Produtos químicos e gerenciamento de resíduos : a experiência dos laboratórios do Departamento da Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Interaminense, Gilvaneide Guilhermina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197236
Resumo: O presente estudo refere-se a um levantamento de dados sobre a utilização desubstâncias químicas, a geração de resíduos e suas formas de descartes nos laboratórios do Departamento da Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Participaram desta pesquisa docente deste Departamento que responderamum questionárioeletrônico utilizando a plataforma Google forms. O questionário foi composto por 20 perguntas subdivididas em três pautas. A primeira trouxe os dados do campo investigado e dos participantes, a segunda referiu-se a substância química quanto ao controle de recebimento, armazenamento, e utilização da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ),e a terceira sobre os procedimentos adotados com os resíduos em relação as normas de segurança, identificação, armazenamento, as formas de destino final e uso de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos e Rotulagem (FDSR). Os resultados mostram que mais de 90% dos respondentes afirmaram desenvolver alguma atividade com produtos químicos, gerando, consequentemente, resíduos. As principais substâncias químicas presentesnas atividades de aulas práticas e em ensaios de pesquisas foramo álcool etílico, formol, solventes orgânicos, sais, ácidos e bases. Dessas, a mais usual foi o álcooletílico, com um percentual de 100%, seguido do formol com 65,2% e dos ácidos com 60,9%. Quanto aos resíduos gerados e formas de descarte, 61,9% dos respondentes afirmaram que jogam diretamente em pias. De acordo com as respostas obtidas, constatou-se que não há procedimentos padrões para o manuseio nem destinação destes resíduos na instituição.Esses dados foram usados na composição dos artigos intitulados: “Produtos Químicos, Manuseio e descarte: a experiência dos laboratórios da Biologia-UFRPE” e “Guia Prático para Gerenciamento de Resíduos Químicos na UFRPE”. O primeiro corresponde a um diagnóstico que identificou os principais geradores de resíduos químicos no Departamento investigado, incluindo sua prática de manejo e descarte dos resíduos químicos. Com a realização deste trabalho foi possível perceber que a maioria dos respondentesdesconhecia métodos de gerenciamento de resíduos, talvez pela ausência de procedimentos padrões na instituição o que motivou a elaboração do segundo capítulo. Que corresponde a umGuia Prático de Gerenciamento de Resíduosa ser disponibilizado no site da UFRPE com o intuito de orientar e facilitaras atividades laboratoriais que utilizam substâncias químicas perigosas, a fim de,garantir a segurança ediminuir os riscos para os usuários e o meio ambiente. Apesar da importância desta iniciativa, o material refere-se a uma ação inicial, necessitando de tempo para a consolidação dos seus resultados, que devem ser associados a outras ações futuras.
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A primeira trouxe os dados do campo investigado e dos participantes, a segunda referiu-se a substância química quanto ao controle de recebimento, armazenamento, e utilização da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ),e a terceira sobre os procedimentos adotados com os resíduos em relação as normas de segurança, identificação, armazenamento, as formas de destino final e uso de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos e Rotulagem (FDSR). Os resultados mostram que mais de 90% dos respondentes afirmaram desenvolver alguma atividade com produtos químicos, gerando, consequentemente, resíduos. As principais substâncias químicas presentesnas atividades de aulas práticas e em ensaios de pesquisas foramo álcool etílico, formol, solventes orgânicos, sais, ácidos e bases. Dessas, a mais usual foi o álcooletílico, com um percentual de 100%, seguido do formol com 65,2% e dos ácidos com 60,9%. Quanto aos resíduos gerados e formas de descarte, 61,9% dos respondentes afirmaram que jogam diretamente em pias. De acordo com as respostas obtidas, constatou-se que não há procedimentos padrões para o manuseio nem destinação destes resíduos na instituição.Esses dados foram usados na composição dos artigos intitulados: “Produtos Químicos, Manuseio e descarte: a experiência dos laboratórios da Biologia-UFRPE” e “Guia Prático para Gerenciamento de Resíduos Químicos na UFRPE”. O primeiro corresponde a um diagnóstico que identificou os principais geradores de resíduos químicos no Departamento investigado, incluindo sua prática de manejo e descarte dos resíduos químicos. Com a realização deste trabalho foi possível perceber que a maioria dos respondentesdesconhecia métodos de gerenciamento de resíduos, talvez pela ausência de procedimentos padrões na instituição o que motivou a elaboração do segundo capítulo. Que corresponde a umGuia Prático de Gerenciamento de Resíduosa ser disponibilizado no site da UFRPE com o intuito de orientar e facilitaras atividades laboratoriais que utilizam substâncias químicas perigosas, a fim de,garantir a segurança ediminuir os riscos para os usuários e o meio ambiente. Apesar da importância desta iniciativa, o material refere-se a uma ação inicial, necessitando de tempo para a consolidação dos seus resultados, que devem ser associados a outras ações futuras.The present study refers to a survey of data on the use of chemical substances, the generation of residues and their forms of discards in the laboratories of the Biology Department of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). Teachers participated in this research study of this Department that answered an electronic questionnaire using the platform Google forms. The questionnaire was composed of 20 questions subdivided into three guidelines. The first one brought the data from the investigated field and the participants, the second referred to the chemical as regards the control of receipt, storage, and use of the Material Safety Data Sheet (FISPQ), and the third on the procedures adopted with residues in relation to safety standards, identification, storage, forms of final destination and use of Safety Data Sheet for Chemical Residues and Labeling (FDRS). The results show that more than 90% of the respondents said to develop some activity with chemicals, consequently generating waste. The main chemical substances present in the activities of practical classes and research trials were ethyl alcohol, formaldehyde, organic solvents, salts, acids and bases. Of these, the most usual was ethyl alcohol, with a percentage of 100%, followed by formaldehyde with 65.2% and acids with 60.9%. Regarding the waste generated and ways of disposal, 61.9% of the respondents stated that they play directly in sinks. According to the answers obtained, it was found that there are no standard procedures for the handling and disposal of these wastes in the institution. These data were used in the composition of the articles entitled "Chemical Products, Handling and Disposal: the experience of the laboratories of Biology-UFRPE" and "Practical Guide to Chemical Waste Management at UFRPE". The first one corresponds to a diagnosis that identified the main generators of chemical residues in the investigated Department, including their practice of handling and discarding the chemical residues generated. With the accomplishment of this work it was possible to perceive that most of the respondents were unaware of methods of waste management, perhaps due to the absence of standard procedures in the institution, which motivated the elaboration of the second chapter. That corresponds to a Practical Guide to Waste Management to be made available on the website of UFRPE with the aim of guiding and facilitating laboratory activities using dangerous chemical substances, in order to allow a good progress of the activities and ensure the safety in its execution reducing risks to users and the environment. Despite the importance of this initiative, the material refers to an initial action, requiring time for the consolidation of its results, which should be associated with other future actions.application/pdfporUniversidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento da BiologiaResíduos químicosGerenciamento de resíduosMeio ambienteChemicalsPractical guideEnvironmentProdutos químicos e gerenciamento de resíduos : a experiência dos laboratórios do Departamento da Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEChemical products and waste management : the experience of the laboratories of the Department of Biology of the Federal Rural University of Pernambuco– UFRPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097156.pdf.txt001097156.pdf.txtExtracted Texttext/plain150391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197236/2/001097156.pdf.txtad1f0bc69c3832396afe7fe5db0cc954MD52ORIGINAL001097156.pdfTexto completoapplication/pdf3398916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197236/1/001097156.pdfba429f58261841ab07f09c83ca8168a4MD5110183/1972362019-07-21 02:42:57.707358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-21T05:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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