Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evalte, Tatiana Telch
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106489
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado.
id URGS_6482b53aa5a34a07c3a618bbb252577e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106489
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Evalte, Tatiana TelchPillar, Analice Dutra2014-11-08T02:13:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/106489000941955Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado.This research aims to understand how children interact with toy books. In order to do that, the theorethical reference is based on the dircursive semiotics focusing the interactive regimes, proposed by Landowski (2009), in toy books and in the children contact with the productions. Three books to be analyzed were selected based on a research of the awards of Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) in the category toy books, market availability of award books, books narrative appropriate to the age that research comprises and of the amount of interactive possibilities. Five year students from a kindergarten school of Porto Alegre, RS, in Brazil, were selected to interact with the chosen books. The research has a qualitative emphasis; it is an exploratory study using video recording to analyze children interaction with toy books. Their behavior and talking were used to observe how they interact with the toy books. The main interactive regimes perceived during the interaction were programming regimes, accident and adjustment. The results show some evidences of how we can use these books in classrooms and how parents can better select them. It was also possible to determinate how important is the teaching of image reading in school, in a society where image is present at all times, but that very little is reflected on what is shown.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilLivroBrinquedoToy bookChildren literatureChildhood educationDiscursive semioticsInteractive regimesPara entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941955.pdf000941955.pdfTexto completoapplication/pdf91110878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/1/000941955.pdfafdac8e85bc4bcdfe21cc5f0af153cabMD51TEXT000941955.pdf.txt000941955.pdf.txtExtracted Texttext/plain243987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/2/000941955.pdf.txta6903cec98ffd00172fd663fe731d80bMD52THUMBNAIL000941955.pdf.jpg000941955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/3/000941955.pdf.jpg466a51dba6d2c545e1090b42ffb3d777MD5310183/1064892018-10-19 10:32:44.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:32:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
title Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
spellingShingle Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
Evalte, Tatiana Telch
Literatura infantil
Educação infantil
Livro
Brinquedo
Toy book
Children literature
Childhood education
Discursive semiotics
Interactive regimes
title_short Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
title_full Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
title_fullStr Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
title_full_unstemmed Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
title_sort Para entender o livro-brinquedo : arte e literatura na infância
author Evalte, Tatiana Telch
author_facet Evalte, Tatiana Telch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evalte, Tatiana Telch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação infantil
Livro
Brinquedo
topic Literatura infantil
Educação infantil
Livro
Brinquedo
Toy book
Children literature
Childhood education
Discursive semiotics
Interactive regimes
dc.subject.eng.fl_str_mv Toy book
Children literature
Childhood education
Discursive semiotics
Interactive regimes
description Esta dissertação tem como objetivo entender como se dá a interação da criança com o livro-brinquedo. Para tanto, como referencial teórico, se apoia nos estudos da semiótica discursiva enfocando os regimes de interação propostos por Landowski (2009) no contato das crianças com essas produções. A partir de um levantamento das premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria livro-brinquedo, da acessibilidade aos livros premiados, de possuírem uma narrativa adequada à faixa etária que a pesquisa compreende e de ter mais possibilidades de interação, foram selecionados três livros para análise. Para a interação com os livros foi selecionada uma turma de alunos de cinco anos, de uma escola de educação infantil, da cidade de Porto Alegre (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu num estudo exploratório e se utilizou de vídeo-gravação para análise da interação criança/livro. A partir das falas das crianças e também das suas manifestações de comportamento, foi possível constatar como elas interagiram com o livro-brinquedo. Os principais regimes de interação percebidos na relação criança/livro foram os regimes da programação, acidente e ajustamento. Os resultados apontam alguns indícios de como podemos usar esses livros nas salas de aulas e como os pais podem melhor escolhê-los. Também foi possível evidenciar como se faz importante o ensino da leitura de imagem na escola numa sociedade onde a imagem está presente a todo o momento, mas que pouco se reflete sobre o que é mostrado.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-08T02:13:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106489
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941955
url http://hdl.handle.net/10183/106489
identifier_str_mv 000941955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/1/000941955.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/2/000941955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106489/3/000941955.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv afdac8e85bc4bcdfe21cc5f0af153cab
a6903cec98ffd00172fd663fe731d80b
466a51dba6d2c545e1090b42ffb3d777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085304885837824