A Casa dos Cata-Ventos em cena(s)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202550 |
Resumo: | A presente pesquisa foi delineada nos contornos da experiência de trabalho desenvolvida na Casa dos Cata-Ventos. Trata-se de um lugar para brincar, conversar, ler e contar histórias, sustentado pela ética e pela escuta psicanalítica, em um contexto denominado como o trabalho da clínica analítica em situações sociais críticas. A história do nascimento e crescimento do projeto é retomada logo no início da dissertação. Depois, seguimos trabalhando com algumas cenas que emergiram nos espaços e tempos de intervenção do projeto, operando com a metodologia do estudo clínico. Partindo de tal proposição, desdobramos as questões que surgiram no próprio transcorrer da escrita das cenas, de modo que, como efeito da escritura, decantaram algumas especificidades importantes do trabalho clínico realizado no projeto. Além disso, sustentamos metodologicamente a escolha pelo trabalho com cenas, efetuando uma retomada da análise destas na tradição psicanalítica. Amparados nessa mesma teoria e em leituras e contribuições da filosofia, embasamos a noção de que a cena se constitui como um lugar de produção, engendrando a configuração particular de elementos significantes nos processos de subjetivação e de construção social. Por fim, situamos o trabalho de constituição de redes que se opera na prática cotidiana da Casa dos Cata-Ventos. Trata-se tanto do trabalho desenvolvido com a rede intersetorial do território, quanto da construção de redes significantes que possam servir de amparo e referência para as crianças e adolescentes em seus percursos de vida. |
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Wottrich, Laura Anelise FaccioTorossian, Sandra Djambolakdjian2019-12-17T04:01:37Z2018http://hdl.handle.net/10183/202550001102704A presente pesquisa foi delineada nos contornos da experiência de trabalho desenvolvida na Casa dos Cata-Ventos. Trata-se de um lugar para brincar, conversar, ler e contar histórias, sustentado pela ética e pela escuta psicanalítica, em um contexto denominado como o trabalho da clínica analítica em situações sociais críticas. A história do nascimento e crescimento do projeto é retomada logo no início da dissertação. Depois, seguimos trabalhando com algumas cenas que emergiram nos espaços e tempos de intervenção do projeto, operando com a metodologia do estudo clínico. Partindo de tal proposição, desdobramos as questões que surgiram no próprio transcorrer da escrita das cenas, de modo que, como efeito da escritura, decantaram algumas especificidades importantes do trabalho clínico realizado no projeto. Além disso, sustentamos metodologicamente a escolha pelo trabalho com cenas, efetuando uma retomada da análise destas na tradição psicanalítica. Amparados nessa mesma teoria e em leituras e contribuições da filosofia, embasamos a noção de que a cena se constitui como um lugar de produção, engendrando a configuração particular de elementos significantes nos processos de subjetivação e de construção social. Por fim, situamos o trabalho de constituição de redes que se opera na prática cotidiana da Casa dos Cata-Ventos. Trata-se tanto do trabalho desenvolvido com a rede intersetorial do território, quanto da construção de redes significantes que possam servir de amparo e referência para as crianças e adolescentes em seus percursos de vida.The present research was outlined in the contours of work experience developed in Casa dos Cata-Ventos. It is a place to play, chat, read and tell stories, sustained by ethics and the psychoanalytical listening, in a context referred to as the analytical work of the clinic in critical social situations. The history of the birth and growth of the project resumed at the beginning of the dissertation. Then, we are working with some scenes that have emerged in the spaces and times of intervention of the project, operating with the methodology of clinical study. Assuming such a proposition, we open the issues that have arisen in the course of writing the scenes, so that, as an effect of scripture, emerged some important characteristics of the clinical work carried out in the project. In addition, upheld methodologically the choice by working with scenes, making a resumption of the examination of the psychoanalytic tradition. Supported in this same theory and in readings and contributions of philosophy, activities, the notion that the scene is constituted as a place of production, engendering the particular configuration of significant elements in the processes of subjectivation and of social construction. Finally, we situate the work of formation of networks that operates in the daily practice of the Casa dos Cata-Ventos. It is both the work done with the intersectoral network planning, as the construction of significant networks that can serve as a support and reference for children and adolescents in their paths of life.application/pdfporInfânciaAdolescênciaClínica psicanalíticaDesigualdade socialPsychoanalysisClinical studyPsychoanalytic sceneCritical social situationsChildhood and adolescenceA Casa dos Cata-Ventos em cena(s)The Casa dos Cata-Ventos in scene(s) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102704.pdf.txt001102704.pdf.txtExtracted Texttext/plain217717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202550/2/001102704.pdf.txta0e1f4aa6c5c4976773ac7f2d512b946MD52ORIGINAL001102704.pdfTexto completoapplication/pdf2160407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202550/1/001102704.pdf7b48c7b057a61defbb63ec3273e99d7eMD5110183/2025502022-08-25 04:54:58.689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-25T07:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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