Efetividade do programa de educação pelo trabalho para a saúde do PET UFRGS : na perspectiva de alunos, preceptores e tutores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202390 |
Resumo: | Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciado em 2008, dos Ministérios da Saúde e da Educação, visa qualificar a formação profissional e a educação permanente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo avalia a efetividade, ainda pouco conhecida, do Programa na perspectiva de alunos, preceptores e tutores. Metodologia: Estudo transversal de base populacional. Enviado questionário eletrônico aos participantes ativos e egressos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de2008 a 2014 (Participação 80,5%; n=445/553). A efetividade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é avaliada através da clareza do propósito, adequação do processo e impacto, medidos pelo Questionário de Avaliação de Supervisão Clínica (escala de zero a 4,00). Resultados: A média das escalas de propósito, processo e impacto foi aproximadamente 3,00, indicando efetividade com restrições. Houve maiores restrições ao processo: atividades pouco interessantes, desconfiança mutua e problemas de relacionamento no grupo, despreparo de preceptores e tutores para o processo. Inadequação do processo e baixo impacto foram motivos de abandono do programa frequentemente citados. Houve associação positiva do propósito, processo e impacto percebidos com a intenção de recomendar o programa (ANOVA, p=<0,001); e entre efetividade percebida e sexo, função no programa e ano do edital. Em média, a clareza do propósito foi menor e o impacto, maior nos alunos, comparados aos demais (ANOVA, p = 0,026 e p<0,001). A adequação do processo aumentou com a hierarquia da função; o impacto percebido foi maior no sexo feminino (ANOVA, p=0, 024); os três aspectos da efetividade aumentaram dos primeiros editais aos mais recentes (ANOVA p<0, 001). Discussão e conclusão: Os participantes consideram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde efetivo, com restrições. O impacto foi maior na formação profissional do que na educação permanente. Capacitar preceptores e tutores para o processo da educação pelo trabalho no Sistema Único de Saúde poderá avançar a efetividade do programa. |
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Rodrigues, Maria da Graça MunaretoDrachler, Maria de Lourdes2019-12-07T04:05:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/202390001002130Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciado em 2008, dos Ministérios da Saúde e da Educação, visa qualificar a formação profissional e a educação permanente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo avalia a efetividade, ainda pouco conhecida, do Programa na perspectiva de alunos, preceptores e tutores. Metodologia: Estudo transversal de base populacional. Enviado questionário eletrônico aos participantes ativos e egressos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de2008 a 2014 (Participação 80,5%; n=445/553). A efetividade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é avaliada através da clareza do propósito, adequação do processo e impacto, medidos pelo Questionário de Avaliação de Supervisão Clínica (escala de zero a 4,00). Resultados: A média das escalas de propósito, processo e impacto foi aproximadamente 3,00, indicando efetividade com restrições. Houve maiores restrições ao processo: atividades pouco interessantes, desconfiança mutua e problemas de relacionamento no grupo, despreparo de preceptores e tutores para o processo. Inadequação do processo e baixo impacto foram motivos de abandono do programa frequentemente citados. Houve associação positiva do propósito, processo e impacto percebidos com a intenção de recomendar o programa (ANOVA, p=<0,001); e entre efetividade percebida e sexo, função no programa e ano do edital. Em média, a clareza do propósito foi menor e o impacto, maior nos alunos, comparados aos demais (ANOVA, p = 0,026 e p<0,001). A adequação do processo aumentou com a hierarquia da função; o impacto percebido foi maior no sexo feminino (ANOVA, p=0, 024); os três aspectos da efetividade aumentaram dos primeiros editais aos mais recentes (ANOVA p<0, 001). Discussão e conclusão: Os participantes consideram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde efetivo, com restrições. O impacto foi maior na formação profissional do que na educação permanente. Capacitar preceptores e tutores para o processo da educação pelo trabalho no Sistema Único de Saúde poderá avançar a efetividade do programa.Introduction: The Program Education Through Work in Health (PET-Saúde), of the Ministries of Health and of Education, aims the vocational training and the continuing education for SUS. Started in 2008, its effectiveness is still unknown. This paper evaluates its effectiveness from the perspective of the student, preceptors and tutors of the Program. Methods: A Cross-sectional, population-based study sent Questionnaire Electronic to active participants and graduates of PET-Saúde of Federal University of Rio Grande do Sul from 2008 to 2014 (Participation of 80.5%, n = 445/553). The effectiveness of PET was pointed out by the clarity of purpose, the adequacy of process and the impact, measured by the Clinical Supervision Evaluation Questionnaire(scale from zero to 4,00). Results: The mean of the scales of purpose, process and impact was approximately 3.00, indicating effectiveness with restrictions. There were greater restrictions in the process: activities of little interesting, mutual distrust and relationship problems in the group, and unpreparedness of preceptors and tutors in the process. The inadequacy of the process and its low impact was often cited as the reasons for leaving the program. There was positive association between the purpose, process and impact perceived and the intention to recommend the program (ANOVA, p = <0.001); and between the effectiveness perceived and gender, role in the program and the year of the PET’s public notice. On average, the clarity of purpose was smaller and the impact was bigger in students, compared to others (ANOVA, p = 0.026 and p <0.001). The adequacy of the process increased with the functional hierarchy; the impact perceived was bigger in woman (ANOVA, p = 0.024); the three aspects of the effectiveness increased from the first PET’s public notice to the last (ANOVA p <0.001). Discussion and conclusion: The participants consider PET-Saúde effective, with restrictions. The impact was bigger in vocational training than in continuing education. Enabling preceptors and tutors to the process of Education through Work in SUS will be able to advance the effectiveness of the program.application/pdfporPrograma PET-SAÚDEEducação em saúdeTrabalho : SaúdeIntegração ensino-serviçoEducation through work in healthPET-healthIntegration teaching-workEducation in healthImpactEfetividade do programa de educação pelo trabalho para a saúde do PET UFRGS : na perspectiva de alunos, preceptores e tutoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001002130.pdf.txt001002130.pdf.txtExtracted Texttext/plain105904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202390/2/001002130.pdf.txt7337c442e6afebd8e3dcd1349666a474MD52ORIGINAL001002130.pdfTexto completoapplication/pdf6565533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202390/1/001002130.pdf43ea04274fa40228721cf3f6e34d4bccMD5110183/2023902019-12-08 05:03:50.429509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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