O contributo do design no contexto do acolhimento institucional de crianças e adolescentes : mapeamento de possibilidades de atuação em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272995 |
Resumo: | No Brasil existem cerca de 30 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Um período prolongado de afastamento do convívio familiar e de permanência em instituições traz prejuízos para o desenvolvimento e, embora se tenha evoluído em termos de normativas e leis, existe ainda um grande distanciamento entre o que o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza e o que ocorre na prática. Dada a sua complexidade e seus múltiplos atores envolvidos, não existem soluções que sanem de maneira definitiva tais questões. Contudo, é possível realizar ações que visem a garantia de direitos do acolhido e que promovam um ambiente social e físico rico em estímulos, oportunidades e cuidado. Diante disso, o Design, a partir de uma abordagem sistêmica, pode atuar como interpretador de necessidades dos atores envolvidos, auxiliar na visualização da complexidade e desenvolver propostas de produtos e serviços para esse contexto. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi mapear possibilidades de atuação do campo do design para o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Porto Alegre/RS. O estudo consistiu em uma pesquisa exploratória multimétodos, mesclando técnicas de pesquisa científica com ferramentas projetuais de design. Assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, estudo de iniciativas existentes, e coletas de dados com 27 participantes, envolvendo profissionais de quatro instituições de acolhimento e da rede de proteção, além de adolescentes em situação de acolhimento do município de Porto Alegre/RS. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados diários digitais, entrevistas, grupos focais. Como resultados, realizou o mapeamento do sistema e identificou-se fatores críticos e pontos de alavancagem para intervir dentro deste, dentro dos quais foram sugeridas 22 ações em que o campo do design pode atuar. O estudo almeja contribuir para o avanço da disciplina do Design, tanto em termos de prática profissional quanto de pesquisa e ensino. Além disso, busca oferecer subsídios para o serviço de acolhimento, por meio da sistematização dos dados e recomendações apresentadas. |
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Pozatti, MelissaJacques, Jocelise Jacques deAlmendra, Rita Assoreira2024-03-07T05:01:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/272995001197787No Brasil existem cerca de 30 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Um período prolongado de afastamento do convívio familiar e de permanência em instituições traz prejuízos para o desenvolvimento e, embora se tenha evoluído em termos de normativas e leis, existe ainda um grande distanciamento entre o que o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza e o que ocorre na prática. Dada a sua complexidade e seus múltiplos atores envolvidos, não existem soluções que sanem de maneira definitiva tais questões. Contudo, é possível realizar ações que visem a garantia de direitos do acolhido e que promovam um ambiente social e físico rico em estímulos, oportunidades e cuidado. Diante disso, o Design, a partir de uma abordagem sistêmica, pode atuar como interpretador de necessidades dos atores envolvidos, auxiliar na visualização da complexidade e desenvolver propostas de produtos e serviços para esse contexto. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi mapear possibilidades de atuação do campo do design para o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Porto Alegre/RS. O estudo consistiu em uma pesquisa exploratória multimétodos, mesclando técnicas de pesquisa científica com ferramentas projetuais de design. Assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, estudo de iniciativas existentes, e coletas de dados com 27 participantes, envolvendo profissionais de quatro instituições de acolhimento e da rede de proteção, além de adolescentes em situação de acolhimento do município de Porto Alegre/RS. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados diários digitais, entrevistas, grupos focais. Como resultados, realizou o mapeamento do sistema e identificou-se fatores críticos e pontos de alavancagem para intervir dentro deste, dentro dos quais foram sugeridas 22 ações em que o campo do design pode atuar. O estudo almeja contribuir para o avanço da disciplina do Design, tanto em termos de prática profissional quanto de pesquisa e ensino. Além disso, busca oferecer subsídios para o serviço de acolhimento, por meio da sistematização dos dados e recomendações apresentadas.In Brazil, there are approximately 30,000 children and adolescents in institutional care. Prolonged periods of separation from family and residence in institutions have detrimental effects on their development, and despite progress in terms of norms and laws, there remains a significant gap between what the Statute of the Child and Adolescent advocates and what happens in practice. Given its complexity and involvement of multiple actors, there are no definitive solutions to address these issues. However, actions can be taken to ensure the rights of those in institutional care and create a social and physical environment rich in stimuli, opportunities, and care. In this context, Design, through a systemic approach, can act as an interpreter of the needs of the parties involved, assist in visualizing complexity, and propose products and services for this context. Thus, the objective of this research was to map possibilities for the field of design in the institutional care of children and adolescents in Porto Alegre/RS. The study employed an exploratory multimethod research design, combining scientific research techniques with design tools. It involved bibliographic and documentary research, the study of existing initiatives, and data collection from 27 participants, including professionals from four institutions and the protection network, as well as adolescents in institutional care in Porto Alegre/RS. Data collection techniques included digital diaries, interviews, and focus groups. The study mapped the system and identified critical factors and leverage points for intervention, suggesting 22 actions where design can operate. The research aims to contribute to the advancement of the discipline of Design, both in terms of professional practice and research and teaching. Furthermore, it seeks to provide support to institutional care services through data systematization and recommendations.application/pdfporDesignTecnologiaAcolhimentoCriançaAdolescentePorto Alegre (RS)Systemic designSensemakingSocial assistance servicesChild and adolescent rights protection systemDesign and technologyO contributo do design no contexto do acolhimento institucional de crianças e adolescentes : mapeamento de possibilidades de atuação em Porto Alegre/RSThe contribution of design in the context of institutional care for children and adolescents : mapping possibilities for action in Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197787.pdf.txt001197787.pdf.txtExtracted Texttext/plain495534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272995/2/001197787.pdf.txt5d2a9482e30dfcf9f88bca0df853ac47MD52ORIGINAL001197787.pdfTexto completoapplication/pdf9804793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272995/1/001197787.pdf83deb336b9098b2cd59f1356573a4245MD5110183/2729952024-07-26 06:00:10.072119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-26T09:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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