Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Flávio Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61727
Resumo: Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas - sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.
id URGS_695039efe5294ffeb7b9affe89a70a46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61727
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Flávio SantosChaves, Celso Giannetti Loureiro2012-12-04T01:38:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/61727000850954Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas - sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.This Doctoral Dissertation traces the stylistic transition of this author, which coincided with the period of the doctorate. From being adept to the employment of the preordination of unorthodox techniques, especially those derived from serial techniques, this author then focused his work on musical syntax, turning to the fundamental questions of meaning in music. During this process, the contraposition between motivic-thematic development and serial techniques was experienced. The purpose was to provide structural units - motifs and themes - based on the serial techniques that could take audible formal roles, thus leading the attention of the listener. A transition was made in order to extend serial principles to the realm of rhythm, a procedure in which a defined network of relationships of proportions became referential to the decisions at the pace. However, the shift of interest to the issues of musical signification led to the critique of practical and aesthetic issues based on preordination of techniques. The musical semantization became the primary impulse behind the organizational forces of the musical texture. This new position imposed compositional reflections on the musical technique, and led to the definition of new practices that would be able to initiate the process of semantization: the principles of chromatic complementarity, chromatic axes, and motivic-thematic development. In the process of the author’s stylistic transitions and the consolidation of a new compositional approach, the philosophy of Susanne K. Langer, the mythological-musical analysis of Claude Lévi-Strauss, the writings of Leonard Meyer were instrumental. Equally decisive were the categorizations of Jean-Jacques Nattiez, the musical semantics of Michel Imberty and the musical semiotics of Raymond Monelle.application/zipapplication/pdfporComposição musicalSemantização musicalPreordenaçãoMusic compositionPreordinationMusical semantizationDa preordenação para a semantização musical : reflexão e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850954.pdf000850954.pdfTexto completoapplication/pdf34216959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/1/000850954.pdf1f915714b95ecae9b6db33b9481883c5MD51000850954-02.pdf000850954-02.pdfAnexosapplication/pdf17417502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/2/000850954-02.pdf17c68c71ad2cbd31d21a3e82bd321cceMD52000850954.zip000850954.zipÁudioapplication/zip37117424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/3/000850954.zip8ecd711f9c29aef31c765e0060875b24MD53TEXT000850954-02.pdf.txt000850954-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain2442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/4/000850954-02.pdf.txt0e5c5c951398b6d44d7d245babfe0cd3MD54000850954.pdf.txt000850954.pdf.txtExtracted Texttext/plain414578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/5/000850954.pdf.txte0276635271829e5a90fa72bdebfd190MD55THUMBNAIL000850954.pdf.jpg000850954.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/6/000850954.pdf.jpge49ca499a0fe8ef711a05d656c52c9a4MD56000850954-02.pdf.jpg000850954-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/7/000850954-02.pdf.jpg7d82b899154a7504cd14a4b52049ccb8MD5710183/617272018-10-16 08:23:48.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
title Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
spellingShingle Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
Pereira, Flávio Santos
Composição musical
Semantização musical
Preordenação
Music composition
Preordination
Musical semantization
title_short Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
title_full Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
title_fullStr Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
title_full_unstemmed Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
title_sort Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
author Pereira, Flávio Santos
author_facet Pereira, Flávio Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Flávio Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
contributor_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Composição musical
Semantização musical
Preordenação
topic Composição musical
Semantização musical
Preordenação
Music composition
Preordination
Musical semantization
dc.subject.eng.fl_str_mv Music composition
Preordination
Musical semantization
description Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas - sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-04T01:38:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000850954
url http://hdl.handle.net/10183/61727
identifier_str_mv 000850954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/1/000850954.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/2/000850954-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/3/000850954.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/4/000850954-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/5/000850954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/6/000850954.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/7/000850954-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f915714b95ecae9b6db33b9481883c5
17c68c71ad2cbd31d21a3e82bd321cce
8ecd711f9c29aef31c765e0060875b24
0e5c5c951398b6d44d7d245babfe0cd3
e0276635271829e5a90fa72bdebfd190
e49ca499a0fe8ef711a05d656c52c9a4
7d82b899154a7504cd14a4b52049ccb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085245123297280