Conceitos de gestão da inovação : compatibilidades da linguagem técnica na produção científica veiculada em periódicos brasileiros entre 2008 e 2012
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66832 |
Resumo: | Este estudo analisa conceitos da linguagem científica, veiculados em periódicos nacionais da área de Administração, no período de 2008 a 2012, mais precisamente, 11 revistas classificadas pelo Qualis-Capes. Para tanto, focaliza a Teoria da Gestão da Inovação, embasada na Teoria Econômica da vertente schumpeteriana e neo-schumpeteriana e na Teoria da Linguagem. O ponto de partida foi o questionamento sobre: Qual a estrutura lógica dos conceitos-chave dos artigos sobre Gestão da Inovação? O objetivo geral foi verificar a consistência da linguagem empregada na produção de artigos brasileiros sobre a Gestão da Inovação em relação à sua Teoria. Como objetivos específicos, foram definidos os seguintes: identificar conceitos-chave por meio de um estudo-piloto; confrontar os conceitos identificados encontrados com aqueles elencados no projeto da dissertação; calcular a frequência do uso de tais conceitos-chave; formar clusters com os conceitos empregados pelos pesquisadores da área e, confrontar com as teorias de base o conteúdo de alguns conceitos de maior ocorrência. Este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória, com tratamentos quantitativo (mineração de textos) e qualitativo (análise de conteúdo) de dados. Os nove conceitos pesquisados foram os seguintes: Aprendizagem; Ciência e conhecimento científico; Capacidades (capabilities); Informação; Inovação; Invenção; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Técnica e Tecnologia. O estudo-piloto constou da leitura de 31 artigos de uma das 11 revistas, cuja especialização era o tema da inovação. A análise quantitativa resultou em 10 clusters, representados por dendrogramas. A análise qualitativa confrontou alguns excertos extraídos dos artigos selecionados com as teorias de base da dissertação. O resultado da análise quantitativa apontou que os conceitos de “Informação”, “Aprendizagem” e “Tecnologia” são os que mais formam clusters com o conceito de “Inovação”. A análise qualitativa revelou que existem lacunas na relação lógica conceitual em muitos casos de aplicação dos conceitos-chave. Este motivo torna-se suficiente para estimular o surgimento de novos estudos nesta linha de tendência multidisciplinar. |
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Valent, Vinicius DornellesPadula, Antonio Domingos2013-02-21T01:39:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/66832000872227Este estudo analisa conceitos da linguagem científica, veiculados em periódicos nacionais da área de Administração, no período de 2008 a 2012, mais precisamente, 11 revistas classificadas pelo Qualis-Capes. Para tanto, focaliza a Teoria da Gestão da Inovação, embasada na Teoria Econômica da vertente schumpeteriana e neo-schumpeteriana e na Teoria da Linguagem. O ponto de partida foi o questionamento sobre: Qual a estrutura lógica dos conceitos-chave dos artigos sobre Gestão da Inovação? O objetivo geral foi verificar a consistência da linguagem empregada na produção de artigos brasileiros sobre a Gestão da Inovação em relação à sua Teoria. Como objetivos específicos, foram definidos os seguintes: identificar conceitos-chave por meio de um estudo-piloto; confrontar os conceitos identificados encontrados com aqueles elencados no projeto da dissertação; calcular a frequência do uso de tais conceitos-chave; formar clusters com os conceitos empregados pelos pesquisadores da área e, confrontar com as teorias de base o conteúdo de alguns conceitos de maior ocorrência. Este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória, com tratamentos quantitativo (mineração de textos) e qualitativo (análise de conteúdo) de dados. Os nove conceitos pesquisados foram os seguintes: Aprendizagem; Ciência e conhecimento científico; Capacidades (capabilities); Informação; Inovação; Invenção; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Técnica e Tecnologia. O estudo-piloto constou da leitura de 31 artigos de uma das 11 revistas, cuja especialização era o tema da inovação. A análise quantitativa resultou em 10 clusters, representados por dendrogramas. A análise qualitativa confrontou alguns excertos extraídos dos artigos selecionados com as teorias de base da dissertação. O resultado da análise quantitativa apontou que os conceitos de “Informação”, “Aprendizagem” e “Tecnologia” são os que mais formam clusters com o conceito de “Inovação”. A análise qualitativa revelou que existem lacunas na relação lógica conceitual em muitos casos de aplicação dos conceitos-chave. Este motivo torna-se suficiente para estimular o surgimento de novos estudos nesta linha de tendência multidisciplinar.The present study examines concepts of scientific language, conveyed in national Business Management scientific journals area, within the period between 2008 and 2012. Therefore, focuses on the theory of Innovation Management, based in the Economic Theory of schumpeterian and neo-schumpeterian strand and in the Theory of Language. The starting point was the question: "what key concepts in Innovation Management constitute a language that matches theoretical content?" The overall goal was to verify the language consistency used in some of Brazilian production of Innovation Management articles. Specific objectives were defined as follows: identify key concepts in reading scientific Brazilian articles chosen, list the key concepts related to innovation management; calculate use frequency of these key concepts; clustering the concepts used by this area researchers and compare contents of some highest occurrence concepts with based theories. This is an exploratory and descriptive research with quantitative (text mining) and qualitative (content analysis) treatment of data. The nine concepts surveyed were: Learning, Science and scientific knowledge; Capabilities; Information, Innovation, Invention, Research and Development (R&D); Technique and Technology. In order to confirm the pre-established conceptual corpus, we conducted a pilot study with a reading of 31 articles from a journal on the topic of innovation. The quantitative analysis resulted in 10 clusters, represented by dendrograms and qualitative analysis confronting extracted excerpts of selected articles with base theories of the study. The results of quantitative analysis showed that the concepts of "Information", "Learning" and "Technology" are the most clustered with the "Innovation" concept. Qualitative analysis revealed that there are gaps in the logic conceptual relationship in many of key concept applications. This fact becomes reason enough to stimulate the emergence of new studies in this multidisciplinary trendline.application/pdfporGestão da inovaçãoTeoria do conceitoProdução científicaInnovation managementTheory of conceptText miningConceitos de gestão da inovação : compatibilidades da linguagem técnica na produção científica veiculada em periódicos brasileiros entre 2008 e 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872227.pdf000872227.pdfTexto completoapplication/pdf1700114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66832/1/000872227.pdf45423be1bd579b27e99433183cdc9d1fMD51TEXT000872227.pdf.txt000872227.pdf.txtExtracted Texttext/plain209846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66832/2/000872227.pdf.txta4c4f2956aa480352b854e4d28a0335cMD52THUMBNAIL000872227.pdf.jpg000872227.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66832/3/000872227.pdf.jpg8b28cc9252e61e7705ba1c81215b3728MD5310183/668322018-10-17 07:48:31.375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:48:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo analisa conceitos da linguagem científica, veiculados em periódicos nacionais da área de Administração, no período de 2008 a 2012, mais precisamente, 11 revistas classificadas pelo Qualis-Capes. Para tanto, focaliza a Teoria da Gestão da Inovação, embasada na Teoria Econômica da vertente schumpeteriana e neo-schumpeteriana e na Teoria da Linguagem. O ponto de partida foi o questionamento sobre: Qual a estrutura lógica dos conceitos-chave dos artigos sobre Gestão da Inovação? O objetivo geral foi verificar a consistência da linguagem empregada na produção de artigos brasileiros sobre a Gestão da Inovação em relação à sua Teoria. Como objetivos específicos, foram definidos os seguintes: identificar conceitos-chave por meio de um estudo-piloto; confrontar os conceitos identificados encontrados com aqueles elencados no projeto da dissertação; calcular a frequência do uso de tais conceitos-chave; formar clusters com os conceitos empregados pelos pesquisadores da área e, confrontar com as teorias de base o conteúdo de alguns conceitos de maior ocorrência. Este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória, com tratamentos quantitativo (mineração de textos) e qualitativo (análise de conteúdo) de dados. Os nove conceitos pesquisados foram os seguintes: Aprendizagem; Ciência e conhecimento científico; Capacidades (capabilities); Informação; Inovação; Invenção; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Técnica e Tecnologia. O estudo-piloto constou da leitura de 31 artigos de uma das 11 revistas, cuja especialização era o tema da inovação. A análise quantitativa resultou em 10 clusters, representados por dendrogramas. A análise qualitativa confrontou alguns excertos extraídos dos artigos selecionados com as teorias de base da dissertação. O resultado da análise quantitativa apontou que os conceitos de “Informação”, “Aprendizagem” e “Tecnologia” são os que mais formam clusters com o conceito de “Inovação”. A análise qualitativa revelou que existem lacunas na relação lógica conceitual em muitos casos de aplicação dos conceitos-chave. Este motivo torna-se suficiente para estimular o surgimento de novos estudos nesta linha de tendência multidisciplinar. |
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