Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169486 |
Resumo: | Este trabalho consiste em dois volumes, sendo o primeiro um memorial de composição e o segundo a partitura e gravação do Septeto - para cordas, piano e acordeom, peça que foi composta no segundo ano do curso de mestrado. O memorial inicia com breve comentário sobre o processo de composição e aspectos técnicos do Quinteto para cordas e piano, composição desenvolvida no curso de mestrado durante o primeiro ano e relevante para a posterior composição do Septeto. Relativo ao Septeto, são abordados o planejamento de sua da forma e conteúdo expressivo, seguido da descrição e comentários a respeito do processo de composição de cada movimento. O memorial passa então a uma seção mais analítica que tem como objetivo demonstrar recursos usados na busca de identidade expressiva de cada movimento e de unidade para o todo. Essa análise trata dos desafios e soluções referentes às conexões dos diversos materiais encontrados na música, dos critérios para a organização das alturas, da orquestração, do uso do ritmo e métrica, bem como das referências musicais que estimularam o processo criativo. Ao final é feita uma avaliação crítica do processo composicional e dos resultados alcançados. |
id |
URGS_62f9acb2da9555ac7f3a0760dfc6f47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169486 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Jeferson Colling daCunha, Antônio Carlos Borges2017-10-12T02:50:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/169486001049347Este trabalho consiste em dois volumes, sendo o primeiro um memorial de composição e o segundo a partitura e gravação do Septeto - para cordas, piano e acordeom, peça que foi composta no segundo ano do curso de mestrado. O memorial inicia com breve comentário sobre o processo de composição e aspectos técnicos do Quinteto para cordas e piano, composição desenvolvida no curso de mestrado durante o primeiro ano e relevante para a posterior composição do Septeto. Relativo ao Septeto, são abordados o planejamento de sua da forma e conteúdo expressivo, seguido da descrição e comentários a respeito do processo de composição de cada movimento. O memorial passa então a uma seção mais analítica que tem como objetivo demonstrar recursos usados na busca de identidade expressiva de cada movimento e de unidade para o todo. Essa análise trata dos desafios e soluções referentes às conexões dos diversos materiais encontrados na música, dos critérios para a organização das alturas, da orquestração, do uso do ritmo e métrica, bem como das referências musicais que estimularam o processo criativo. Ao final é feita uma avaliação crítica do processo composicional e dos resultados alcançados.The Septet for strings, piano and accordion was composed during the second year of my master’s course and consists of seven movements, with a total duration time of 53 minutes. The volume I of this paper will present and analyze the composition of the Septet and the volume II present the scoring and record of thenpiece. This paper starts with a brief commentary about the composition process and technical aspects of the Quintet for strings and piano, a piece created during my first year of the master’s course and relevant to the later composition of the Septet. Concerning the Septet, it will be addressed the planning of its form and its expressive content, followed by a description and commentary of each movement’s composition process. After that, this project will analyze the resources used in the pursue of the expressive identity of each movement and the pursue of a sense of unity for the whole piece. The analysis addresses the challenges and solutions found in the process of connecting the diverse nature of the different movements, as well as discuss the criteria used for determining the pitch structure, orchestration, use of rhythm and metrics, and musical references that stimulated the creative process. At the end, a critical evaluation of the compositional process and the achieved results will be made.audio/mpegapplication/pdfporComposição musicalProcesso composicionalMusical CompositionCompositional ProcessSepteto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049347.pdf001049347.pdfVolume 1application/pdf5347996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/1/001049347.pdf5c05b42ac7af2370afb0692549614539MD51001049347-02.pdf001049347-02.pdfVolume 2application/pdf2191967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/2/001049347-02.pdffa3eeac1cc945e6bbb564c7a7d43c956MD52001049347.mp3001049347.mp3Músicaaudio/mpeg28689833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/3/001049347.mp333e20638db86fdc61895f3419ea67b78MD53001049347-02.mp3001049347-02.mp3Músicaaudio/mpeg29431710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/4/001049347-02.mp3594cbc6a092b4278a75fae4798a6ba5cMD54001049347-03.mp3001049347-03.mp3Músicaaudio/mpeg11757261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/5/001049347-03.mp3a1c7b195a77663f8751fcad2312df9a1MD55001049347-04.mp3001049347-04.mp3Músicaaudio/mpeg8697800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/6/001049347-04.mp3fedd76b25f718214cb856572c2c48199MD56001049347-05.mp3001049347-05.mp3Músicaaudio/mpeg11241082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/7/001049347-05.mp37d5bdf17ab5038a9634184e9eb574e42MD57001049347-06.mp3001049347-06.mp3Músicaaudio/mpeg31132804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/8/001049347-06.mp3380979693ec97d93ce1ed04b9b92058bMD58001049347-07.mp3001049347-07.mp3Músicaaudio/mpeg8640331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/9/001049347-07.mp3717be06e9c5a37545c7d990d8512da62MD59TEXT001049347-02.pdf.txt001049347-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain219212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/10/001049347-02.pdf.txt27ef01a67d03e0081d476032c2b06416MD510001049347.pdf.txt001049347.pdf.txtExtracted Texttext/plain132507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/11/001049347.pdf.txt56049d7d448c48f50239fcce9b42cda5MD511THUMBNAIL001049347.pdf.jpg001049347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/12/001049347.pdf.jpg2893381081ad6dcff3ba9be1ba2b26adMD512001049347-02.pdf.jpg001049347-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/13/001049347-02.pdf.jpg3341dff5c31cc09d88831fd10843ebedMD51310183/1694862021-05-07 04:42:30.08355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
title |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
spellingShingle |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional Silva, Jeferson Colling da Composição musical Processo composicional Musical Composition Compositional Process |
title_short |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
title_full |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
title_fullStr |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
title_full_unstemmed |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
title_sort |
Septeto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicional |
author |
Silva, Jeferson Colling da |
author_facet |
Silva, Jeferson Colling da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeferson Colling da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
contributor_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical Processo composicional |
topic |
Composição musical Processo composicional Musical Composition Compositional Process |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical Composition Compositional Process |
description |
Este trabalho consiste em dois volumes, sendo o primeiro um memorial de composição e o segundo a partitura e gravação do Septeto - para cordas, piano e acordeom, peça que foi composta no segundo ano do curso de mestrado. O memorial inicia com breve comentário sobre o processo de composição e aspectos técnicos do Quinteto para cordas e piano, composição desenvolvida no curso de mestrado durante o primeiro ano e relevante para a posterior composição do Septeto. Relativo ao Septeto, são abordados o planejamento de sua da forma e conteúdo expressivo, seguido da descrição e comentários a respeito do processo de composição de cada movimento. O memorial passa então a uma seção mais analítica que tem como objetivo demonstrar recursos usados na busca de identidade expressiva de cada movimento e de unidade para o todo. Essa análise trata dos desafios e soluções referentes às conexões dos diversos materiais encontrados na música, dos critérios para a organização das alturas, da orquestração, do uso do ritmo e métrica, bem como das referências musicais que estimularam o processo criativo. Ao final é feita uma avaliação crítica do processo composicional e dos resultados alcançados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-12T02:50:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169486 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001049347 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169486 |
identifier_str_mv |
001049347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
audio/mpeg application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/1/001049347.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/2/001049347-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/3/001049347.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/4/001049347-02.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/5/001049347-03.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/6/001049347-04.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/7/001049347-05.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/8/001049347-06.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/9/001049347-07.mp3 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/10/001049347-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/11/001049347.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/12/001049347.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169486/13/001049347-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c05b42ac7af2370afb0692549614539 fa3eeac1cc945e6bbb564c7a7d43c956 33e20638db86fdc61895f3419ea67b78 594cbc6a092b4278a75fae4798a6ba5c a1c7b195a77663f8751fcad2312df9a1 fedd76b25f718214cb856572c2c48199 7d5bdf17ab5038a9634184e9eb574e42 380979693ec97d93ce1ed04b9b92058b 717be06e9c5a37545c7d990d8512da62 27ef01a67d03e0081d476032c2b06416 56049d7d448c48f50239fcce9b42cda5 2893381081ad6dcff3ba9be1ba2b26ad 3341dff5c31cc09d88831fd10843ebed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085422634631168 |