Elaboração de itens para uma tarefa de avaliação da compreensão de ironia verbal : indicadores de validade de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Junior, Sérgio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248505
Resumo: A ironia verbal é um fenômeno multidimensional e requer um conjunto de diferentes concepções teóricas para explicitar o processo que leva a sua compreensão. Diante da escassez de instrumentos psicométricos que mensuram a compreensão da ironia no contexto brasileiro, este trabalho tem como objetivo sugerir evidências de validade baseadas na análise de conteúdo a partir do desenvolvimento de uma tarefa de compreensão de ironia verbal. A Tarefa de Compreensão de Ironia Verbal (TCIV) foi desenvolvida no contexto de validação de um instrumento mais abrangente, o Teste de Compreensão de Linguagem Figurada, COMFIGURA. O processo de elaboração da tarefa, descrito neste trabalho, foi conduzido através de três estudos-piloto. O primeiro estudo piloto foi composto por um grupo de 40 crianças com idades entre os seis e 11 anos (M=8,2; DP=1,44) e um grupo de 52 adultos, com idades entre 18 e 49 anos (M=23,9; DP=6,73). Foram desenvolvidos 15 itens de estímulo para a tarefa, um de exemplo e 14 de teste, com diferentes tipos de ironia (afirmação contrafactual, afirmação verdadeira, pergunta, oferta e solicitação exageradamente polida), e um questionário com duas perguntas para cada item. A tarefa foi composta a partir do referencial teórico encontrado em: Modelo Pragmático de Grice, Teoria dos Atos de Fala, Menção ecoica, Recordação ecoica, Teoria Pretensa e a Teoria da Pretensa Alusão do Discurso Irônico (TPA). O segundo estudo piloto foi composto por um grupo de seis crianças com idades variando entre os seis e sete anos (M=6,28; DP=0,45). A tarefa foi composta por nove itens, de natureza contrafactual, ajustados a partir do estudo piloto anterior. Nesta segunda versão o referencial teórico restringiu-se apenas à TPA e uma das duas perguntas do questionário foi reformulada. O terceiro estudo piloto, de maior expressividade para esta dissertação, foi composto por um grupo de 26 adultos com idades entre 18 e 42 anos (M=23,2; DP=5,42). O referencial teórico e a lista de itens de estímulos mantiveram a configuração da versão do estudo piloto anterior. O questionário foi ampliado para sete perguntas a partir das dimensões de alusão à violação de uma expectativa e da insinceridade pragmática oriundas da TPA e da habilidade de teoria da mente (ToM). Os indicadores de análise semântica dos itens foram investigados através do procedimento de análise de juízes e a análise empírica foi realizada através da sistematização das respostas dos participantes. Os resultados deste terceiro estudo piloto sugerem que a TCIV possui evidências de validade de conteúdo adequadas para aferir a compreensão de ironia verbal e que uma dimensão adicional, a ToM, não prevista pela TPA, intervém no processamento da ironia verbal. É necessário dar continuidade ao processo de validação do instrumento através do aprimoramento do sistema de pontuação das respostas e da exploração de outros indicadores de validade e de fidedignidade da tarefa.
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O primeiro estudo piloto foi composto por um grupo de 40 crianças com idades entre os seis e 11 anos (M=8,2; DP=1,44) e um grupo de 52 adultos, com idades entre 18 e 49 anos (M=23,9; DP=6,73). Foram desenvolvidos 15 itens de estímulo para a tarefa, um de exemplo e 14 de teste, com diferentes tipos de ironia (afirmação contrafactual, afirmação verdadeira, pergunta, oferta e solicitação exageradamente polida), e um questionário com duas perguntas para cada item. A tarefa foi composta a partir do referencial teórico encontrado em: Modelo Pragmático de Grice, Teoria dos Atos de Fala, Menção ecoica, Recordação ecoica, Teoria Pretensa e a Teoria da Pretensa Alusão do Discurso Irônico (TPA). O segundo estudo piloto foi composto por um grupo de seis crianças com idades variando entre os seis e sete anos (M=6,28; DP=0,45). A tarefa foi composta por nove itens, de natureza contrafactual, ajustados a partir do estudo piloto anterior. Nesta segunda versão o referencial teórico restringiu-se apenas à TPA e uma das duas perguntas do questionário foi reformulada. O terceiro estudo piloto, de maior expressividade para esta dissertação, foi composto por um grupo de 26 adultos com idades entre 18 e 42 anos (M=23,2; DP=5,42). O referencial teórico e a lista de itens de estímulos mantiveram a configuração da versão do estudo piloto anterior. O questionário foi ampliado para sete perguntas a partir das dimensões de alusão à violação de uma expectativa e da insinceridade pragmática oriundas da TPA e da habilidade de teoria da mente (ToM). Os indicadores de análise semântica dos itens foram investigados através do procedimento de análise de juízes e a análise empírica foi realizada através da sistematização das respostas dos participantes. Os resultados deste terceiro estudo piloto sugerem que a TCIV possui evidências de validade de conteúdo adequadas para aferir a compreensão de ironia verbal e que uma dimensão adicional, a ToM, não prevista pela TPA, intervém no processamento da ironia verbal. É necessário dar continuidade ao processo de validação do instrumento através do aprimoramento do sistema de pontuação das respostas e da exploração de outros indicadores de validade e de fidedignidade da tarefa.Verbal irony is a multidimensional phenomenon and requires a set of different theoretical approaches to explain the process that leads to its comprehension. Considering the lack of psychometric instruments that measure irony comprehension in the Brazilian context, this study aims at suggesting validity evidence based on content analysis via the development of an irony comprehension task. The Verbal Irony Comprehension Task (VICT) was developed within the context of elaboration and validation of a more comprehensive instrument, the Figurative Language Comprehension Test (dubbed COMFIGURA). The elaboration of the task, described in this thesis, was conducted throughout three pilot studies. The first pilot comprised a group of 40 children aging from 6 to 11 years old (M=8,2; SD=1,44) and a group of 52 adults aging 18 to 49 (M=23,9; DP=6,73). Fifteen items were created as stimuli, one as a practice item and fourteen as test items, with different types of irony (counterfactual statements, true statements, question, offer and overpolite request), as well as a questionnaire with two questions for each item. The task was composed based on the theoretical framework found on Grice’s Pragmatic Model, Speech Act Theory, Echoic Mention, Echoic Reminder, Pretense Theory of Irony and on the Allusional Pretense Theory of Discourse Irony (APT). The second pilot study was composed by a group of six children aged six and seven (M=6,28; SD=0,45). The task was then made of nine items, counterfactual statements, adjusted from the previous pilot. On this second version, the theoretical framework was narrowed to APT and one of the questions was reformulated. Finally, the third pilot, which was more expressive, included a group of 26 adults with ages ranging from 18 to 42 (M=23,2, SD=5,42). Theoretical framework and sentences-stimuli were the same as the previous study. The questionnaire was expanded, now with seven questions including the dimensions of allusion to a failed expectation and pragmatic insincerity from APT and Theory of Mind (ToM). Semantic analysis indicators were investigated through a multiple judge analysis and the empirical analysis was carried out through systematization of participants’ answers. Results from this third pilot study suggest that the task presents appropriate content validity evidence to assess verbal irony comprehension, and that an additional dimension, ToM, not predicted by APT, acts on verbal irony processing. It is necessary to continue the process of validation of the instrument through an improvement on the scoring system and through the exploration of other task validity and reliability indicators.application/pdfporIronia verbalPsicolinguísticaPsicometriaLinguísticaVerbal ironyVerbal irony comprehensionAllusional Pretense Theory of Discourse IronyPsychometricsPsycholinguisticsElaboração de itens para uma tarefa de avaliação da compreensão de ironia verbal : indicadores de validade de conteúdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107355.pdf.txt001107355.pdf.txtExtracted Texttext/plain291219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248505/2/001107355.pdf.txt0cb4182b6b9dc595ade002a98d73a748MD52ORIGINAL001107355.pdfTexto completoapplication/pdf1212418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248505/1/001107355.pdff53c3f61f314ef4076d00f4c58c55668MD5110183/2485052022-09-07 04:50:17.73049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:50:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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