Falarfazendo dança afro-gaúcha : ao encontro com mestra Iara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Neto, Manoel Gildo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189885
Resumo: Esta dissertação é fruto de reflexões produzidas no encontro entre o autor (Manoel Gildo Alves Neto) e Mestra Iara (Maria Iara Santos Deodoro). Apresento memórias que compõem minha trajetória enquanto artista negro, brasileiro, em seguida exponho reflexões desenvolvidas no encontro com Mestra Iara. Em 1974, junto a um coletivo de artistas negras(os), Iara fundou o Grupo Afro-Sul de Música e Dança (GASMD), onde desenvolveu e segue desenvolvendo metodologias específicas para o ensino e criação em Dança Afro no contexto gaúcho. Mestra Iara é reconhecida por ter sido a primeira artista a destacar-se como investigadora e propositora de um sotaque em Dança Afro no Rio Grande do Sul. Esta investigação foi guiada pela natureza inventiva do saber/fazer próprio da prática artística. A abordagem metodológica é marcada pela inspiração em ferramentas do Método Etnográfico e Auto-Etnográfico rumo à Pesquisa em Arte. Intitulada “FalarFazendo Dança Afro”, a abordagem metodológica foi proposta a partir da observação-participante nas práticas artístico-pedagógicas ministradas pela mestra, com o intuito de registrar e refletir acerca de enunciados verbais e gestuais que caracterizam o pensamento-do-corpo na Dança Afro-Gaúcha. Tais reflexões partem também das memórias compartilhadas, por via de um olhar atencioso às práticas de ensino e criação desenvolvidas pela Mestra Iara, tendo como questão central investigar as especificidades do gesto que conferem ao GASMD identidade(s) própria, fundante de uma possível categorização chamada de Dança Afro-Gaúcha.
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