Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Fonseca dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274631
Resumo: Na presente dissertação são discutidos os fundamentos da filosofia moral de Tomás de Aquino e as relações entre esta e sua metafísica, investigando os pressupostos metaéticos da teoria moral do filósofo medieval. A hipótese levantada é de que a tese metaética fundamental da obra é a teoria dos transcendentais formulada, sobretudo, nas Quaestiones Disputatae de Veritate, e que, a partir desta tese, através da articulação com sua teoria da razão prática e da ação humana, podem surgir possibilidades diversas de classificações metaéticas na obra de Tomás. É defendido que uma compreensão clara do aspecto metaético da teoria dos transcendentais do ente permite não apenas um entendimento mais distinto das divergências internas entre os interpretes do Aquinate, mas também permite respostas mais fundamentadas às críticas externas à tradição escolástica. Essa hipótese será trabalhada no seguinte percurso: no primeiro capítulo, será levantado o estado da questão, apresentando as diversas correntes interpretativas do pensamento do Aquinate na contemporaneidade, e também quais são os principais desafios da metaética contemporânea em relação às teorias fundadas no autor. A diversidade de abordagens acerca da obra de Tomás levará à hipótese de que essas divergências se devem menos às conclusões morais distintas, mas aos pressupostos metaéticos distintos, e que a tese metaética fundamental do Aquinate é a teoria dos transcendentais. No segundo capítulo, a teoria dos transcendentais é explorada em primeiro lugar considerando sua genealogia histórica até Tomás de Aquino e, em um segundo momento, é tratada de forma mais extensa, considerando também as consequências que aquela tem para a consideração do papel da teologia na sua filosofia moral em geral. No terceiro capítulo, o tema do segundo capítulo será integrado ao tratamento que Tomás dá à razão prática, à beatitude e à lei natural, possibilitando, assim, a compreensão de como esta teoria se encaixa em uma visão mais ampla de sua obra, e tem-se um vislumbre das possibilidades de compreensão metaética na teoria moral do autor. No último capítulo, são apresentadas as diversas possibilidades que sua obra permite de classificação na metaética, defendendo que na obra de Tomás pode-se encontrar um naturalismo qualificado, mas que, textualmente, permite diversas matizes metaéticas distintas, e seus intérpretes, por esta razão, apresentam enfoques de teorias mais naturalistas ou menos naturalistas, ainda que partam do mesmo autor.
id URGS_66e17e43623414a1788db953cb153bb5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274631
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Lucas Fonseca dosStorck, Alfredo Carlos2024-04-11T06:26:19Z2024http://hdl.handle.net/10183/274631001200202Na presente dissertação são discutidos os fundamentos da filosofia moral de Tomás de Aquino e as relações entre esta e sua metafísica, investigando os pressupostos metaéticos da teoria moral do filósofo medieval. A hipótese levantada é de que a tese metaética fundamental da obra é a teoria dos transcendentais formulada, sobretudo, nas Quaestiones Disputatae de Veritate, e que, a partir desta tese, através da articulação com sua teoria da razão prática e da ação humana, podem surgir possibilidades diversas de classificações metaéticas na obra de Tomás. É defendido que uma compreensão clara do aspecto metaético da teoria dos transcendentais do ente permite não apenas um entendimento mais distinto das divergências internas entre os interpretes do Aquinate, mas também permite respostas mais fundamentadas às críticas externas à tradição escolástica. Essa hipótese será trabalhada no seguinte percurso: no primeiro capítulo, será levantado o estado da questão, apresentando as diversas correntes interpretativas do pensamento do Aquinate na contemporaneidade, e também quais são os principais desafios da metaética contemporânea em relação às teorias fundadas no autor. A diversidade de abordagens acerca da obra de Tomás levará à hipótese de que essas divergências se devem menos às conclusões morais distintas, mas aos pressupostos metaéticos distintos, e que a tese metaética fundamental do Aquinate é a teoria dos transcendentais. No segundo capítulo, a teoria dos transcendentais é explorada em primeiro lugar considerando sua genealogia histórica até Tomás de Aquino e, em um segundo momento, é tratada de forma mais extensa, considerando também as consequências que aquela tem para a consideração do papel da teologia na sua filosofia moral em geral. No terceiro capítulo, o tema do segundo capítulo será integrado ao tratamento que Tomás dá à razão prática, à beatitude e à lei natural, possibilitando, assim, a compreensão de como esta teoria se encaixa em uma visão mais ampla de sua obra, e tem-se um vislumbre das possibilidades de compreensão metaética na teoria moral do autor. No último capítulo, são apresentadas as diversas possibilidades que sua obra permite de classificação na metaética, defendendo que na obra de Tomás pode-se encontrar um naturalismo qualificado, mas que, textualmente, permite diversas matizes metaéticas distintas, e seus intérpretes, por esta razão, apresentam enfoques de teorias mais naturalistas ou menos naturalistas, ainda que partam do mesmo autor.This dissertation discusses the foundations of Thomas Aquinas' moral philosophy and the relationships between it and his metaphysics, investigating the metaethical assumptions of the medieval philosopher's moral theory. The hypothesis raised is that the fundamental metaethical thesis of his work is the theory of transcendentals, formulated, above all, in the Quaestiones Disputatae de Veritate, and that, based on this thesis, through articulation with his theory of practical reason and human action, different possibilities of metaethical classifications may arise in Thomas’s work. It is argued that a clear understanding of the metaethical aspect of the theory of transcendentals of being allows not only a more distinct understanding of the internal divergences between Aquinas's interpreters, but also allows for more grounded responses to external criticisms of the scholastic tradition. This hypothesis will be worked on through the following route: in the first chapter, the state of the issue will be raised, presenting the different interpretative currents of Aquinas' thought in contemporary times, and also what are the main challenges of contemporary metaethics in relation to the theories founded on the author. The diversity of approaches to Thomas's work will lead to the hypothesis that these divergences are due less to different moral conclusions, but to different metaethical assumptions, and that Aquinas's fundamental metaethical thesis is the theory of transcendentals. In the second chapter, the theory of transcendentals is explored firstly considering its historical genealogy up to Thomas Aquinas and, n a second moment, is treated more extensively, also considering the consequences that this theory has for considering the role of theology in his moral philosophy in general. In the third chapter, the theme treated in the second chapter will be integrated with Thomas's treatment of practical reason, beatitude and natural law. Through this association of themes, it is possible to understand how this theory fits into a broader vision of his work, and we get a glimpse of the possibilities of metaethical understanding in the author's moral theory. In the last chapter, the different possibilities that his work allows for classification within the scope of metaethics are presented, arguing that in Tomás's work a qualified naturalism can be found, but that, textually, his work allows for different metaethical nuances different, and their interpreters, for this reason, present more naturalistic or less naturalistic theories, even if they have the same author as a starting point.application/pdfporAquino, Tomás José de, 1718?-1804Lei naturalMetaéticaRazão práticaFilosofia moralNatural lawThomas AquinasMetaethicsPractical reasonEntre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200202.pdf.txt001200202.pdf.txtExtracted Texttext/plain204103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274631/2/001200202.pdf.txt0d926303ce64ad99a63ffce6b6ba18f5MD52ORIGINAL001200202.pdfTexto completoapplication/pdf679809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274631/1/001200202.pdf851bd34970f78284eb9ee922a9a80106MD5110183/2746312024-04-12 06:19:59.93015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
title Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
spellingShingle Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
Santos, Lucas Fonseca dos
Aquino, Tomás José de, 1718?-1804
Lei natural
Metaética
Razão prática
Filosofia moral
Natural law
Thomas Aquinas
Metaethics
Practical reason
title_short Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
title_full Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
title_fullStr Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
title_full_unstemmed Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
title_sort Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
author Santos, Lucas Fonseca dos
author_facet Santos, Lucas Fonseca dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Fonseca dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Storck, Alfredo Carlos
contributor_str_mv Storck, Alfredo Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Aquino, Tomás José de, 1718?-1804
Lei natural
Metaética
Razão prática
Filosofia moral
topic Aquino, Tomás José de, 1718?-1804
Lei natural
Metaética
Razão prática
Filosofia moral
Natural law
Thomas Aquinas
Metaethics
Practical reason
dc.subject.eng.fl_str_mv Natural law
Thomas Aquinas
Metaethics
Practical reason
description Na presente dissertação são discutidos os fundamentos da filosofia moral de Tomás de Aquino e as relações entre esta e sua metafísica, investigando os pressupostos metaéticos da teoria moral do filósofo medieval. A hipótese levantada é de que a tese metaética fundamental da obra é a teoria dos transcendentais formulada, sobretudo, nas Quaestiones Disputatae de Veritate, e que, a partir desta tese, através da articulação com sua teoria da razão prática e da ação humana, podem surgir possibilidades diversas de classificações metaéticas na obra de Tomás. É defendido que uma compreensão clara do aspecto metaético da teoria dos transcendentais do ente permite não apenas um entendimento mais distinto das divergências internas entre os interpretes do Aquinate, mas também permite respostas mais fundamentadas às críticas externas à tradição escolástica. Essa hipótese será trabalhada no seguinte percurso: no primeiro capítulo, será levantado o estado da questão, apresentando as diversas correntes interpretativas do pensamento do Aquinate na contemporaneidade, e também quais são os principais desafios da metaética contemporânea em relação às teorias fundadas no autor. A diversidade de abordagens acerca da obra de Tomás levará à hipótese de que essas divergências se devem menos às conclusões morais distintas, mas aos pressupostos metaéticos distintos, e que a tese metaética fundamental do Aquinate é a teoria dos transcendentais. No segundo capítulo, a teoria dos transcendentais é explorada em primeiro lugar considerando sua genealogia histórica até Tomás de Aquino e, em um segundo momento, é tratada de forma mais extensa, considerando também as consequências que aquela tem para a consideração do papel da teologia na sua filosofia moral em geral. No terceiro capítulo, o tema do segundo capítulo será integrado ao tratamento que Tomás dá à razão prática, à beatitude e à lei natural, possibilitando, assim, a compreensão de como esta teoria se encaixa em uma visão mais ampla de sua obra, e tem-se um vislumbre das possibilidades de compreensão metaética na teoria moral do autor. No último capítulo, são apresentadas as diversas possibilidades que sua obra permite de classificação na metaética, defendendo que na obra de Tomás pode-se encontrar um naturalismo qualificado, mas que, textualmente, permite diversas matizes metaéticas distintas, e seus intérpretes, por esta razão, apresentam enfoques de teorias mais naturalistas ou menos naturalistas, ainda que partam do mesmo autor.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:26:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200202
url http://hdl.handle.net/10183/274631
identifier_str_mv 001200202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274631/2/001200202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274631/1/001200202.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d926303ce64ad99a63ffce6b6ba18f5
851bd34970f78284eb9ee922a9a80106
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309232627613696