Variações sobre a Saudade (2021) : a não originalidade e a poesia pós-tudo de Patrícia Lino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Bianca Raupp
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277549
Resumo: Esta dissertação pretende analisar a não originalidade presente na obra Variações sobre a Saudade (2021), de Patrícia Lino, com vistas a entendê-la como, à similitude do que primordialmente propôs Augusto de Campos, uma antologia de poemas pós-tudo. Em um primeiro momento, objetiva-se revisar o corpus teórico de Marjorie Perloff, Kenneth Goldsmith e Leonardo Villa-Forte acerca de seus entendimentos sobre obras literárias calcadas na apropriação de outros textos, isto é, de escritas não originais ou não criativas, a fim de entender como a não originalidade acontece tanto em, majoritariamente, exemplos da literatura brasileira contemporânea quanto em Variações sobre a Saudade. No segundo capítulo, traça-se quatro métodos protagonistas à qualificação da obra Variações sobre a Saudade enquanto não original, sendo eles a recusa e a subversão do mito da genialidade, a repetição de outros textos, a paródia e a intermidialidade. Ainda, questiona-se os motivos pelos quais há ou diferenças ou sinonímias ao se nomear textos que se apropriam de outros textos como não originais, tal como defende Perloff, ou não criativos, tal como primordialmente defendeu Goldsmith e deu seguimento Villa-Forte. No terceiro capítulo, a partir de, principalmente, Nicolas Bourriaud, pensa-se, à similitude das ideias de Perloff e Augusto de Campos acerca da recusa da existência de uma pós-modernidade, por que a poesia de Lino, em Variações sobre a Saudade, seria pós-tudo. Dessa forma, sem objetivar-se limitar um final a esta pesquisa, analisa-se Variações sobre a Saudade enquanto uma obra que, por recusar sua própria finitude e manter-se em constante variação, traça, ao invés de finais, trajetos, que, sem radicalmente apagarem raízes portuguesas acerca da saudade, conseguem, a partir de suas apropriações, reconstruí-las e repensá-las.
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No segundo capítulo, traça-se quatro métodos protagonistas à qualificação da obra Variações sobre a Saudade enquanto não original, sendo eles a recusa e a subversão do mito da genialidade, a repetição de outros textos, a paródia e a intermidialidade. Ainda, questiona-se os motivos pelos quais há ou diferenças ou sinonímias ao se nomear textos que se apropriam de outros textos como não originais, tal como defende Perloff, ou não criativos, tal como primordialmente defendeu Goldsmith e deu seguimento Villa-Forte. No terceiro capítulo, a partir de, principalmente, Nicolas Bourriaud, pensa-se, à similitude das ideias de Perloff e Augusto de Campos acerca da recusa da existência de uma pós-modernidade, por que a poesia de Lino, em Variações sobre a Saudade, seria pós-tudo. Dessa forma, sem objetivar-se limitar um final a esta pesquisa, analisa-se Variações sobre a Saudade enquanto uma obra que, por recusar sua própria finitude e manter-se em constante variação, traça, ao invés de finais, trajetos, que, sem radicalmente apagarem raízes portuguesas acerca da saudade, conseguem, a partir de suas apropriações, reconstruí-las e repensá-las.The present work aims to analyze and reflect upon the unoriginality found in Patrícia Lino’s Variações sobre a Saudade (2021) in order to propose an understanding of her work as an anthology of post-everything poetry, similar to what was proposed initially by Augusto de Campos. Firstly, I aim to review the theoretical corpus by Marjorie Perloff, Kenneth Goldsmith, and Leonardo Villa-Forte about their views on literary works based on the appropriation of other texts, that is, on unoriginal or uncreative writings, in order to understand how unoriginality presents itself not only (and mainly) in examples from contemporary Brazilian literature, but also in Variações sobre a Saudade. Secondly, four main characteristics which qualify Variações sobre a Saudade as an unoriginal work are delineated. These characteristics are: the refusal and subversion of the myth of the genius, the repetition of other texts, parody, and intermediality. In the second chapter, I question the reasons why there are differences or synonyms when naming texts which appropriate other texts as unoriginals, as defended by Perloff, or uncreatives, as defended firstly by Goldsmith and latterly by Villa-Forte. Lastly, based mainly on Nicolas Bourriaud and considering, as well, Perloff’s and Augusto de Campos’s ideas concerning the rejection of the existence of a post-modernity, I reflect on why Lino’s poetry in Variações sobre a Saudade would be considered post-everything. In this manner, not intending to demarcate an ending to this research, I analyze Variações sobre a Saudade as a work which, by refusing its own finitude and maintaining a state of constant change, does not trace endings, but pathways which, without erasing Portuguese roots concerning the feeling of 'saudade' (missing something or someone), and through its appropriation of them, is able to reconstruct and rethink them.application/pdfporPoesiaApropriação (Literatura)Escrita literáriaRepetição em literaturaParódia na literaturaIntermidialidadeUnoriginalityUncreative writingPost-everything poetryPatrícia LinoVariações sobre a Saudade (2021) : a não originalidade e a poesia pós-tudo de Patrícia Linoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208971.pdf.txt001208971.pdf.txtExtracted Texttext/plain228011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277549/2/001208971.pdf.txt323c5e66e5d978f076862221071fc452MD52ORIGINAL001208971.pdfTexto completoapplication/pdf3529910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277549/1/001208971.pdfe3b2fdcfdbd9c20568a9b2f575bab139MD5110183/2775492024-08-24 06:42:17.304109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-24T09:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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