Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4955 |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou identificar os fatores que influenciam a utilização da tecnologia da informação (TI) em uma instituição de ensino superior, na visão de seus alunos, professores e funcionários. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma pesquisa survey, com um conjunto de perguntas fechadas e abertas, que resultou em oitocentos e trinta e sete questionários respondidos. Os resultados indicaram diversos fatores que influenciam diretamente a utilização da TI e outros que moderam essa utilização. O fator expectativa de performance influencia positivamente o uso da TI, ou seja, quanto maior a expectativa do usuário de que o uso da TI impacte em melhorias e facilidades na realização de seu trabalho, maior é o uso. O fator expectativa de esforço também influencia o uso da TI, sendo que este é maior entre os indivíduos que acreditam que não precisarão despender muitos esforços para utilizar a TI. Condições facilitadas para o uso, como suporte técnico, apoio institucional e compatibilidade entre softwares, igualmente influenciam o uso de forma positiva, assim como a influência social, que representa a interferência que a opinião de terceiros pode exercer sobre o comportamento do usuário da TI. Outras características também influenciam o uso, como a idade (pessoas mais jovens utilizam mais a TI), experiência no uso (pessoas mais experientes utilizam com maior freqüência), gênero (homens utilizam mais) e o grau de voluntariedade (pessoas que utilizam a TI de forma mais voluntária, utilizam menos). |
id |
URGS_694c3a21cea3d7bb7ab0c5c4b5c01452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4955 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kaufmann, Sandra Maribel AulerFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T17:41:24Z2005http://hdl.handle.net/10183/4955000507090Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou identificar os fatores que influenciam a utilização da tecnologia da informação (TI) em uma instituição de ensino superior, na visão de seus alunos, professores e funcionários. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma pesquisa survey, com um conjunto de perguntas fechadas e abertas, que resultou em oitocentos e trinta e sete questionários respondidos. Os resultados indicaram diversos fatores que influenciam diretamente a utilização da TI e outros que moderam essa utilização. O fator expectativa de performance influencia positivamente o uso da TI, ou seja, quanto maior a expectativa do usuário de que o uso da TI impacte em melhorias e facilidades na realização de seu trabalho, maior é o uso. O fator expectativa de esforço também influencia o uso da TI, sendo que este é maior entre os indivíduos que acreditam que não precisarão despender muitos esforços para utilizar a TI. Condições facilitadas para o uso, como suporte técnico, apoio institucional e compatibilidade entre softwares, igualmente influenciam o uso de forma positiva, assim como a influência social, que representa a interferência que a opinião de terceiros pode exercer sobre o comportamento do usuário da TI. Outras características também influenciam o uso, como a idade (pessoas mais jovens utilizam mais a TI), experiência no uso (pessoas mais experientes utilizam com maior freqüência), gênero (homens utilizam mais) e o grau de voluntariedade (pessoas que utilizam a TI de forma mais voluntária, utilizam menos).application/pdfporTecnologia da informaçãoEstudo de casoEnsino superiorTecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000507090.pdf000507090.pdfTexto completoapplication/pdf674776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/1/000507090.pdf43531419f608ab40157019cebeb4f456MD51TEXT000507090.pdf.txt000507090.pdf.txtExtracted Texttext/plain254837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/2/000507090.pdf.txt3675c085c3f1cce8af3243c15af1ce50MD52THUMBNAIL000507090.pdf.jpg000507090.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/3/000507090.pdf.jpg9300c688b1a7841840b120ee60e05d92MD5310183/49552018-10-16 09:05:07.441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:05:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
title |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
spellingShingle |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização Kaufmann, Sandra Maribel Auler Tecnologia da informação Estudo de caso Ensino superior |
title_short |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
title_full |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
title_fullStr |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
title_full_unstemmed |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
title_sort |
Tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior : fatores que influenciam sua utilização |
author |
Kaufmann, Sandra Maribel Auler |
author_facet |
Kaufmann, Sandra Maribel Auler |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaufmann, Sandra Maribel Auler |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Estudo de caso Ensino superior |
topic |
Tecnologia da informação Estudo de caso Ensino superior |
description |
Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou identificar os fatores que influenciam a utilização da tecnologia da informação (TI) em uma instituição de ensino superior, na visão de seus alunos, professores e funcionários. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma pesquisa survey, com um conjunto de perguntas fechadas e abertas, que resultou em oitocentos e trinta e sete questionários respondidos. Os resultados indicaram diversos fatores que influenciam diretamente a utilização da TI e outros que moderam essa utilização. O fator expectativa de performance influencia positivamente o uso da TI, ou seja, quanto maior a expectativa do usuário de que o uso da TI impacte em melhorias e facilidades na realização de seu trabalho, maior é o uso. O fator expectativa de esforço também influencia o uso da TI, sendo que este é maior entre os indivíduos que acreditam que não precisarão despender muitos esforços para utilizar a TI. Condições facilitadas para o uso, como suporte técnico, apoio institucional e compatibilidade entre softwares, igualmente influenciam o uso de forma positiva, assim como a influência social, que representa a interferência que a opinião de terceiros pode exercer sobre o comportamento do usuário da TI. Outras características também influenciam o uso, como a idade (pessoas mais jovens utilizam mais a TI), experiência no uso (pessoas mais experientes utilizam com maior freqüência), gênero (homens utilizam mais) e o grau de voluntariedade (pessoas que utilizam a TI de forma mais voluntária, utilizam menos). |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:41:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4955 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000507090 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4955 |
identifier_str_mv |
000507090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/1/000507090.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/2/000507090.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4955/3/000507090.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43531419f608ab40157019cebeb4f456 3675c085c3f1cce8af3243c15af1ce50 9300c688b1a7841840b120ee60e05d92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085046270296064 |