecido pela RA estimulou o pensamento crítico e a autorregulação da aprendizagem. |
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Doege Júnior, Laércio RodriguesWolke, Silvana Ines2024-02-10T05:09:46Z2023http://hdl.handle.net/10183/271935001194943Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de visualização para uma compreensão eficaz da disciplina. A capacidade de visualização e imaginação espacial desempenha um papel crucial no aprendizado da química, permitindo a construção de conexões entre fenômenos e explicações. A simbiose entre tecnologia e educação está se tornando um atributo valioso para o ensino, enriquecendo as abordagens tradicionais de aprendizado. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm o potencial de aprimorar a eficácia e eficiência do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos contextualizarem informações de maneira mais ampla e minimizar interpretações incorretas. Na área da química, a Realidade Aumentada (RA) se destaca como uma tecnologia emergente com grande potencial educacional. Este estudo desenvolveu uma Sequência Didática baseada em Realidade Aumentada para melhorar a compreensão dos alunos sobre ligações químicas, especialmente no nível microscópico. O presente estudo foi realizado em Centro de Educação Profissional (CEDUP) em Lages, Santa Catarina. A escola escolhida foi o CEDUP Industrial de Lages onde o professor pesquisador é efetivo na disciplina de química. Foram selecionadas por conveniência duas turmas, cada uma com 14 alunos, totalizando 28 alunos participantes do estudo. Os resultados mostraram que a RA despertou um maior interesse e engajamento dos alunos, aprimorando a compreensão de conceitos fundamentais de ligações químicas. Além disso, o feedback em tempo real fornecido pela RA estimulou o pensamento crítico e a autorregulação da aprendizagem.Students often encounter highly abstract laws and concepts in chemistry and need to make connections between these concepts and observed phenomena, highlighting the importance of visualization skills for an effective understanding of the discipline. The ability to visualize and imagine space plays a crucial role in learning chemistry, allowing connections to be made between phenomena and explanations. The symbiosis between technology and education is becoming a valuable attribute for teaching, enriching traditional learning approaches. Digital Information and Communication Technologies (TDICs) have the potential to improve the effectiveness and efficiency of the teaching-learning process, allowing students to contextualize information more broadly and minimize incorrect interpretations. In the area of chemistry, Augmented Reality (AR) stands out as an emerging technology with great educational potential. This study developed a Didactic Sequence based on Augmented Reality to improve students' understanding of chemical bonds, especially at the microscopic level. The present study was carried out at the Professional Education Center (CEDUP) in Lages, Santa Catarina. The chosen school was CEDUP Industrial de Lages where the research professor is effective in the chemistry discipline. Two classes were selected for convenience, each with 14 students, totaling 28 students participating in the study. The results showed that AR sparked greater interest and engagement among students, improving their understanding of fundamental concepts of chemical bonds. Furthermore, the real-time feedback provided by AR stimulated critical thinking and self-regulation of learning.application/pdfporEnsino de quimicaLigações químicasVisualização espacialRealidade aumentadaSequência didáticaChemistry teachingChemical bondsSpatial visualizationAugmented realityFollowing teachingRealidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194943.pdf.txt001194943.pdf.txtExtracted Texttext/plain272272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271935/2/001194943.pdf.txt9e9e637a82d4f0a25592b51371907e87MD52ORIGINAL001194943.pdfTexto completoapplication/pdf4707086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271935/1/001194943.pdfd07e991eb78757dc84c18e1103c2b147MD5110183/2719352024-02-11 06:05:13.173859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-11T08:05:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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