O desenvolvimento de competências na formação do administrador : um estudo na Universidade Federal de Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossoni, Estela Pitwak
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98314
Resumo: Considerando contexto de massificação e mercantilização da educação, dado aumento significativo de cursos de Administração no Brasil, buscou-se compreender a percepção dos alunos egressos e de final do curso acerca das competências desenvolvidas na graduação em Administração de 3 campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e, em especial, como tal formação se alinha às orientações das normas (Lei de Diretrizes e Bases – LDB; Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN; Projeto Político Pedagógico – PPP) e demandas de mercado/organizações endereçadas aos cursos encontradas na teoria. Foram adotadas a abordagem francesa de noções de competência, um modelo de competências inglês validado no Brasil por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) em 2005 por Godoy et al.(2009), ensejando a busca de aprofundamento acerca das três grandes tradições da ética e sobre reflexividade, supermeta do referido modelo. Partindo-se de uma abordagem preponderantemente quantitativa, foram aplicados questionários estruturados impressos tipo survey (2011 e 2012), que também foram enviados em 2012 por meio de link aos contatos, utilizando-se da técnica Snow Ball. Aplicaram-se 4 instrumentos de coleta (2 replicados), visando identificar o grau de concordância (questões abertas e fechadas em escala Likert de 6 pontos) sobre o desenvolvimento de competências; a) identificar as competências mais e menos desenvolvidas; e verificar a concordância sobre orientações das DCN‟s (escala Likert de 5 pontos) e também para, b) identificar aspectos quanto ao desenvolvimento em especial de ética e valores e reflexividade. Os resultados permitem responder aos objetivos no sentido de que todas as categorias de competências foram identificadas, com maior desenvolvimento da Competência Social e menor para a Técnico Profissional, observadas algumas diferenças de percepções entre faixas etárias e motivos de escolha do curso, evidenciando que experiência e expectativa de formação influenciam a percepção. Disciplinas como Administração de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico são as que mais contribuem para a aquisição das competências desejáveis ao administrador. A formação percebida alinha-se parcialmente às normas e demandas, cujas lacunas merecem atenção, aprofundamento investigativo e intervenção da IFES. Enquanto as demandas orientam para competências de natureza comportamental, os sujeitos apontam maior desenvolvimento das relacionadas à Solução de Problemas e menor desenvolvimento para as Técnico Profissionais, divergindo em parte das DCN‟s e maior proximidade da proposta do PPP e LDB. Sobre o desenvolvimento de Ética e Valores e reflexividade, estas foram identificadas e incluídas ao MEE elaborado para o caso da UNIR, onde a Capacidade para Reflexão compõe a Dimensão Básica e, a Ética e Valores é Dimensão que, juntamente com a Competência Social, forma a Metacompetência Ético Social, recebendo influência da Metacompetência Funcional composta pelas Dimensões Técnico Profissional, Básica e Solução de Problemas. Realizaram-se ainda 6 entrevistas em profundidade aliada à técnica laddering, apoiadas por roteiro semiestruturado cujos sujeitos, selecionados segundo divergências de percepções entre faixas etárias e motivos de escolha do curso, e analisadas pelo conteúdo de forma categórica e interpretativa, corroboraram para constatar em que momentos e atividades do curso oportuniza-se o ser/agir ético e o ato de refletir, bem como respectivas influências percebidas decorrentes da reflexão.
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Foram adotadas a abordagem francesa de noções de competência, um modelo de competências inglês validado no Brasil por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) em 2005 por Godoy et al.(2009), ensejando a busca de aprofundamento acerca das três grandes tradições da ética e sobre reflexividade, supermeta do referido modelo. Partindo-se de uma abordagem preponderantemente quantitativa, foram aplicados questionários estruturados impressos tipo survey (2011 e 2012), que também foram enviados em 2012 por meio de link aos contatos, utilizando-se da técnica Snow Ball. Aplicaram-se 4 instrumentos de coleta (2 replicados), visando identificar o grau de concordância (questões abertas e fechadas em escala Likert de 6 pontos) sobre o desenvolvimento de competências; a) identificar as competências mais e menos desenvolvidas; e verificar a concordância sobre orientações das DCN‟s (escala Likert de 5 pontos) e também para, b) identificar aspectos quanto ao desenvolvimento em especial de ética e valores e reflexividade. Os resultados permitem responder aos objetivos no sentido de que todas as categorias de competências foram identificadas, com maior desenvolvimento da Competência Social e menor para a Técnico Profissional, observadas algumas diferenças de percepções entre faixas etárias e motivos de escolha do curso, evidenciando que experiência e expectativa de formação influenciam a percepção. Disciplinas como Administração de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico são as que mais contribuem para a aquisição das competências desejáveis ao administrador. A formação percebida alinha-se parcialmente às normas e demandas, cujas lacunas merecem atenção, aprofundamento investigativo e intervenção da IFES. Enquanto as demandas orientam para competências de natureza comportamental, os sujeitos apontam maior desenvolvimento das relacionadas à Solução de Problemas e menor desenvolvimento para as Técnico Profissionais, divergindo em parte das DCN‟s e maior proximidade da proposta do PPP e LDB. Sobre o desenvolvimento de Ética e Valores e reflexividade, estas foram identificadas e incluídas ao MEE elaborado para o caso da UNIR, onde a Capacidade para Reflexão compõe a Dimensão Básica e, a Ética e Valores é Dimensão que, juntamente com a Competência Social, forma a Metacompetência Ético Social, recebendo influência da Metacompetência Funcional composta pelas Dimensões Técnico Profissional, Básica e Solução de Problemas. Realizaram-se ainda 6 entrevistas em profundidade aliada à técnica laddering, apoiadas por roteiro semiestruturado cujos sujeitos, selecionados segundo divergências de percepções entre faixas etárias e motivos de escolha do curso, e analisadas pelo conteúdo de forma categórica e interpretativa, corroboraram para constatar em que momentos e atividades do curso oportuniza-se o ser/agir ético e o ato de refletir, bem como respectivas influências percebidas decorrentes da reflexão.Considering the context of massification and commodification of Education , given the significant increase of Business Administration courses in Brazil , we explored the perceptions of undergraduate and graduate students on the skills developed undergraduate course of Business Administration taught on three campuses of the Federal University of Rondônia (UNIR). We have particular interest in investigating how such training is aligned with the guidelines of the rules (National Law of Basic Guidlenes – LDB; National Curriculum Guidelines – DCN; Political Pedagogical Project – PPP) and market demands /organizations assigned to the courses found in theory. We adopted the French approach relating to notions of competence, an English competence model validated in Brazil through Structural Equation Modeling (SEM) in 2005 by Godoy et al. (2009), allowing for the search of deepening about the three major traditions of ethics and on reflexivity, super goal of that model. Starting from a predominantly quantitative approach, we applied structured questionnaires printed in survey type (2011 and 2012) , which were also sent in 2012 through a link to contacts, using the technique Snow Ball. We applied four instruments for data collection instruments ( 2 replicates ), aiming at identifying the degree of agreement (open and closed questions on a Likert scale of 6 points) on the development of skills, a) identify skills more and less developed, and to verify the agreement on guidelines of DCN 's (5-point Likert scale) and also to, b) identify aspects in the development particularly of ethics, values and reflexivity. The results allow to meet the objectives in the sense that all categories of skills were identified, with further development of social competence and less for the Technical Professional, observed some differences in perceptions between age groups and reasons for choosing the course, showing that experience and expectation formation influence perception. Disciplines such as Human Resource Management and Strategic Planning are the biggest contributors to the acquisition of skills desirable administrator. The training perceived partially aligns to the standards and demands, whose gaps deserve attention, deepening IFES investigative and intervention. While the demands for guided behavioral skills, subjects show greater development of related Troubleshooting and less development for Technical Professionals, dissenting in part of DCN 's and greater proximity of the proposed PPP and LDB. Development of Ethics and Values as well as reflexivity were identified and assigned to the SEM prepared in case of UNIR, where the capacity for reflection composes Basic and Dimension, Ethics and Values is Dimension that , along with Social Competence, form the Ethical Social Metacompetence, receiving influence of Functional metacompetency, composed by Technical Professional Dimension, and Basic Troubleshooting. There were also six in-depth interviews combined with laddering technique, supported by semi-structured routs, whose subjects, selected according to differing perceptions among age groups and reasons for choosing the course and the content analyzed categorically and interpretive corroborated to note what course‟s moments and what course‟s activities give opportunities to the “act” and being ethica”l, as well as to realize the perceived influences arising from reflection.Teniendo en cuenta el contexto de masificación y mercantilización de la educación, dado el aumento significativo de los cursos de Administración en Brasil, se buscó comprender la percepción de los estudiantes egresos y de los que se encuentran en el momento final del curso, sobre las competencias desarrolladas en la graduación en Administración de 3 Campi de la Universidad Federal de Rondonia (UNIR) y, en especial, como tal formación se acerca a las orientaciones de las normas (Ley de Directrices y Bases – LDB; Directrices Curriculares Nacionales – DCN; Proyecto Político Pedagógico – PPP) y demandas Del mercado/organizaciones dirigidas a los cursos encontradas en La teoría. Han sido adoptadas el abordaje francés de nociones de competencia, un modelo de competencia inglés validado en Brasil por medio de modelos de ecuaciones estructurales (MEE) en 2005 por Godoy et al. (2009), proporcionando la búsqueda de profundizar sobre las tres tradiciones principales de la ética y sobre reflexividad, super-meta del ya mencionado modelo. A partir de un abordaje predominantemente cuantitativo, han sido usados cuestionarios estructurados, impresos, tipo survey (2011 y 2012), que también fueron enviados en 2012 por un link a los contactos, utilizando la técnica Snow Ball. Aplicando 4 instrumentos de recolección de datos (2 replicados), para identificar el grado de acuerdo ( preguntas abiertas y cerradas en una escala Likert de 6 puntos ) sobre el desarrollo de competencias, a) identificar las competencias más y menos desarrolladas, y verificar la concordancia sobre orientaciones de las DCN´s (escala Likert 5 puntos) y también, b) identificar aspectos relativos al desarrollo, particular de la ética y los valores y la reflexividad. Los resultados permiten cumplir con los objetivos en el sentido de que se identificaron todas las categorías de competencias, con mayor desarrollo de la Competencia Social y menor para el Profesional Técnico, observadas algunas diferencias de percepciones entre las edades y razones para elegir el curso, demostrando que la experiencia y expectativa de formación influyen en la percepción. Disciplinas como la Gestión de Recursos Humanos y Planificación Estratégica son las mayores contribuyentes a la adquisición de competencias deseables por el administrador. La formación percibida se alinea parcialmente a las normas y necesidades, cuyas lagunas merecen atención, mayor investigación e intervención de la IFES. Mientras que las necesidades de competencias de naturaleza comportamental, los sujetos muestran mayor desarrollo de las relacionadas a la Solución de Problemas y menor desarrollo para los Profesionales Técnicos, divergiendo en parte de las DCN´s y mayor acercamiento de la propuesta del PPP y LDB. Sobre el desarrollo de Ética y Valores y reflexividad, éstos han sido identificadas e inclusas al MEE preparado para el caso de La UNIR, donde la Capacidad para Reflexión compone la Dimensión Básica y, la Ética y Valores es Dimensión que, junto con la Competencia Social, forma la Meta-competencia Ético Social, recibiendo influencia de Meta-competencia Funcional compuesta por las Dimensiones Técnico Profesional, Básica y Resolución de Problemas. También han sido realizados 6 entrevistas en profundidad junto a la técnica laddering, con el apoyo de rutero seme-estructurado cuyos sujetos, seleccionados conforme las diferencias de percepciones entre los grupos de edad y razones para la elección del curso y analizadas por el contenido de forma categórica e interpretativa han corroborado para verificar en que momentos y actividades del curso se ha dado la oportunidad al ser/accionar ético y el acto de reflejar, así como respectivas influencias percibidas por la reflexión.application/pdfporAdministradoresFormação profissionalCompetênciasAdministratorCompetenciesEducationEthicsReflexivityAdministradorCompetenciasEducaciónÉticaReflexividadO desenvolvimento de competências na formação do administrador : um estudo na Universidade Federal de Rondôniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000929127.pdf000929127.pdfTexto completoapplication/pdf4780811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98314/1/000929127.pdfc6fa521f79546ada116978e19d50eddbMD51TEXT000929127.pdf.txt000929127.pdf.txtExtracted Texttext/plain579974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98314/2/000929127.pdf.txta72231a411088f04b5f20a164df66e4fMD52THUMBNAIL000929127.pdf.jpg000929127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98314/3/000929127.pdf.jpgf9f94aac470c65bb0d5c21c6995cc7f5MD5310183/983142018-10-22 07:33:43.379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:33:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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