No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas da Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188195
Resumo: A poesia brasileira contemporânea escrita por poetas mulheres tem oxigenado e potencializado a produção poética atual. Os textos poéticos, diferentes entre si, alavancam linhas de força e de criação que tornam variado o produzir poético na contemporaneidade. Diante desses pressupostos, essa pesquisa pretende estabelecer uma relação entre a poesia do presente e as noções de tempo, arquivo e corpo. Como base de reflexão, se desenvolve um pensamento acerca do coreografar da (e na) poesia. Esse coreografar, advindo das perspectivas teóricas da dança, é entendido, no âmbito desse estudo, como um exercício de esgarçar a linguagem, procurando nela aquilo que ela não diz. A poesia de mulheres, nesse sentido, coloca em declínio as significações habituais, haja vista que a construção dos sentidos na poesia está sempre por fazer e sendo feita. O desígnio desse trabalho não é elaborar considerações encerradas e estáticas acerca da poesia do presente, mas coreografar com essas produções, extraindo desse encontro uma experiência de saber. Entregar-se para a inclinação coreográfica do poema é permitir a formação de leituras que acrescentam ao debate da poesia contemporânea. Para tanto, esse trabalho se interessa pelo estudo das obras de Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Bruna Beber, Cristiane Sobral, Laura Liuzzi e Maria Rezende, poetas em atividade no Brasil hoje. A chave teórica do estudo tensiona as contribuições tanto de autores(as) modernos(as) quanto de autores(as) contemporâneos(as). Outrossim, são colocadas em interação leituras no campo da dança, da filosofia, e da literatura contemporânea. Com a intenção de explicitar e delimitar os movimentos coreográficos feitos na poesia, o texto dessa dissertação é fragmentado em três partes. A primeira parte, intitulada de “Coreografias no tempo e com o tempo”, explora os rompimentos, as aberturas e os afastamentos que a poesia promove no e em tempo presente. A segunda parte, “Coreografias no e do arquivo”, problematiza as associações e as correspondências operadas pela poesia no e com o arquivo literário e cultural. A terceira parte, denominada de “Coreografias dos corpos”, investiga a heterogênea e robusta presença das corporeidades na poesia hoje. Por fim, as experiências de saber que marcam o coreografar poético estimulam outras sensibilidades, instigam outras linhas imaginativas, e esgarçam a linguagem visando liberar e poetizar as significações e as inscrições inteligíveis.
id URGS_64453883be307e3027c2cb36bc0fc78a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188195
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Douglas da RosaBittencourt, Rita Lenira de Freitas2019-01-26T02:35:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/188195001085137A poesia brasileira contemporânea escrita por poetas mulheres tem oxigenado e potencializado a produção poética atual. Os textos poéticos, diferentes entre si, alavancam linhas de força e de criação que tornam variado o produzir poético na contemporaneidade. Diante desses pressupostos, essa pesquisa pretende estabelecer uma relação entre a poesia do presente e as noções de tempo, arquivo e corpo. Como base de reflexão, se desenvolve um pensamento acerca do coreografar da (e na) poesia. Esse coreografar, advindo das perspectivas teóricas da dança, é entendido, no âmbito desse estudo, como um exercício de esgarçar a linguagem, procurando nela aquilo que ela não diz. A poesia de mulheres, nesse sentido, coloca em declínio as significações habituais, haja vista que a construção dos sentidos na poesia está sempre por fazer e sendo feita. O desígnio desse trabalho não é elaborar considerações encerradas e estáticas acerca da poesia do presente, mas coreografar com essas produções, extraindo desse encontro uma experiência de saber. Entregar-se para a inclinação coreográfica do poema é permitir a formação de leituras que acrescentam ao debate da poesia contemporânea. Para tanto, esse trabalho se interessa pelo estudo das obras de Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Bruna Beber, Cristiane Sobral, Laura Liuzzi e Maria Rezende, poetas em atividade no Brasil hoje. A chave teórica do estudo tensiona as contribuições tanto de autores(as) modernos(as) quanto de autores(as) contemporâneos(as). Outrossim, são colocadas em interação leituras no campo da dança, da filosofia, e da literatura contemporânea. Com a intenção de explicitar e delimitar os movimentos coreográficos feitos na poesia, o texto dessa dissertação é fragmentado em três partes. A primeira parte, intitulada de “Coreografias no tempo e com o tempo”, explora os rompimentos, as aberturas e os afastamentos que a poesia promove no e em tempo presente. A segunda parte, “Coreografias no e do arquivo”, problematiza as associações e as correspondências operadas pela poesia no e com o arquivo literário e cultural. A terceira parte, denominada de “Coreografias dos corpos”, investiga a heterogênea e robusta presença das corporeidades na poesia hoje. Por fim, as experiências de saber que marcam o coreografar poético estimulam outras sensibilidades, instigam outras linhas imaginativas, e esgarçam a linguagem visando liberar e poetizar as significações e as inscrições inteligíveis.La poesía brasileña contemporánea escrita por poetas mujeres ha estimulado y potenciado la producción poética actual. Los textos poéticos, distintos entre sí, impulsan líneas de fuerza y de creación que transforman en algo variado la producción poética en la contemporaneidad. Frente a estas suposiciones, esta investigación pretende establecer una relación entre la poesía del presente y las nociones de tiempo, archivo y cuerpo. Como base de reflexión, se desarrolla un pensamiento acerca del coreografiar de (y en) la poesía. Esto a que llamamos coreografiar, proveniente de las perspectivas teóricas de la danza, es entendido, en el ámbito de este estudio, como un ejercicio de desmenuzar el lenguaje, buscando en ella aquello que ella no dice. La poesía hecha por mujeres, en este sentido, debilita las significaciones habituales, considerando que la construcción de los sentidos en la poesía está siempre por hacer y siendo hecha. El propósito de este trabajo no es formular consideraciones cerradas y estáticas acerca de la poesía actual, pero coreografiar con estas producciones, extrayendo de este encuentro una experiencia de saber. Entregarse a la inclinación coreográfica del poema es permitir la formación de lecturas que añaden algo al debate de la poesía contemporánea. Para estos fines, este trabajo tiene un interés por los estudios de las obras de Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Bruna Beber, Cristiane Sobral, Laura Liuzzi y Maria Rezende, poetas que actúan en Brasil hoy. La clave teórica de la investigación tensa las contribuciones de autoras y autores modernos, así como las de autoras y autores contemporáneos. Además, son puestas en interacción lecturas en la esfera de la danza, de la filosofía y de la literatura contemporánea. Con la intención de explicitar y de delimitar los movimientos coreográficos hechos en la poesía, el texto de esta disertación está fragmentado en tres partes. La primera parte, titulada “Coreografías en el tiempo y con el tiempo”, explora las rupturas, las aperturas y los alejamientos que la poesía promueve en el tiempo. En la segunda parte, “Coreografías en el archivo y del archivo”, problematiza las asociaciones y las correspondencias de la poesía en el archivo literario y cultural. La tercera parte, que está nombrada “Coreografías de los cuerpos”, investiga la heterogénea y robusta presencia de las corporeidades en la poesía hoy. Así, las experiencias de saber que marcan este coreografiar poético estimulan otras sensibilidades, incitan otras líneas imaginativas y desmenuzan el lenguaje, proponiendo liberar y poetizar las significaciones y los registros inteligibles.application/pdfporLiteratura brasileira : PoesiaDançaPoesia contemporâneaMulheres na literaturaLiteraturaPoesía Brasileña ContemporáneaPoesía y DanzaPoesía del presentePoetas MujeresNo coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085137.pdf.txt001085137.pdf.txtExtracted Texttext/plain359285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188195/2/001085137.pdf.txt9fa7798d902e392539683c823e7ca986MD52ORIGINAL001085137.pdfTexto completoapplication/pdf1364577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188195/1/001085137.pdfe68ac96b8f08b4e50084b0315aab0340MD5110183/1881952019-01-27 02:31:30.147152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
title No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
spellingShingle No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
Silva, Douglas da Rosa
Literatura brasileira : Poesia
Dança
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Literatura
Poesía Brasileña Contemporánea
Poesía y Danza
Poesía del presente
Poetas Mujeres
title_short No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
title_full No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
title_fullStr No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
title_full_unstemmed No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
title_sort No coreografar da poesia do presente : entre tempos, arquivos e corpos
author Silva, Douglas da Rosa
author_facet Silva, Douglas da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
contributor_str_mv Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira : Poesia
Dança
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Literatura
topic Literatura brasileira : Poesia
Dança
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Literatura
Poesía Brasileña Contemporánea
Poesía y Danza
Poesía del presente
Poetas Mujeres
dc.subject.spa.fl_str_mv Poesía Brasileña Contemporánea
Poesía y Danza
Poesía del presente
Poetas Mujeres
description A poesia brasileira contemporânea escrita por poetas mulheres tem oxigenado e potencializado a produção poética atual. Os textos poéticos, diferentes entre si, alavancam linhas de força e de criação que tornam variado o produzir poético na contemporaneidade. Diante desses pressupostos, essa pesquisa pretende estabelecer uma relação entre a poesia do presente e as noções de tempo, arquivo e corpo. Como base de reflexão, se desenvolve um pensamento acerca do coreografar da (e na) poesia. Esse coreografar, advindo das perspectivas teóricas da dança, é entendido, no âmbito desse estudo, como um exercício de esgarçar a linguagem, procurando nela aquilo que ela não diz. A poesia de mulheres, nesse sentido, coloca em declínio as significações habituais, haja vista que a construção dos sentidos na poesia está sempre por fazer e sendo feita. O desígnio desse trabalho não é elaborar considerações encerradas e estáticas acerca da poesia do presente, mas coreografar com essas produções, extraindo desse encontro uma experiência de saber. Entregar-se para a inclinação coreográfica do poema é permitir a formação de leituras que acrescentam ao debate da poesia contemporânea. Para tanto, esse trabalho se interessa pelo estudo das obras de Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Bruna Beber, Cristiane Sobral, Laura Liuzzi e Maria Rezende, poetas em atividade no Brasil hoje. A chave teórica do estudo tensiona as contribuições tanto de autores(as) modernos(as) quanto de autores(as) contemporâneos(as). Outrossim, são colocadas em interação leituras no campo da dança, da filosofia, e da literatura contemporânea. Com a intenção de explicitar e delimitar os movimentos coreográficos feitos na poesia, o texto dessa dissertação é fragmentado em três partes. A primeira parte, intitulada de “Coreografias no tempo e com o tempo”, explora os rompimentos, as aberturas e os afastamentos que a poesia promove no e em tempo presente. A segunda parte, “Coreografias no e do arquivo”, problematiza as associações e as correspondências operadas pela poesia no e com o arquivo literário e cultural. A terceira parte, denominada de “Coreografias dos corpos”, investiga a heterogênea e robusta presença das corporeidades na poesia hoje. Por fim, as experiências de saber que marcam o coreografar poético estimulam outras sensibilidades, instigam outras linhas imaginativas, e esgarçam a linguagem visando liberar e poetizar as significações e as inscrições inteligíveis.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188195
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085137
url http://hdl.handle.net/10183/188195
identifier_str_mv 001085137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188195/2/001085137.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188195/1/001085137.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fa7798d902e392539683c823e7ca986
e68ac96b8f08b4e50084b0315aab0340
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085465231982592