Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Renata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72414
Resumo: Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.
id URGS_6149dcdb76b5b417c6b6822beda5b5de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72414
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kochhann, RenataChaves, Marcia Lorena Fagundes2013-06-13T01:45:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/72414000883130Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.Background: The intentional/incidental learning can influence memory. The persistence of this effect assessed over time has been little studied up to date. Objectives: To evaluate the persistence of memory comparing intentional and incidental learning conditions. Method: The sample (120 functionally independent subjects, age ranging from 18 to 81 years old), was subdivided into two groups (experimental - intention to learn condition - and control). An ecological approach was applied for the incidental learning condition. The assessments were performed two and seven days after the encoding. Results: The intention to learn and the incidental acquisition (from daily life experiences) improved performance two but not seven days after the encoding. Conclusions: These findings suggest that motivational state (spontaneous or induced) which module the system of attention may be important for the improvement in the retrieval of the information learned.application/pdfporAprendizagemMemória episódicaIntentional learningIncidental learningEpisodic memoryPersistenceProcessamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Medicina: Ciências MédicasPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883130.pdf000883130.pdfTexto completoapplication/pdf1029636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/1/000883130.pdf66e80085ebf33efe200f9f954179d4b3MD51TEXT000883130.pdf.txt000883130.pdf.txtExtracted Texttext/plain69959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/2/000883130.pdf.txtd715221287dac64694f2a4b0098a0c31MD52THUMBNAIL000883130.pdf.jpg000883130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/3/000883130.pdf.jpgb79d969711177d1a515315190ba50a6cMD5310183/724142018-10-16 08:13:24.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
title Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
spellingShingle Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
Kochhann, Renata
Aprendizagem
Memória episódica
Intentional learning
Incidental learning
Episodic memory
Persistence
title_short Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
title_full Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
title_fullStr Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
title_full_unstemmed Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
title_sort Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
author Kochhann, Renata
author_facet Kochhann, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochhann, Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Marcia Lorena Fagundes
contributor_str_mv Chaves, Marcia Lorena Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Memória episódica
topic Aprendizagem
Memória episódica
Intentional learning
Incidental learning
Episodic memory
Persistence
dc.subject.eng.fl_str_mv Intentional learning
Incidental learning
Episodic memory
Persistence
description Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-13T01:45:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72414
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000883130
url http://hdl.handle.net/10183/72414
identifier_str_mv 000883130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/1/000883130.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/2/000883130.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/3/000883130.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66e80085ebf33efe200f9f954179d4b3
d715221287dac64694f2a4b0098a0c31
b79d969711177d1a515315190ba50a6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085259400708096