O compositor frente à sua peça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31450 |
Resumo: | O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho. Após a formulação teórica, esta primeira parte é encerrada por uma breve análise de uma das peças do portfólio apresentada como uma primeira aproximação ao funcionamento do modelo analítico e como exemplo das questões que estão se debatendo tais como material, objeto musical entre outros. Esta análise é seguida por uma critica composicional que por sua vez dá lugar a alguns comentários de outra das peças do portfólio. A segunda parte trata do problema composicional especifico que fora trabalhado durante o mestrado; a saber, o relacionamento entre tempo e forma. Num primeiro momento se estabelece um debate teórico para logo dar lugar à análise de outra peça do portfólio que exemplificará o funcionamento de um dispositivo formal proposto como possível solução ao binômio tempo/forma. |
id |
URGS_68752a2902a349217a2025a54979e8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31450 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Enrique Gras, GermánChaves, Celso Giannetti Loureiro2011-08-30T06:01:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/31450000778335O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho. Após a formulação teórica, esta primeira parte é encerrada por uma breve análise de uma das peças do portfólio apresentada como uma primeira aproximação ao funcionamento do modelo analítico e como exemplo das questões que estão se debatendo tais como material, objeto musical entre outros. Esta análise é seguida por uma critica composicional que por sua vez dá lugar a alguns comentários de outra das peças do portfólio. A segunda parte trata do problema composicional especifico que fora trabalhado durante o mestrado; a saber, o relacionamento entre tempo e forma. Num primeiro momento se estabelece um debate teórico para logo dar lugar à análise de outra peça do portfólio que exemplificará o funcionamento de um dispositivo formal proposto como possível solução ao binômio tempo/forma.This text is divided into two parts, the first dealing with the situation of the composer in front of his own work. Based on the tripartite model of semiology proposed by Jean Jaques Nattiez, a shift of the observer is proposed in order to provide an analytical tool to be used by the composer in the analysis of their own work. After the theoretical formulation, the first part concludes with a brief analysis of a piece of the portfolio presented as a first approach to the operation of the analytical model and an example of the issues with which at deals, such as material and musical objects. This analysis is followed by a compositional critique, which in turn gives rise to some comments on an other piece of the portfolio. The second part deals with the specific compositional problem that has been worked during the Masters investigation: namely, the relationship between time and form. At first a theoretical debate is established that in turn give rise to the analysis of another piece of the portfolio that exemplifies the performance of a device formally proposed as a possible solution to the binomial time/form.application/pdfporComposição musicalTempo : MusicaForma : MusicaAnálise musicalMusic compositionAnalytical modelsTimeFormO compositor frente à sua peçainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000778335.pdf000778335.pdfTexto completoapplication/pdf6801377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/1/000778335.pdf1c69507f92f22054d6047b56cf8bacdaMD51TEXT000778335.pdf.txt000778335.pdf.txtExtracted Texttext/plain164004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/2/000778335.pdf.txt57ea9087f6e96ff6e30b7bc609c6c7eaMD52THUMBNAIL000778335.pdf.jpg000778335.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/3/000778335.pdf.jpg08312a4ea8551e33cc9a2dec7b72bab5MD5310183/314502018-10-11 08:54:22.231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:54:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O compositor frente à sua peça |
title |
O compositor frente à sua peça |
spellingShingle |
O compositor frente à sua peça Enrique Gras, Germán Composição musical Tempo : Musica Forma : Musica Análise musical Music composition Analytical models Time Form |
title_short |
O compositor frente à sua peça |
title_full |
O compositor frente à sua peça |
title_fullStr |
O compositor frente à sua peça |
title_full_unstemmed |
O compositor frente à sua peça |
title_sort |
O compositor frente à sua peça |
author |
Enrique Gras, Germán |
author_facet |
Enrique Gras, Germán |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enrique Gras, Germán |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
contributor_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical Tempo : Musica Forma : Musica Análise musical |
topic |
Composição musical Tempo : Musica Forma : Musica Análise musical Music composition Analytical models Time Form |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music composition Analytical models Time Form |
description |
O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho. Após a formulação teórica, esta primeira parte é encerrada por uma breve análise de uma das peças do portfólio apresentada como uma primeira aproximação ao funcionamento do modelo analítico e como exemplo das questões que estão se debatendo tais como material, objeto musical entre outros. Esta análise é seguida por uma critica composicional que por sua vez dá lugar a alguns comentários de outra das peças do portfólio. A segunda parte trata do problema composicional especifico que fora trabalhado durante o mestrado; a saber, o relacionamento entre tempo e forma. Num primeiro momento se estabelece um debate teórico para logo dar lugar à análise de outra peça do portfólio que exemplificará o funcionamento de um dispositivo formal proposto como possível solução ao binômio tempo/forma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-30T06:01:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31450 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778335 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31450 |
identifier_str_mv |
000778335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/1/000778335.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/2/000778335.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31450/3/000778335.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c69507f92f22054d6047b56cf8bacda 57ea9087f6e96ff6e30b7bc609c6c7ea 08312a4ea8551e33cc9a2dec7b72bab5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085207514021888 |