Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5771 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa presencial. Num primeiro estudo, realizado a partir de uma metodologia quantitativa, avaliou-se o desempenho dos alunos em testes que tinham como tópico a interpretação de gráficos da Cinemática, antes e depois de trabalharem com atividades de simulação e modelagem computacionais em atividades extra-aula. Os resultados deste primeiro estudo mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino. Na seqüência, foram realizados outros dois estudos dentro de uma metodologia qualitativa, em que o foco estava no processo de ensino-aprendizagem que ocorre em ambiente de sala de aula. Foi utilizada uma abordagem que envolveu, além das atividades computacionais, um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento das relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si.A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. O referencial de Halloun sobre modelagem esquemática também foi utilizado. Os resultados sugerem que as atividades de simulação e modelagem computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física. Sugerem, também, que a atividade colaborativa presencial contribui positivamente para esse tipo de aprendizagem. |
id |
URGS_6967d068782d65e4f1d99d1260d701b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5771 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Araujo, Ives SolanoMoreira, Marco AntonioVeit, Eliane Angela2007-06-06T18:49:54Z2005http://hdl.handle.net/10183/5771000475267O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa presencial. Num primeiro estudo, realizado a partir de uma metodologia quantitativa, avaliou-se o desempenho dos alunos em testes que tinham como tópico a interpretação de gráficos da Cinemática, antes e depois de trabalharem com atividades de simulação e modelagem computacionais em atividades extra-aula. Os resultados deste primeiro estudo mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino. Na seqüência, foram realizados outros dois estudos dentro de uma metodologia qualitativa, em que o foco estava no processo de ensino-aprendizagem que ocorre em ambiente de sala de aula. Foi utilizada uma abordagem que envolveu, além das atividades computacionais, um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento das relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si.A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. O referencial de Halloun sobre modelagem esquemática também foi utilizado. Os resultados sugerem que as atividades de simulação e modelagem computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física. Sugerem, também, que a atividade colaborativa presencial contribui positivamente para esse tipo de aprendizagem.application/pdfporEnsino de físicaModelagemMétodos computacionaisSimulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000475267.pdf000475267.pdfTexto completoapplication/pdf1948213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/1/000475267.pdfc2675f0f36fccb3bd46050b2d8610cadMD51TEXT000475267.pdf.txt000475267.pdf.txtExtracted Texttext/plain458302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/2/000475267.pdf.txt08264e89dae86dbf210326fd6e59c06fMD52THUMBNAIL000475267.pdf.jpg000475267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/3/000475267.pdf.jpg3b238790c95804725cdb522eb794a804MD5310183/57712023-08-09 03:48:08.715648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-09T06:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
title |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
spellingShingle |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. Araujo, Ives Solano Ensino de física Modelagem Métodos computacionais |
title_short |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
title_full |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
title_fullStr |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
title_full_unstemmed |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
title_sort |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il. |
author |
Araujo, Ives Solano |
author_facet |
Araujo, Ives Solano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Ives Solano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Marco Antonio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Veit, Eliane Angela |
contributor_str_mv |
Moreira, Marco Antonio Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Modelagem Métodos computacionais |
topic |
Ensino de física Modelagem Métodos computacionais |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa presencial. Num primeiro estudo, realizado a partir de uma metodologia quantitativa, avaliou-se o desempenho dos alunos em testes que tinham como tópico a interpretação de gráficos da Cinemática, antes e depois de trabalharem com atividades de simulação e modelagem computacionais em atividades extra-aula. Os resultados deste primeiro estudo mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino. Na seqüência, foram realizados outros dois estudos dentro de uma metodologia qualitativa, em que o foco estava no processo de ensino-aprendizagem que ocorre em ambiente de sala de aula. Foi utilizada uma abordagem que envolveu, além das atividades computacionais, um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento das relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si.A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. O referencial de Halloun sobre modelagem esquemática também foi utilizado. Os resultados sugerem que as atividades de simulação e modelagem computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física. Sugerem, também, que a atividade colaborativa presencial contribui positivamente para esse tipo de aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5771 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000475267 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5771 |
identifier_str_mv |
000475267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/1/000475267.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/2/000475267.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5771/3/000475267.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2675f0f36fccb3bd46050b2d8610cad 08264e89dae86dbf210326fd6e59c06f 3b238790c95804725cdb522eb794a804 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085057516273664 |