Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogazzi, Simone Vacaro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71267
Resumo: A presente dissertação apresenta a sensação na arte e no ensino. As vias escolhidas são a da pintura modernista, a da sala de aula e a da construção da casa: a vida de professora-artista-mulher. A Pintura tida como arte e filosofia, seus procedimentos, as cores e os traços, a composição. A sala de aula como espaço da aprendizagem e local de provocação de fissuras na instituição. A casa como lugar de fluxos intensos, do bando, da composição de um território. A sensação como vibração que está na obra e nos corpos. Os blocos de sensação como apresentação das forças sentidas pelo ser. Compreendendo a sensação como via da aprendizagem, este trabalho percorre seu olhar pelos caminhos da Filosofia da Diferença. Através dos autores Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, entre outros e de pintores e suas obras, como Matisse, Klee, Kandinski, entre tantos mais. Em meio à vida, nos territórios da arte, da escola e da casa. Nos espaços do Observatório da Educação, do atelier da pintora, da casa e da sala de aula. O trabalho apresenta a ideia que aprender é pensar, e que em arte, se aprende pela sensação.
id URGS_6259f07a641748fd98fe5125d4b010d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71267
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fogazzi, Simone VacaroZordan, Paola2013-05-07T01:49:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/71267000879091A presente dissertação apresenta a sensação na arte e no ensino. As vias escolhidas são a da pintura modernista, a da sala de aula e a da construção da casa: a vida de professora-artista-mulher. A Pintura tida como arte e filosofia, seus procedimentos, as cores e os traços, a composição. A sala de aula como espaço da aprendizagem e local de provocação de fissuras na instituição. A casa como lugar de fluxos intensos, do bando, da composição de um território. A sensação como vibração que está na obra e nos corpos. Os blocos de sensação como apresentação das forças sentidas pelo ser. Compreendendo a sensação como via da aprendizagem, este trabalho percorre seu olhar pelos caminhos da Filosofia da Diferença. Através dos autores Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, entre outros e de pintores e suas obras, como Matisse, Klee, Kandinski, entre tantos mais. Em meio à vida, nos territórios da arte, da escola e da casa. Nos espaços do Observatório da Educação, do atelier da pintora, da casa e da sala de aula. O trabalho apresenta a ideia que aprender é pensar, e que em arte, se aprende pela sensação.This dissertation aims at presenting the sensation in Arts and teaching. The means chosen were the modernist painting, the classroom and the building of the house: portraits of life of the teacher-artist-woman. The paintings regarded as art and philosophy, its proceedings, its colors and traces, the composition. The classroom considered as a learning environment and an institutional fissure provoking place. The house accounted as an area of intense flux, of the pack, of a territory composition. The sensation believed as a vibration which is in the piece and in the bodies. Blocks of sensations held as presentation of the forces sensed by the being. Regarding this sensation as a learning means, this work deals with the Philosophy of the Difference traits, Authors such as Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, amongst others and pieces by painters like Matisse, Klee, Kandinski and several others were studied. Amongst life, artistic territories of the school and the house and in the environment of the “Observatório da Educação”, in the painter’s workshop, in the house and in the classroom, the idea that learning is thinking and that in Arts learning happens though sensation.application/pdfporArtePinturaDesenhoProfessorCrônicaSensationPaintingColorsDesignLearningDa sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000879091.pdf.txt000879091.pdf.txtExtracted Texttext/plain216713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/2/000879091.pdf.txt178b7867d07268d502b4c0eabf037c3eMD52ORIGINAL000879091.pdf000879091.pdfTexto completoapplication/pdf6611038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/1/000879091.pdf13980cf7908b74f5e1b1fa7f7e7196f6MD51THUMBNAIL000879091.pdf.jpg000879091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/3/000879091.pdf.jpge33450161012e5136de9912477a09d9fMD5310183/712672018-10-17 07:27:27.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:27:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
title Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
spellingShingle Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
Fogazzi, Simone Vacaro
Arte
Pintura
Desenho
Professor
Crônica
Sensation
Painting
Colors
Design
Learning
title_short Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
title_full Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
title_fullStr Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
title_full_unstemmed Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
title_sort Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista
author Fogazzi, Simone Vacaro
author_facet Fogazzi, Simone Vacaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogazzi, Simone Vacaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zordan, Paola
contributor_str_mv Zordan, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Pintura
Desenho
Professor
Crônica
topic Arte
Pintura
Desenho
Professor
Crônica
Sensation
Painting
Colors
Design
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Sensation
Painting
Colors
Design
Learning
description A presente dissertação apresenta a sensação na arte e no ensino. As vias escolhidas são a da pintura modernista, a da sala de aula e a da construção da casa: a vida de professora-artista-mulher. A Pintura tida como arte e filosofia, seus procedimentos, as cores e os traços, a composição. A sala de aula como espaço da aprendizagem e local de provocação de fissuras na instituição. A casa como lugar de fluxos intensos, do bando, da composição de um território. A sensação como vibração que está na obra e nos corpos. Os blocos de sensação como apresentação das forças sentidas pelo ser. Compreendendo a sensação como via da aprendizagem, este trabalho percorre seu olhar pelos caminhos da Filosofia da Diferença. Através dos autores Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, entre outros e de pintores e suas obras, como Matisse, Klee, Kandinski, entre tantos mais. Em meio à vida, nos territórios da arte, da escola e da casa. Nos espaços do Observatório da Educação, do atelier da pintora, da casa e da sala de aula. O trabalho apresenta a ideia que aprender é pensar, e que em arte, se aprende pela sensação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T01:49:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879091
url http://hdl.handle.net/10183/71267
identifier_str_mv 000879091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/2/000879091.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/1/000879091.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71267/3/000879091.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 178b7867d07268d502b4c0eabf037c3e
13980cf7908b74f5e1b1fa7f7e7196f6
e33450161012e5136de9912477a09d9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309030940311552