O que há por detrás da escrivaninha de Mr. Semler? : análise e fundamentação teórica das idéias e proposições expressas no livro Virando a Própria Mesa, de Ricardo Frank Semler
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34824 |
Resumo: | O propósito desta dissertação é examinar as idéias de Ricardo Semier, tendo como foco de estudo seu livro Virando a própria mesa, publicado originalmente em 1988. Semier é um empresário brasileiro que preconiza um novo modelo organizacional que ainda é relativamente pouco estudado em nosso país, ao mesmo tempo em que produz e defende uma administração de vanguarda e um comportamento empresarial que ultrapassam fronteiras nacionais. Inicialmente, detemo-nos na análise conceituai da teoria administrativa que, advinda de outro contexto histórico-cultural, tem, conjecturamos, sua adoção parcialmente prejudicada, nas organizações locais, devido às características culturais da sociedade brasileira. Em seqüência, analisamos o referencial teórico do modelo organizacional denominado de gestão participativa, que em alguns aspectos tende a incorporar e refletir os elementos culturais presentes no cenário nacional. São abordadas, então, as idéias e proposições específicas de Semier sobre flexibilidade organizacional, gestão de recursos humanos, decisões estratégicas e mudança organizacional. Avaliamos criticamente, igualmente, os aspectos de transmissão de ideologia, poder e marketing pessoal, fatores geralmente negligenciados nas análises organizacionais. |
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Johann, Sílvio LuizCaravantes, Geraldo Ronchetti2011-11-25T01:17:59Z1995http://hdl.handle.net/10183/34824000122716O propósito desta dissertação é examinar as idéias de Ricardo Semier, tendo como foco de estudo seu livro Virando a própria mesa, publicado originalmente em 1988. Semier é um empresário brasileiro que preconiza um novo modelo organizacional que ainda é relativamente pouco estudado em nosso país, ao mesmo tempo em que produz e defende uma administração de vanguarda e um comportamento empresarial que ultrapassam fronteiras nacionais. Inicialmente, detemo-nos na análise conceituai da teoria administrativa que, advinda de outro contexto histórico-cultural, tem, conjecturamos, sua adoção parcialmente prejudicada, nas organizações locais, devido às características culturais da sociedade brasileira. Em seqüência, analisamos o referencial teórico do modelo organizacional denominado de gestão participativa, que em alguns aspectos tende a incorporar e refletir os elementos culturais presentes no cenário nacional. São abordadas, então, as idéias e proposições específicas de Semier sobre flexibilidade organizacional, gestão de recursos humanos, decisões estratégicas e mudança organizacional. Avaliamos criticamente, igualmente, os aspectos de transmissão de ideologia, poder e marketing pessoal, fatores geralmente negligenciados nas análises organizacionais.The basic aim of this dissertation is to review Ricardo Semler's ideas by focusing his book Virando a própria mesa (Maverick! lhe success story hehind the world's most unusual workplace), originally published in Brasil in 1988. Semler is a Brazilian entrepreneur who recommends a new organizational model which has not been studied as deserved in our country, while proposing and defending an innovatory management and an entrepeneural behavior that reach beyond national boundaries. Initially, we make a conceptual analysis of the Business Administration Theory which, for having come from a different historic and cultural context, we presume, has had its adoption by local organizations partially impaired. Afterwards, we analyse the theoretic references of the organizational model called participative management which in some aspects tends to incorporate and reflect the cultural elements present in the national scenario. Then, Semler's specific ideas and propostions about organizational flexibility and changes, human resources management, strategic decisions are approached. In the same way, we critically evaluate aspects of ideology transmission, power and personal marketing, which are factors generally neglected in organizational analyses.application/pdfporAdministração participativaEstudos organizacionaisCultura organizacionalParticipative managementEntrepeneural behaviorOrganizational culture and changeAdministrative theoryOrganizational ideologyHuman resources managementPersonal marketingPowerSemlerBrazilO que há por detrás da escrivaninha de Mr. Semler? : análise e fundamentação teórica das idéias e proposições expressas no livro Virando a Própria Mesa, de Ricardo Frank Semlerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1995mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000122716.pdf.txt000122716.pdf.txtExtracted Texttext/plain307603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34824/2/000122716.pdf.txtd00f30c3d8c042a9d2b8e420d33856d1MD52ORIGINAL000122716.pdf000122716.pdfTexto completoapplication/pdf2218582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34824/1/000122716.pdf081eedd16dbf194092701df8b776c3d3MD51THUMBNAIL000122716.pdf.jpg000122716.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34824/3/000122716.pdf.jpgbffbd48c3330c9ce57ae1f591b4040d3MD5310183/348242024-03-17 04:56:47.852622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-17T07:56:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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