CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miletto, Evandro Manara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22815
Resumo: Criação musical é considerada uma atividade individual realizada por músicos. Desde que a música tem servido como motivação natural para formação de comunidades, novas modalidades tem sido criadas por meio do uso da tecnologia e uma potencial convergência de atividades sociais e a criação musical é campo denominado Networked Music (música em rede), que permite que pessoas explorem as implicações da interconexão de seus computadores e compartilhem experiências musicais como atividades sociais através da música. Esta tese assume que um ambiente de música em rede, se projetado especificamente para isso, pode estimular formas sociais de criação musical, mesmo para usuários leigos em música - pessoas que não possuem conhecimento musical. O objetivo desta tese é investigar como a tecnologia musical pode proporcionar suporte adequado para criação musical e discutir como é possível eliminar obstáculos naturais para esta atividade, bem como definir requisitos orientados especificamente para leigos em música. Como resultado principal e ambiente para teste desta pesquisa, apresentar CODES (Cooperative Music Prototypes Design - Projeto de Protótipos Musicais Cooperativos) - um ambiente baseado na Web, direcionado e projetado para suportar criação musical cooperativa por leigos em música. A natureza prototípica de CODES está projetada e contruída sob uma perspectiva orientada a leigos, para proporcionar-lhes condições para experimentação com música combinando, ouvindo e rearranjando padrões sonoros para criar peças musicais simples - chamadas Protótipos Musicais. Ainda, os usuários de CODES podem cooperar com parceiros num processo de criação de protótipos musicais cíclico e colaborativo (chamado Prototipação Musical Cooperativa ), usando mecanismos de percepção, argumentação e negociação personalizados para permitir que um estágio consensual final seja atingido. Ao longo deste volume, os principais conceitos, princípios, requisitos e características de CODES são apresentados e os detalhes do projeto, implementação e avaliação com usuários reais são descritos.
id URGS_64ef0a0d2b9d45d28583296832b7abba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22815
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Miletto, Evandro ManaraPimenta, Marcelo Soares2010-05-25T04:17:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/22815000740701Criação musical é considerada uma atividade individual realizada por músicos. Desde que a música tem servido como motivação natural para formação de comunidades, novas modalidades tem sido criadas por meio do uso da tecnologia e uma potencial convergência de atividades sociais e a criação musical é campo denominado Networked Music (música em rede), que permite que pessoas explorem as implicações da interconexão de seus computadores e compartilhem experiências musicais como atividades sociais através da música. Esta tese assume que um ambiente de música em rede, se projetado especificamente para isso, pode estimular formas sociais de criação musical, mesmo para usuários leigos em música - pessoas que não possuem conhecimento musical. O objetivo desta tese é investigar como a tecnologia musical pode proporcionar suporte adequado para criação musical e discutir como é possível eliminar obstáculos naturais para esta atividade, bem como definir requisitos orientados especificamente para leigos em música. Como resultado principal e ambiente para teste desta pesquisa, apresentar CODES (Cooperative Music Prototypes Design - Projeto de Protótipos Musicais Cooperativos) - um ambiente baseado na Web, direcionado e projetado para suportar criação musical cooperativa por leigos em música. A natureza prototípica de CODES está projetada e contruída sob uma perspectiva orientada a leigos, para proporcionar-lhes condições para experimentação com música combinando, ouvindo e rearranjando padrões sonoros para criar peças musicais simples - chamadas Protótipos Musicais. Ainda, os usuários de CODES podem cooperar com parceiros num processo de criação de protótipos musicais cíclico e colaborativo (chamado Prototipação Musical Cooperativa ), usando mecanismos de percepção, argumentação e negociação personalizados para permitir que um estágio consensual final seja atingido. Ao longo deste volume, os principais conceitos, princípios, requisitos e características de CODES são apresentados e os detalhes do projeto, implementação e avaliação com usuários reais são descritos.Music creation is considered as mostly a solitary activity performed by musicians. Since music has traditionally served as a natural motivation for community formation, new modalities have been created by means of use of technology, and one potential convergency of social activities and music making is the field of "Networked Music". It allows people to explore the implications of interconnecting their computers, and share musical experience as a social activity through music. This thesis assumes that a networked music environment - if specifically designed for that - can stimulate social ways of music creation, even by novices in music - people assumed to have no previous knowledge of music. The goal of this thesis is to investigate how networked music technology can provide adequate support for music creation, to discuss how it is possible to overcome a set of natural barriers, and to define requirements specifically oriented to users novices in music, and, as the main result and testbed of this research, to introduce CODES (Cooperative Music Prototypes Design) - a Web-based novice-oriented environment designed to support cooperative music creation. The prototypical nature of CODES is designed and built in order to provide a novice-oriented perspective, as a novice may experiment with music by combining, listening and rearranging pre-defined sound patterns to create simple musical pieces - called Music Prototypes. Furthermore, CODES users may cooperate with partners in a cyclical and collaborative process of music prototypes creation - called Cooperative Music Prototyping, using customized awareness, argumentation, and negotiation mechanisms until a final consensual music prototype stage is reached. Throughout this volume, the main concepts, principles, requirements and characteristics of CODES are presented, and the details of design, implementation of CODES and its evaluation by actual users are described.application/pdfengComputação musicalPrototipação musicalTrabalho cooperativoRedes : ComputadoresCooperative music prototypingNetworked musicInterfaces for novicesCODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototypingUm ambiente cooperativo e interativo na web para prototipação musical info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740701.pdf000740701.pdfTexto completo (inglês)application/pdf14721739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/1/000740701.pdfb3b3dc8af11294f6b293d8ea6078bc8aMD51TEXT000740701.pdf.txt000740701.pdf.txtExtracted Texttext/plain322351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/2/000740701.pdf.txt9f12a5e5f287c6828b7b4fdc1e58889bMD52THUMBNAIL000740701.pdf.jpg000740701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/3/000740701.pdf.jpg84756a1fcca0333e5a1ab7ef430f6967MD5310183/228152021-05-07 04:54:20.023919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:54:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Um ambiente cooperativo e interativo na web para prototipação musical
title CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
spellingShingle CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
Miletto, Evandro Manara
Computação musical
Prototipação musical
Trabalho cooperativo
Redes : Computadores
Cooperative music prototyping
Networked music
Interfaces for novices
title_short CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
title_full CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
title_fullStr CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
title_full_unstemmed CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
title_sort CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
author Miletto, Evandro Manara
author_facet Miletto, Evandro Manara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miletto, Evandro Manara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Marcelo Soares
contributor_str_mv Pimenta, Marcelo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Computação musical
Prototipação musical
Trabalho cooperativo
Redes : Computadores
topic Computação musical
Prototipação musical
Trabalho cooperativo
Redes : Computadores
Cooperative music prototyping
Networked music
Interfaces for novices
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative music prototyping
Networked music
Interfaces for novices
description Criação musical é considerada uma atividade individual realizada por músicos. Desde que a música tem servido como motivação natural para formação de comunidades, novas modalidades tem sido criadas por meio do uso da tecnologia e uma potencial convergência de atividades sociais e a criação musical é campo denominado Networked Music (música em rede), que permite que pessoas explorem as implicações da interconexão de seus computadores e compartilhem experiências musicais como atividades sociais através da música. Esta tese assume que um ambiente de música em rede, se projetado especificamente para isso, pode estimular formas sociais de criação musical, mesmo para usuários leigos em música - pessoas que não possuem conhecimento musical. O objetivo desta tese é investigar como a tecnologia musical pode proporcionar suporte adequado para criação musical e discutir como é possível eliminar obstáculos naturais para esta atividade, bem como definir requisitos orientados especificamente para leigos em música. Como resultado principal e ambiente para teste desta pesquisa, apresentar CODES (Cooperative Music Prototypes Design - Projeto de Protótipos Musicais Cooperativos) - um ambiente baseado na Web, direcionado e projetado para suportar criação musical cooperativa por leigos em música. A natureza prototípica de CODES está projetada e contruída sob uma perspectiva orientada a leigos, para proporcionar-lhes condições para experimentação com música combinando, ouvindo e rearranjando padrões sonoros para criar peças musicais simples - chamadas Protótipos Musicais. Ainda, os usuários de CODES podem cooperar com parceiros num processo de criação de protótipos musicais cíclico e colaborativo (chamado Prototipação Musical Cooperativa ), usando mecanismos de percepção, argumentação e negociação personalizados para permitir que um estágio consensual final seja atingido. Ao longo deste volume, os principais conceitos, princípios, requisitos e características de CODES são apresentados e os detalhes do projeto, implementação e avaliação com usuários reais são descritos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-25T04:17:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740701
url http://hdl.handle.net/10183/22815
identifier_str_mv 000740701
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/1/000740701.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/2/000740701.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22815/3/000740701.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3b3dc8af11294f6b293d8ea6078bc8a
9f12a5e5f287c6828b7b4fdc1e58889b
84756a1fcca0333e5a1ab7ef430f6967
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085173928132608