"Volver" para (re)volver : patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Tais Cristine Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189301
Resumo: A presente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema: Ensino de História, Patrimônio e Cidade. Investiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, intitulada “Pelas ruas da cidade”, a partir da pergunta "Como o patrimônio, identificado no território educativo, produz aulas de história?" e desdobra-se no seguinte objetivo: Refletir sobre as aulas de história repensando minha própria prática docente, de forma a identificar aprendizagens que surgem na revisão da prática. A estratégia metodológica consistiu em dois movimentos: 1. organizar a escuta dos ex-alunos (as) em rodas de conversa realizadas nos locais onde ocorreram as atividades do projeto e, 2. rever a prática a partir das problematizações oriundas das leituras realizadas no Mestrado. Observou-se que o tema do patrimônio, visto a partir do conceito de território educativo, tem potência para: a) construir de um olhar estrangeiro sobre a cidade, b) traçar caminhos para identificar os patrimônios não consagrados, c) ensinar história caminhando pela cidade, d) romper com as dicotomias material-imaterial ou tangível-intangível, e) romper com as impressões que tendem a serem vistas no patrimônio a partir de ações apenas contemplativas. Com relação à cidade foi possível perceber que: a) utilizar as ruas da cidade para o ensino de história incrementando o currículo e potencializando a abordagem de conceitos importantes como tempo, organização espacial, memória, poder, relações étnico-raciais, demandas sociais emergentes, b) contrapor a velocidade dos deslocamentos, aprendizagens, observações e interações sociais, c) utilizar os espaços da cidade possibilita uma escuta mais sensível das aprendizagens dos alunos.
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