A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219421 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em sua pós-graduação. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem um amplo e valoroso programa de iniciação científica fazendo com que graduandos ingressem na pós-graduação com embasamento prévio e conhecimento da área previamente conhecida. |
id |
URGS_64bd0bb73588103de40540b58c3c34e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219421 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Costa, Severino Henrique daAlmeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de2021-04-02T04:26:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/219421001124101Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em sua pós-graduação. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem um amplo e valoroso programa de iniciação científica fazendo com que graduandos ingressem na pós-graduação com embasamento prévio e conhecimento da área previamente conhecida.This study aimed to investigate the insertion of students from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), from the Biological Sciences course and who entered graduate school. For this, functional data was sought from the Dean of Research and Graduate Studies at UFRPE and the database of the Scientific Initiation and Graduate Coordination Program was consulted. The research, with a predominantly qualitative approach, showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates in their graduate studies. It is concluded that the Federal Rural University of Pernambuco has a wide and valued program of scientific initiation, causing undergraduate students to enter graduate school with previous knowledge and knowledge of the previously known area.application/pdfporEducação de pós-graduaçãoIniciação científicaAluno egressoCiências biológicasGraduatesBiological sciencesA importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124101.pdf.txt001124101.pdf.txtExtracted Texttext/plain81494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219421/2/001124101.pdf.txta109f31b6522f1d5aaa87f80df6d8ce1MD52ORIGINAL001124101.pdfTexto completoapplication/pdf1076581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219421/1/001124101.pdf998d7e8530b32f247486de5f7dae60c6MD5110183/2194212023-02-10 06:05:31.369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-10T08:05:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
title |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
spellingShingle |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Costa, Severino Henrique da Educação de pós-graduação Iniciação científica Aluno egresso Ciências biológicas Graduates Biological sciences |
title_short |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
title_full |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
title_fullStr |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
title_full_unstemmed |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
title_sort |
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
author |
Costa, Severino Henrique da |
author_facet |
Costa, Severino Henrique da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Severino Henrique da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de |
contributor_str_mv |
Almeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de pós-graduação Iniciação científica Aluno egresso Ciências biológicas |
topic |
Educação de pós-graduação Iniciação científica Aluno egresso Ciências biológicas Graduates Biological sciences |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Graduates Biological sciences |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em sua pós-graduação. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem um amplo e valoroso programa de iniciação científica fazendo com que graduandos ingressem na pós-graduação com embasamento prévio e conhecimento da área previamente conhecida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-02T04:26:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219421 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219421 |
identifier_str_mv |
001124101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219421/2/001124101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219421/1/001124101.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a109f31b6522f1d5aaa87f80df6d8ce1 998d7e8530b32f247486de5f7dae60c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085549433683968 |