Hábitos de vida e perfil da aptidão física de escolares dos anos finais do ensino fundamental durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, João Henrique Ploia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257565
Resumo: Introdução: Os hábitos de vida e perfil da aptidão física de estudantes sofreram diversas alterações no decorrer da pandemia de COVID-19. Essas mudanças estão associadas aos baixos níveis de atividade física, aumento do comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados durante o período de isolamento, além de possíveis interferências na aptidão física e motivação de escolares. Objetivos: O presente estudo tem como objetivos identificar 1) as motivações para aulas de educação física, 2) os hábitos de vida referentes a atividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares, e 3) o perfil da aptidão física autorrelatada de escolares dos anos finais do ensino fundamental. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa realizado com escolares dos anos finais do ensino fundamental. Foram avaliados indicadores motivacionais para as aulas de educação física remotas, hábitos de vida e aptidão física. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas de múltipla escolha envolvendo as dimensões do estudo, e analisados através de medidas de ocorrência, observando as frequências absolutas e relativas. Resultados: Participaram da pesquisa 492 alunos, de oito escolas municipais de Tramandaí, RS. Os resultados do estudo indicaram que os alunos atribuíam sua desmotivação às aulas pouco atrativas e por não gostar de educação física. Aqueles que se sentiam motivados relataram que era devido a poder praticar exercícios (meninos), e por aprender algo diferente e ter afinidade com os professores (meninas). A maioria informou que não consegui manter frequência de exercícios semanais, e o pouco que faziam, era inferior a uma hora. Observou-se ainda os escolares mantinham maior envolvimento em atividades sedentárias como assistir televisão/vídeo game, ler/estudar e ouvir músicas. Sobre o deslocamento ativo, caminhar ou pedalar até a escola faz parte da rotina da maior parte dos alunos. Pouco mais de 10% afirmaram que realizavam atividades esportivas/dança antes do início da pandemia. Com relação aos hábitos alimentares, mais de 60% relataram não manter regularidade no consumo de frutas e verduras. Já o consumo de alimentos não saudáveis não faz parte do cotidiano de mais de 70% do grupo avaliado. Referente a aptidão física geral, 72,9% das meninas e 43,4% dos meninos apresentam baixos níveis. Conclusão: Os resultados positivos do estudo apontam que os alunos apresentavam motivação para as aulas remotas de educação física e que mantinham hábitos alimentares melhores que a população brasileira. No entanto, não demonstravam hábitos saudáveis em relação a atividade física e comportamento sedentário, e apresentaram baixos níveis de aptidão física.
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spelling Mello, João Henrique PloiaGaya, Adroaldo Cezar Araujo2023-04-27T03:33:05Z2023http://hdl.handle.net/10183/257565001167492Introdução: Os hábitos de vida e perfil da aptidão física de estudantes sofreram diversas alterações no decorrer da pandemia de COVID-19. Essas mudanças estão associadas aos baixos níveis de atividade física, aumento do comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados durante o período de isolamento, além de possíveis interferências na aptidão física e motivação de escolares. Objetivos: O presente estudo tem como objetivos identificar 1) as motivações para aulas de educação física, 2) os hábitos de vida referentes a atividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares, e 3) o perfil da aptidão física autorrelatada de escolares dos anos finais do ensino fundamental. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa realizado com escolares dos anos finais do ensino fundamental. Foram avaliados indicadores motivacionais para as aulas de educação física remotas, hábitos de vida e aptidão física. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas de múltipla escolha envolvendo as dimensões do estudo, e analisados através de medidas de ocorrência, observando as frequências absolutas e relativas. Resultados: Participaram da pesquisa 492 alunos, de oito escolas municipais de Tramandaí, RS. Os resultados do estudo indicaram que os alunos atribuíam sua desmotivação às aulas pouco atrativas e por não gostar de educação física. Aqueles que se sentiam motivados relataram que era devido a poder praticar exercícios (meninos), e por aprender algo diferente e ter afinidade com os professores (meninas). A maioria informou que não consegui manter frequência de exercícios semanais, e o pouco que faziam, era inferior a uma hora. Observou-se ainda os escolares mantinham maior envolvimento em atividades sedentárias como assistir televisão/vídeo game, ler/estudar e ouvir músicas. Sobre o deslocamento ativo, caminhar ou pedalar até a escola faz parte da rotina da maior parte dos alunos. Pouco mais de 10% afirmaram que realizavam atividades esportivas/dança antes do início da pandemia. Com relação aos hábitos alimentares, mais de 60% relataram não manter regularidade no consumo de frutas e verduras. Já o consumo de alimentos não saudáveis não faz parte do cotidiano de mais de 70% do grupo avaliado. Referente a aptidão física geral, 72,9% das meninas e 43,4% dos meninos apresentam baixos níveis. Conclusão: Os resultados positivos do estudo apontam que os alunos apresentavam motivação para as aulas remotas de educação física e que mantinham hábitos alimentares melhores que a população brasileira. No entanto, não demonstravam hábitos saudáveis em relação a atividade física e comportamento sedentário, e apresentaram baixos níveis de aptidão física.Background: The life habits and physical fitness profile of students have undergone several changes during the COVID-19 pandemic. These changes are associated with low levels of physical activity, increased sedentary behavior and inappropriate eating habits during the isolation period, in addition to possible interference with the physical fitness and motivation of schoolchildren. Objectives: The present study aims to identify 1) the motivations for physical education classes, 2) lifestyle habits related to physical activity, sedentary behavior and eating habits, and 3) the profile of self-reported physical fitness of students in the final years of elementary school. Methods: This is a crosssectional descriptive study with a quantitative approach carried out with students in the final years of elementary school. Indicators of motivational aspects for remote physical education classes, life habits and physical fitness were evaluated. Data were collected through questionnaires with multiple choice questions involving the dimensions of the study, and analyzed through occurrence measures, observing the absolute and relative frequencies. Results: This is a cross-sectional descriptive study with a quantitative approach carried out with students in the final years of elementary school. Motivational indicators for remote physical education classes, lifestyle habits and physical fitness were evaluated. Data were collected through questionnaires with multiple choice questions involving the dimensions of the study, and analyzed through occurrence measures, observing the absolute and relative frequencies. Results: 492 students from eight municipal schools in Tramandaí, RS, participated in the research. The results of the study indicated that students attributed their lack of motivation to unattractive classes and to not liking physical education. . Those who felt motivated reported that it was due to being able to practice exercises (boys), and to learn something different and have an affinity with the teachers (girls). Most reported that they were unable to maintain weekly exercise frequency, and the little they did was less than one hour. It was also observed that students were more involved in sedentary activities such as watching television/video games, reading/studying and listening to music. Regarding active commuting, walking or cycling to school is part of the routine of most students. Just over 10% stated that they performed sports/dance activities before the onset of the pandemic. With regard to eating habits, more than 60% reported not maintaining regularity in the consumption of fruits and vegetables. The consumption of unhealthy foods is not part of the daily life of more than 70% of the assessed group. Regarding general physical fitness, 72.9% of girls and 43.4% of boys have low levels. Conclusion: The positive results of the study indicate that students were motivated to take remote physical education classes and that they maintained better eating habits than the Brazilian population. However, they did not demonstrate healthy habits regarding physical activity and sedentary behavior, and had low levels of physical fitness.application/pdfporHábitos de vidaAtividade físicaHábitos alimentaresAptidão físicaEscolaLife habitsPhysical activityEating habitsPhysical fitnessSchoolchildrenHábitos de vida e perfil da aptidão física de escolares dos anos finais do ensino fundamental durante a pandemia de Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167492.pdf.txt001167492.pdf.txtExtracted Texttext/plain145900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257565/2/001167492.pdf.txt85b8f8baf71fcc005d295e937752244aMD52ORIGINAL001167492.pdfTexto completoapplication/pdf808408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257565/1/001167492.pdf8919d3bd307096260c932eedac994fd5MD5110183/2575652023-04-28 03:56:39.61662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:56:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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