Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72414 |
Resumo: | Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas. |
id |
URGS_6149dcdb76b5b417c6b6822beda5b5de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72414 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kochhann, RenataChaves, Marcia Lorena Fagundes2013-06-13T01:45:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/72414000883130Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.Background: The intentional/incidental learning can influence memory. The persistence of this effect assessed over time has been little studied up to date. Objectives: To evaluate the persistence of memory comparing intentional and incidental learning conditions. Method: The sample (120 functionally independent subjects, age ranging from 18 to 81 years old), was subdivided into two groups (experimental - intention to learn condition - and control). An ecological approach was applied for the incidental learning condition. The assessments were performed two and seven days after the encoding. Results: The intention to learn and the incidental acquisition (from daily life experiences) improved performance two but not seven days after the encoding. Conclusions: These findings suggest that motivational state (spontaneous or induced) which module the system of attention may be important for the improvement in the retrieval of the information learned.application/pdfporAprendizagemMemória episódicaIntentional learningIncidental learningEpisodic memoryPersistenceProcessamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Medicina: Ciências MédicasPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883130.pdf000883130.pdfTexto completoapplication/pdf1029636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/1/000883130.pdf66e80085ebf33efe200f9f954179d4b3MD51TEXT000883130.pdf.txt000883130.pdf.txtExtracted Texttext/plain69959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/2/000883130.pdf.txtd715221287dac64694f2a4b0098a0c31MD52THUMBNAIL000883130.pdf.jpg000883130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/3/000883130.pdf.jpgb79d969711177d1a515315190ba50a6cMD5310183/724142018-10-16 08:13:24.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
title |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
spellingShingle |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental Kochhann, Renata Aprendizagem Memória episódica Intentional learning Incidental learning Episodic memory Persistence |
title_short |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
title_full |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
title_fullStr |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
title_full_unstemmed |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
title_sort |
Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental |
author |
Kochhann, Renata |
author_facet |
Kochhann, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kochhann, Renata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Marcia Lorena Fagundes |
contributor_str_mv |
Chaves, Marcia Lorena Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Memória episódica |
topic |
Aprendizagem Memória episódica Intentional learning Incidental learning Episodic memory Persistence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Intentional learning Incidental learning Episodic memory Persistence |
description |
Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-13T01:45:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72414 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000883130 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72414 |
identifier_str_mv |
000883130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/1/000883130.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/2/000883130.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/3/000883130.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66e80085ebf33efe200f9f954179d4b3 d715221287dac64694f2a4b0098a0c31 b79d969711177d1a515315190ba50a6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085259400708096 |