Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106489 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado. |
id |
URGS_6482b53aa5a34a07c3a618bbb252577e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106489 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Evalte, Tatiana TelchPillar, Analice Dutra2014-11-08T02:13:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/106489000941955Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado.This research aims to understand how children interact with toy books. In order to do that, the theorethical reference is based on the dircursive semiotics focusing the interactive regimes, proposed by Landowski (2009), in toy books and in the children contact with the productions. Three books to be analyzed were selected based on a research of the awards of Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) in the category toy books, market availability of award books, books narrative appropriate to the age that research comprises and of the amount of interactive possibilities. Five year students from a kindergarten school of Porto Alegre, RS, in Brazil, were selected to interact with the chosen books. The research has a qualitative emphasis; it is an exploratory study using video recording to analyze children interaction with toy books. Their behavior and talking were used to observe how they interact with the toy books. The main interactive regimes perceived during the interaction were programming regimes, accident and adjustment. The results show some evidences of how we can use these books in classrooms and how parents can better select them. It was also possible to determinate how important is the teaching of image reading in school, in a society where image is present at all times, but that very little is reflected on what is shown.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilLivroBrinquedoToy bookChildren literatureChildhood educationDiscursive semioticsInteractive regimesPara entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941955.pdf000941955.pdfTexto completoapplication/pdf91110878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/1/000941955.pdfafdac8e85bc4bcdfe21cc5f0af153cabMD51TEXT000941955.pdf.txt000941955.pdf.txtExtracted Texttext/plain243987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/2/000941955.pdf.txta6903cec98ffd00172fd663fe731d80bMD52THUMBNAIL000941955.pdf.jpg000941955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/3/000941955.pdf.jpg466a51dba6d2c545e1090b42ffb3d777MD5310183/1064892018-10-19 10:32:44.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:32:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
title |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
spellingShingle |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância Evalte, Tatiana Telch Literatura infantil Educação infantil Livro Brinquedo Toy book Children literature Childhood education Discursive semiotics Interactive regimes |
title_short |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
title_full |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
title_fullStr |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
title_full_unstemmed |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
title_sort |
Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância |
author |
Evalte, Tatiana Telch |
author_facet |
Evalte, Tatiana Telch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evalte, Tatiana Telch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Educação infantil Livro Brinquedo |
topic |
Literatura infantil Educação infantil Livro Brinquedo Toy book Children literature Childhood education Discursive semiotics Interactive regimes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Toy book Children literature Childhood education Discursive semiotics Interactive regimes |
description |
Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-08T02:13:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/106489 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941955 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/106489 |
identifier_str_mv |
000941955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/1/000941955.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/2/000941955.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/3/000941955.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afdac8e85bc4bcdfe21cc5f0af153cab a6903cec98ffd00172fd663fe731d80b 466a51dba6d2c545e1090b42ffb3d777 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085304885837824 |