Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61727 |
Resumo: | Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas - sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle. |
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Pereira, Flávio SantosChaves, Celso Giannetti Loureiro2012-12-04T01:38:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/61727000850954Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas - sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.This Doctoral Dissertation traces the stylistic transition of this author, which coincided with the period of the doctorate. From being adept to the employment of the preordination of unorthodox techniques, especially those derived from serial techniques, this author then focused his work on musical syntax, turning to the fundamental questions of meaning in music. During this process, the contraposition between motivic-thematic development and serial techniques was experienced. The purpose was to provide structural units - motifs and themes - based on the serial techniques that could take audible formal roles, thus leading the attention of the listener. A transition was made in order to extend serial principles to the realm of rhythm, a procedure in which a defined network of relationships of proportions became referential to the decisions at the pace. However, the shift of interest to the issues of musical signification led to the critique of practical and aesthetic issues based on preordination of techniques. The musical semantization became the primary impulse behind the organizational forces of the musical texture. This new position imposed compositional reflections on the musical technique, and led to the definition of new practices that would be able to initiate the process of semantization: the principles of chromatic complementarity, chromatic axes, and motivic-thematic development. In the process of the author’s stylistic transitions and the consolidation of a new compositional approach, the philosophy of Susanne K. Langer, the mythological-musical analysis of Claude Lévi-Strauss, the writings of Leonard Meyer were instrumental. Equally decisive were the categorizations of Jean-Jacques Nattiez, the musical semantics of Michel Imberty and the musical semiotics of Raymond Monelle.application/zipapplication/pdfporComposição musicalSemantização musicalPreordenaçãoMusic compositionPreordinationMusical semantizationDa preordenação para a semantização musical : reflexão e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850954.pdf000850954.pdfTexto completoapplication/pdf34216959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/1/000850954.pdf1f915714b95ecae9b6db33b9481883c5MD51000850954-02.pdf000850954-02.pdfAnexosapplication/pdf17417502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/2/000850954-02.pdf17c68c71ad2cbd31d21a3e82bd321cceMD52000850954.zip000850954.zipÁudioapplication/zip37117424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/3/000850954.zip8ecd711f9c29aef31c765e0060875b24MD53TEXT000850954-02.pdf.txt000850954-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain2442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/4/000850954-02.pdf.txt0e5c5c951398b6d44d7d245babfe0cd3MD54000850954.pdf.txt000850954.pdf.txtExtracted Texttext/plain414578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/5/000850954.pdf.txte0276635271829e5a90fa72bdebfd190MD55THUMBNAIL000850954.pdf.jpg000850954.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/6/000850954.pdf.jpge49ca499a0fe8ef711a05d656c52c9a4MD56000850954-02.pdf.jpg000850954-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61727/7/000850954-02.pdf.jpg7d82b899154a7504cd14a4b52049ccb8MD5710183/617272018-10-16 08:23:48.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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