Desenvolvimento de material psicoeducativo sobre a regulação emocional na adolescência como prevenção ao uso de substâncias psicoativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fara, Rosmari Schardosim Schwanck
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223175
Resumo: Introdução: A adolescência é um período de transição para a vida adulta acompanhado por conflitos emocionais e comportamentais. É neste momento que os filhos se desprendem dos pais aderindo a outros grupos, gerando preocupação principalmente entre familiares, pois podem iniciar o uso de substâncias psicoativas (SPAs). Objetivo: o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material psicoeducativo para orientação de pais, abordando a importância da regulação emocional como fator protetivo ao uso de substâncias em adolescentes. Método: foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa da literatura teórica e científica acerca dos principais aspectos relacionados ao tema da regulação de emoções, entre eles: Conceito de Emoções; Aspectos emocionais da Adolescência; Papel da família na saúde emocional do Adolescente; Regulação das Emoções e uso de SPAs. Na sequência, com base nos resultados obtidos, foi desenvolvida uma ferramenta psicoeducativa no formato de um vídeo educacional, com foco em informações que possam ser úteis para pais de adolescentes. Para a construção do vídeo, a primeira etapa foi o desenvolvimento de um roteiro baseado nos principais resultados da revisão realizada, o qual foi encaminhado para análise de 4 profissionais da área da saúde, convidados a participar na condição de juízes-especialistas. Na etapa seguinte, o roteiro finalizado foi analisado em um grupo focal composto por pais de adolescentes, para verificar a adequação do conteúdo proposto e alinhamento final da linguagem. Após a conclusão destas etapas, procedeu-se à gravação do vídeo. Resultado: Foram selecionados 21 artigos para a revisão, sendo 04 teóricos e 17 pesquisas de campo. A análise realizada mostrou que, de modo geral, a regulação emocional em adolescentes contribui de forma positiva na resolução dos seus conflitos e, como consequência, implica em uma menor probabilidade ao uso de substâncias psicoativas através de comportamentos mais adaptativos. A família possui um papel fundamental no ensino da regulação emocional, porém, vivencia situações de angústia por carecer de instrumentos para uma prática mais efetiva. A partir dos resultados, como produto final foi construído um vídeo educativo. Espera-se, assim, contribuir para que pais e responsáveis possam estar instrumentalizados para gerir com maior tranquilidade a fase da adolescência.
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Método: foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa da literatura teórica e científica acerca dos principais aspectos relacionados ao tema da regulação de emoções, entre eles: Conceito de Emoções; Aspectos emocionais da Adolescência; Papel da família na saúde emocional do Adolescente; Regulação das Emoções e uso de SPAs. Na sequência, com base nos resultados obtidos, foi desenvolvida uma ferramenta psicoeducativa no formato de um vídeo educacional, com foco em informações que possam ser úteis para pais de adolescentes. Para a construção do vídeo, a primeira etapa foi o desenvolvimento de um roteiro baseado nos principais resultados da revisão realizada, o qual foi encaminhado para análise de 4 profissionais da área da saúde, convidados a participar na condição de juízes-especialistas. Na etapa seguinte, o roteiro finalizado foi analisado em um grupo focal composto por pais de adolescentes, para verificar a adequação do conteúdo proposto e alinhamento final da linguagem. Após a conclusão destas etapas, procedeu-se à gravação do vídeo. Resultado: Foram selecionados 21 artigos para a revisão, sendo 04 teóricos e 17 pesquisas de campo. A análise realizada mostrou que, de modo geral, a regulação emocional em adolescentes contribui de forma positiva na resolução dos seus conflitos e, como consequência, implica em uma menor probabilidade ao uso de substâncias psicoativas através de comportamentos mais adaptativos. A família possui um papel fundamental no ensino da regulação emocional, porém, vivencia situações de angústia por carecer de instrumentos para uma prática mais efetiva. A partir dos resultados, como produto final foi construído um vídeo educativo. Espera-se, assim, contribuir para que pais e responsáveis possam estar instrumentalizados para gerir com maior tranquilidade a fase da adolescência.Introduction: Adolescence is a transition period to adulthood accompanied by emotional and behavioral conflicts. It is at this point that children become detached from their parents and start to join other groups, which generates concerns mainly among family members, as they may start to use psychoactive substances (PASs). Objective: the objective of the present work was to develop a material for parental guidance, addressing the importance of emotion regulation as a protective factor against substance use among adolescents. Methodology: an integrative literature review of the theoretical and scientific literature was carried out on the main aspects related to emotion regulation, including: Concept of Emotions; Emotional aspects of Adolescence; The role of the Family in the adolescent’s emotional health; Emotion regulation and use of PASs. Subsequently, based on the results obtained, a psychoeducational tool was designed as an educational video, focusing on information that may be useful for parents of adolescents. The first step for the development of the video was the writing of a script based on the main results of the previously carried review, which was sent to the analysis of four health professionals, invited to participate as expert judges. Afterwards, a focus group composed of parents of adolescents analyzed the final version of the script, aiming to certify the adequacy of the proposed content and final alignment of the language. After completing these steps, the video was recorded. Results: twenty-one articles were selected for the literature review, being four theoretical and seventeen field research articles. The results of the analysis showed that, in general, emotion regulation in adolescents contributes positively to their conflict resolutions and, as a consequence, implies a lower probability of using psychoactive substances through more adaptive behaviors. The role of the family towards teaching emotion regulation is fundamental; however, they experience situations of distress due to the lack of more effective instruments to the practice. Based on the results, an educational video was built as the final product. It is hoped, therefore, to contribute so that parents and guardians can be equipped to manage the adolescence stage with greater tranquility.application/pdfporAdolescenteRegulação emocionalTranstornos relacionados ao uso de substânciasPsicotrópicosEducação em saúdeAdolescenceEmotion regulationPsychoactive substancesDesenvolvimento de material psicoeducativo sobre a regulação emocional na adolescência como prevenção ao uso de substâncias psicoativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos AditivosPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126396.pdf.txt001126396.pdf.txtExtracted Texttext/plain141441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223175/2/001126396.pdf.txt541b3d1fd286d9a32dc006057555d123MD52ORIGINAL001126396.pdfTexto completoapplication/pdf1865308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223175/1/001126396.pdfc44eaa8a75d26a4a9e66080a832bd79dMD5110183/2231752021-08-04 04:36:53.895262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-04T07:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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