Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gassen, Fernanda Bulegon
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102307
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos.
id URGS_65afb9ce3d0aa5235d20a7a81ab75f78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102307
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gassen, Fernanda BulegonTessler, Élida Starosta2014-09-03T02:20:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/102307000934915A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos.This study has as its object the artistic production called Picnics, a series of photo events outdoors, which have photography as their form of presentation. Thus, the series of photos involves the proposal of eating events to have as a return a photo of this shared time frame. In order to achieve that, Claude Monet’s painting Le dejeuner sur l’herbe presentes itself as the major reference and the point of departure for the eating events to take place. Aiming at reflecting on the Picnics work process, we turned to the fascicle format for this dissertation, which is divided into three parts. The format of three independent fascicles makes a sequenced reading possible. It also provides room for crossed readings, which demonstrate the dimensions of the Picnics work process. The first fascicle introduces the images that support the study regarding the elaboration of the Picnics as well as the theoretical considerations that emerge from them. In the textual architecture of the second fascicle, I made the choice for the epistolar format, based on the letters sent to peers, which have helped me think about the elements that constitute the Picnics. To Claude Monet, letters that dialogue with the constituting elements of the process, such as the picnic, the friendship, and the outdoors, were sent. As for Roland Barthes, the study investigated photography and the way it is part of my artistic process, and extended itself to the projects of a series of other artists. In the third fascicle, this research study presentes a theoretical opening to the issues found in the letters written to Monet and Barthes, mediated by other intellectuals and artists. The letters and the notes are related through a numeric correspondence, in which the former unfolds as a more informal conversation and the latter constitutes a reflection based upon other intellectuals, whether their objects be images or concepts.application/pdfporArte contemporâneaFotografiaPinturaPiqueniqueAmizadeReferências pictóricasPoeticas visuaisPhotographyPicnicFriendshipPictorial referencesNotações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934915.pdf000934915.pdfParte 1application/pdf172377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/1/000934915.pdfca109b21a5b908e3eecd73c92b3f3739MD51000934915-02.pdf000934915-02.pdfParte 2application/pdf7077412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/2/000934915-02.pdf0fdf6aca9349a93827d756e5934343e7MD52000934915-03.pdf000934915-03.pdfParte 3application/pdf281696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/3/000934915-03.pdf8816036903fbb905cc94a2a8447ababbMD53000934915-04.pdf000934915-04.pdfParte 4application/pdf843889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/4/000934915-04.pdff0ebf60e85da1cd7b74a9c0cd6b402b2MD54000934915-05.pdf000934915-05.pdfParte 5application/pdf78188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/5/000934915-05.pdf195f4442068d00dfb78e5bac899728bfMD55TEXT000934915-05.pdf.txt000934915-05.pdf.txtExtracted Texttext/plain6951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/6/000934915-05.pdf.txt413ad1bf2f0709d6bca9581c09c73044MD56000934915-04.pdf.txt000934915-04.pdf.txtExtracted Texttext/plain305619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/7/000934915-04.pdf.txt710b28bfa046f269298778990d11d892MD57000934915-03.pdf.txt000934915-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain72616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/8/000934915-03.pdf.txt37f833f18150047078234273b7c773e8MD58000934915-02.pdf.txt000934915-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain17786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/9/000934915-02.pdf.txt9bfa51c8b41a88e29c8795912c249a2dMD59000934915.pdf.txt000934915.pdf.txtExtracted Texttext/plain30530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/10/000934915.pdf.txt6ed93aa639ecf6ff75daa14da883db30MD510THUMBNAIL000934915.pdf.jpg000934915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/11/000934915.pdf.jpg4c88db7cb66f97c2e5859ac2278e8cddMD511000934915-02.pdf.jpg000934915-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/12/000934915-02.pdf.jpg869aefce8b8163ee5bbab28f94bbec62MD512000934915-03.pdf.jpg000934915-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/13/000934915-03.pdf.jpg955e30500f9f39d06024c0dfd50027b7MD513000934915-04.pdf.jpg000934915-04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/14/000934915-04.pdf.jpgda527ce8ad3cbef45bd6c714b2b58abcMD514000934915-05.pdf.jpg000934915-05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/15/000934915-05.pdf.jpgdb20ebc789376dc47751adc9202b255bMD51510183/1023072018-10-23 09:01:55.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
title Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
spellingShingle Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
Gassen, Fernanda Bulegon
Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Piquenique
Amizade
Referências pictóricas
Poeticas visuais
Photography
Picnic
Friendship
Pictorial references
title_short Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
title_full Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
title_fullStr Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
title_full_unstemmed Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
title_sort Notações pictóricas para imagens fotográficas : as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos Convescotes
author Gassen, Fernanda Bulegon
author_facet Gassen, Fernanda Bulegon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gassen, Fernanda Bulegon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tessler, Élida Starosta
contributor_str_mv Tessler, Élida Starosta
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Piquenique
Amizade
Referências pictóricas
Poeticas visuais
topic Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Piquenique
Amizade
Referências pictóricas
Poeticas visuais
Photography
Picnic
Friendship
Pictorial references
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Picnic
Friendship
Pictorial references
description A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção artística intitulada Convescotes, série de foto-eventos realizados em espaços ao ar livre, tendo a fotografia como seu modo de apresentação. Assim, a série de fotografias envolve a proposição de eventos comensais para ter como retorno uma imagem desse espaço de tempo compartilhado. Para tal feita, a pintura de Claude Monet Le déjeuner sur l´herbe apresenta-se como a grande referência e como o ponto de partida para tais situações serem construídas. Com o intento de construir uma reflexão acerca do processo de trabalho Convescotes, assumiuse o formato de fascículos para o texto que figura a presente tese, sendo a mesma organizada em três partes. A formatação em três fascículos independentes possibilita a sua leitura encadeada assim como também oferece lugar para leituras cruzadas, as quais apresentam as dimensões do processo de trabalho Convescotes. O primeiro fascículo apresenta as imagens que fundamentaram a pesquisa, tanto no âmbito de elaboração dos Convescotes quanto no das reflexões teóricas suscitadas por eles. Na arquitetura textual do segundo fascículo tomei partido do formato epistolar, através do envio de seis cartas a companheiros que me ajudaram a pensar os elementos que compõem os Convescotes. Para Claude Monet foram enviadas cartas que dialogam com os elementos formadores do processo, como o piquenique, a amizade e os espaços ao ar livre. Com Roland Barthes, a escrita investigou a fotografia e o modo como ela habita meu processo, estendendo-se aos projetos de uma série de outros artistas. Já no terceiro fascículo esta pesquisa apresenta uma abertura teórica para as questões disparadas nas cartas escritas para Monet e para Barthes, sendo a mesma mediada por outros pensadores e artistas. As cartas e as notas se relacionam por meio de uma espécie de correspondência numérica; a primeira desenvolve-se por meio de uma conversa mais informal e a segunda constitui-se de uma reflexão apoiada em outros pensadores, sejam eles da imagem ou dos conceitos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-03T02:20:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000934915
url http://hdl.handle.net/10183/102307
identifier_str_mv 000934915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/1/000934915.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/2/000934915-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/3/000934915-03.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/4/000934915-04.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/5/000934915-05.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/6/000934915-05.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/7/000934915-04.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/8/000934915-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/9/000934915-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/10/000934915.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/11/000934915.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/12/000934915-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/13/000934915-03.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/14/000934915-04.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102307/15/000934915-05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca109b21a5b908e3eecd73c92b3f3739
0fdf6aca9349a93827d756e5934343e7
8816036903fbb905cc94a2a8447ababb
f0ebf60e85da1cd7b74a9c0cd6b402b2
195f4442068d00dfb78e5bac899728bf
413ad1bf2f0709d6bca9581c09c73044
710b28bfa046f269298778990d11d892
37f833f18150047078234273b7c773e8
9bfa51c8b41a88e29c8795912c249a2d
6ed93aa639ecf6ff75daa14da883db30
4c88db7cb66f97c2e5859ac2278e8cdd
869aefce8b8163ee5bbab28f94bbec62
955e30500f9f39d06024c0dfd50027b7
da527ce8ad3cbef45bd6c714b2b58abc
db20ebc789376dc47751adc9202b255b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085297998790656