Análise prospectiva e retrospectiva das trajetórias de TDAH da infância à idade adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Vitor Carlos Thumé
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202544
Resumo: O TDAH passou por diversas mudanças conceituais ao longo dos anos. A avaliação em adultos leva em consideração o relato retrospectivo de sintomas, uma vez que é necessária a presença de diversos sintomas do transtorno na infância, mesmo sem evidências empíricas que suportem o procedimento. Por outro lado, estudos populacionais recentes demonstraram que os casos com TDAH na infância não são os mesmos indivíduos com TDAH na vida adulta. Esses achados questionam o conceito teórico que define o TDAH como um transtorno estritamente neurodesenvolvimental e com início na infância. A presente tese visa a investigar a validade do critério de idade de início baseado no relato retrospectivo de sintomas, e a auxiliar na compreensão e esclarecimento a respeito dos casos de TDAH detectados na vida adulta. No primeiro estudo, buscamos avaliar a acurácia da recordação de adultos de sintomas de TDAH ocorridos na infância, em uma amostra populacional. Nossos achados demonstram que o critério de idade de início não deve ser baseado apenas em relatos retrospectivos, uma vez que esse relato não apresenta acurácia suficiente para ser confiável, e características clínicas e psicossociais parecem influenciar pouco a qualidade do relato. Em um segundo estudo, detectamos independentemente do critério retrospectivo de idade de início, através da análise de classes latentes, a existência de uma trajetória com sintomas persistentes de TDAH (neurodesenvolvimental) em 73,0% dos casos, e outra trajetória com sintomas ascendentes, provavelmente responsável pelos casos de TDAH com início tardio. A trajetória ascendente correlacionou-se com o sexo feminino, fobia social, maior quociente de inteligência e maior escolaridade. O conjunto de resultados apresentados nesta tese contribui de forma relevante para o aperfeiçoamento do processo diagnóstico do TDAH em adultos e na compreensão da evolução dos sintomas ao longo da vida.
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spelling Breda, Vitor Carlos ThuméGrevet, Eugenio Horácio2019-12-17T04:01:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/202544001099835O TDAH passou por diversas mudanças conceituais ao longo dos anos. A avaliação em adultos leva em consideração o relato retrospectivo de sintomas, uma vez que é necessária a presença de diversos sintomas do transtorno na infância, mesmo sem evidências empíricas que suportem o procedimento. Por outro lado, estudos populacionais recentes demonstraram que os casos com TDAH na infância não são os mesmos indivíduos com TDAH na vida adulta. Esses achados questionam o conceito teórico que define o TDAH como um transtorno estritamente neurodesenvolvimental e com início na infância. A presente tese visa a investigar a validade do critério de idade de início baseado no relato retrospectivo de sintomas, e a auxiliar na compreensão e esclarecimento a respeito dos casos de TDAH detectados na vida adulta. No primeiro estudo, buscamos avaliar a acurácia da recordação de adultos de sintomas de TDAH ocorridos na infância, em uma amostra populacional. Nossos achados demonstram que o critério de idade de início não deve ser baseado apenas em relatos retrospectivos, uma vez que esse relato não apresenta acurácia suficiente para ser confiável, e características clínicas e psicossociais parecem influenciar pouco a qualidade do relato. Em um segundo estudo, detectamos independentemente do critério retrospectivo de idade de início, através da análise de classes latentes, a existência de uma trajetória com sintomas persistentes de TDAH (neurodesenvolvimental) em 73,0% dos casos, e outra trajetória com sintomas ascendentes, provavelmente responsável pelos casos de TDAH com início tardio. A trajetória ascendente correlacionou-se com o sexo feminino, fobia social, maior quociente de inteligência e maior escolaridade. O conjunto de resultados apresentados nesta tese contribui de forma relevante para o aperfeiçoamento do processo diagnóstico do TDAH em adultos e na compreensão da evolução dos sintomas ao longo da vida.ADHD has undergone several conceptual changes over the years. The evaluation in adults takes into account the retrospective self-report of symptoms, since the presence of several symptoms of the disorder in childhood is necessary, even without empirical evidences supporting that criterion. On the other hand, recent population studies have shown that childhood ADHD cases are not the same as those with ADHD in adult life. These findings have challenged the theoretical concept that defines ADHD as a strictly neurodevelopmental and childhood-onset disorder. The aim of this thesis is to investigate the validity of the age-of-onset criterion based on the retrospective report of symptoms and to assist in understanding and clarifying what are those cases of ADHD detected in adulthood. In the first study, we sought to evaluate the recall accuracy of adults regarding childhood ADHD symptoms in a population-based sample. Our findings demonstrate that the age-of-onset criterion should not be based only on retrospective reports, since the recall of childhood symptoms does not present sufficient accuracy to be reliable, and clinical and psychosocial characteristics seem to have little influence in the quality of the report. In a second study, we detected, independently of the retrospective age-of-onset criterion, through the analysis of latent classes, the existence of a trajectory with persistent symptoms of ADHD (neurodevelopmental) in 73.0% of the cases, and another trajectory with ascending symptoms, probably responsible for late-onset ADHD cases. The ascending trajectory correlated with the female sex, social phobia, higher intelligence quotient and higher schooling. The set of results presented in this thesis contributes in a relevant way to the improvement of the diagnostic process of ADHD in adults and to the understanding of the evolution of symptoms of ADHD from childhood to adulthood.application/pdfporTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAdultoEfeito idadeMemóriaSinais e sintomasAdultsADHDRecall biasTrajectoriesLongitudinalPopulationAnálise prospectiva e retrospectiva das trajetórias de TDAH da infância à idade adultainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do ComportamentoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099835.pdf.txt001099835.pdf.txtExtracted Texttext/plain93076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202544/2/001099835.pdf.txt7f07be96c1b4ea4c86ebfd2d64efd9c4MD52ORIGINAL001099835.pdfTexto parcialapplication/pdf1106898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202544/1/001099835.pdf22b946e64ed3237bbab9a89ac9179b63MD5110183/2025442024-08-24 06:42:37.000644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-24T09:42:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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