Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102307 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos. |
id |
URGS_65afb9ce3d0aa5235d20a7a81ab75f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102307 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gassen, Fernanda BulegonTessler, Élida Starosta2014-09-03T02:20:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/102307000934915A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos.This study has as its object the artistic production called Picnics, a series of photo events outdoors, which have photography as their form of presentation. Thus, the series of photos involves the proposal of eating events to have as a return a photo of this shared time frame. In order to achieve that, Claude Monet’s painting Le dejeuner sur l’herbe presentes itself as the major reference and the point of departure for the eating events to take place. Aiming at reflecting on the Picnics work process, we turned to the fascicle format for this dissertation, which is divided into three parts. The format of three independent fascicles makes a sequenced reading possible. It also provides room for crossed readings, which demonstrate the dimensions of the Picnics work process. The first fascicle introduces the images that support the study regarding the elaboration of the Picnics as well as the theoretical considerations that emerge from them. In the textual architecture of the second fascicle, I made the choice for the epistolar format, based on the letters sent to peers, which have helped me think about the elements that constitute the Picnics. To Claude Monet, letters that dialogue with the constituting elements of the process, such as the picnic, the friendship, and the outdoors, were sent. As for Roland Barthes, the study investigated photography and the way it is part of my artistic process, and extended itself to the projects of a series of other artists. In the third fascicle, this research study presentes a theoretical opening to the issues found in the letters written to Monet and Barthes, mediated by other intellectuals and artists. The letters and the notes are related through a numeric correspondence, in which the former unfolds as a more informal conversation and the latter constitutes a reflection based upon other intellectuals, whether their objects be images or concepts.application/pdfporArte contemporâneaFotografiaPinturaPiqueniqueAmizadeReferências pictóricasPoeticas visuaisPhotographyPicnicFriendshipPictorial referencesNotações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934915.pdf000934915.pdfParte 1application/pdf172377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/1/000934915.pdfca109b21a5b908e3eecd73c92b3f3739MD51000934915-02.pdf000934915-02.pdfParte 2application/pdf7077412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/2/000934915-02.pdf0fdf6aca9349a93827d756e5934343e7MD52000934915-03.pdf000934915-03.pdfParte 3application/pdf281696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/3/000934915-03.pdf8816036903fbb905cc94a2a8447ababbMD53000934915-04.pdf000934915-04.pdfParte 4application/pdf843889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/4/000934915-04.pdff0ebf60e85da1cd7b74a9c0cd6b402b2MD54000934915-05.pdf000934915-05.pdfParte 5application/pdf78188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/5/000934915-05.pdf195f4442068d00dfb78e5bac899728bfMD55TEXT000934915-05.pdf.txt000934915-05.pdf.txtExtracted Texttext/plain6951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/6/000934915-05.pdf.txt413ad1bf2f0709d6bca9581c09c73044MD56000934915-04.pdf.txt000934915-04.pdf.txtExtracted Texttext/plain305619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/7/000934915-04.pdf.txt710b28bfa046f269298778990d11d892MD57000934915-03.pdf.txt000934915-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain72616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/8/000934915-03.pdf.txt37f833f18150047078234273b7c773e8MD58000934915-02.pdf.txt000934915-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain17786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/9/000934915-02.pdf.txt9bfa51c8b41a88e29c8795912c249a2dMD59000934915.pdf.txt000934915.pdf.txtExtracted Texttext/plain30530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/10/000934915.pdf.txt6ed93aa639ecf6ff75daa14da883db30MD510THUMBNAIL000934915.pdf.jpg000934915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/11/000934915.pdf.jpg4c88db7cb66f97c2e5859ac2278e8cddMD511000934915-02.pdf.jpg000934915-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/12/000934915-02.pdf.jpg869aefce8b8163ee5bbab28f94bbec62MD512000934915-03.pdf.jpg000934915-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/13/000934915-03.pdf.jpg955e30500f9f39d06024c0dfd50027b7MD513000934915-04.pdf.jpg000934915-04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/14/000934915-04.pdf.jpgda527ce8ad3cbef45bd6c714b2b58abcMD514000934915-05.pdf.jpg000934915-05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/15/000934915-05.pdf.jpgdb20ebc789376dc47751adc9202b255bMD51510183/1023072018-10-23 09:01:55.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
title |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
spellingShingle |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes Gassen, Fernanda Bulegon Arte contemporânea Fotografia Pintura Piquenique Amizade Referências pictóricas Poeticas visuais Photography Picnic Friendship Pictorial references |
title_short |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
title_full |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
title_fullStr |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
title_full_unstemmed |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
title_sort |
Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes |
author |
Gassen, Fernanda Bulegon |
author_facet |
Gassen, Fernanda Bulegon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gassen, Fernanda Bulegon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tessler, Élida Starosta |
contributor_str_mv |
Tessler, Élida Starosta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Fotografia Pintura Piquenique Amizade Referências pictóricas Poeticas visuais |
topic |
Arte contemporânea Fotografia Pintura Piquenique Amizade Referências pictóricas Poeticas visuais Photography Picnic Friendship Pictorial references |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photography Picnic Friendship Pictorial references |
description |
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-03T02:20:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102307 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000934915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102307 |
identifier_str_mv |
000934915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/1/000934915.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/2/000934915-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/3/000934915-03.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/4/000934915-04.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/5/000934915-05.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/6/000934915-05.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/7/000934915-04.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/8/000934915-03.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/9/000934915-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/10/000934915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/11/000934915.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/12/000934915-02.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/13/000934915-03.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/14/000934915-04.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/15/000934915-05.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca109b21a5b908e3eecd73c92b3f3739 0fdf6aca9349a93827d756e5934343e7 8816036903fbb905cc94a2a8447ababb f0ebf60e85da1cd7b74a9c0cd6b402b2 195f4442068d00dfb78e5bac899728bf 413ad1bf2f0709d6bca9581c09c73044 710b28bfa046f269298778990d11d892 37f833f18150047078234273b7c773e8 9bfa51c8b41a88e29c8795912c249a2d 6ed93aa639ecf6ff75daa14da883db30 4c88db7cb66f97c2e5859ac2278e8cdd 869aefce8b8163ee5bbab28f94bbec62 955e30500f9f39d06024c0dfd50027b7 da527ce8ad3cbef45bd6c714b2b58abc db20ebc789376dc47751adc9202b255b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085297998790656 |