Of Things and Sexuality : a study about gayscapes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171157 |
Resumo: | Como as práticas baseadas nos lugares de Mercado podem ser analisadas sob uma ontologia diferente? Esse trabalho é baseado na discussão de alguns prismas teóricos fundamentais na epistemologia de estudos de comportamento de consumo. Estudos envolvendo consumo geralmente focam-se no consumidor como indivíduo final, monolítico – portador de agência e voz. Portanto, esse trabalho busca compreender o descolamento aparente entre os humanos e os não-humanos (coisas). Para tanto, utilizei-me do conceito de coisa, advinda do campo da Antropologia, para estudos de comportamento de consumo. Escolhi, como tema, a sexualidade – visto que é um tema com pouca expressividade no campo de comportamento de consumo. Inicio meu argumento com três pilares teóricos: o conceito de coisa; o conceito de performatividade para gênero e sexualidade; e o conceito de interseccionalidade. Depois, apresento o método utilizado para unir os três pilares na análise empírica in loco. Por fim, ofereço uma discussão sobre a convergência da fundamentação teórica e o método. Meus achados iluminam como atores humanos envolvidos em uma malha de relações, que dividem práticas com outros atores, engajam-se em oclusão de consumo: a necessidade de esconder uma prática de consumo dentro de uma malha próxima de relações. Também iluminam como a cooptação de locais de mercado de forma institucional – adicionando lugares focados em diversidade – não preclude a exclusão. Observei a continuação das práticas exclusionárias dentro de ambientes de mercado considerados abertos à diversidade, ou exclusão interseccional. Ambos achados foram resultado da abordagem ontológica delimitada previamente, que resultou no conceito de gayscape – um conceito puramente qualitativo que contém a malha de interrelação dos atores (humanos e não-humanos) do campo de consumo gay. |
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Dalpian, Paulo Roberto ChavesRossi, Carlos Alberto Vargas2017-12-14T02:21:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/171157001047134Como as práticas baseadas nos lugares de Mercado podem ser analisadas sob uma ontologia diferente? Esse trabalho é baseado na discussão de alguns prismas teóricos fundamentais na epistemologia de estudos de comportamento de consumo. Estudos envolvendo consumo geralmente focam-se no consumidor como indivíduo final, monolítico – portador de agência e voz. Portanto, esse trabalho busca compreender o descolamento aparente entre os humanos e os não-humanos (coisas). Para tanto, utilizei-me do conceito de coisa, advinda do campo da Antropologia, para estudos de comportamento de consumo. Escolhi, como tema, a sexualidade – visto que é um tema com pouca expressividade no campo de comportamento de consumo. Inicio meu argumento com três pilares teóricos: o conceito de coisa; o conceito de performatividade para gênero e sexualidade; e o conceito de interseccionalidade. Depois, apresento o método utilizado para unir os três pilares na análise empírica in loco. Por fim, ofereço uma discussão sobre a convergência da fundamentação teórica e o método. Meus achados iluminam como atores humanos envolvidos em uma malha de relações, que dividem práticas com outros atores, engajam-se em oclusão de consumo: a necessidade de esconder uma prática de consumo dentro de uma malha próxima de relações. Também iluminam como a cooptação de locais de mercado de forma institucional – adicionando lugares focados em diversidade – não preclude a exclusão. Observei a continuação das práticas exclusionárias dentro de ambientes de mercado considerados abertos à diversidade, ou exclusão interseccional. Ambos achados foram resultado da abordagem ontológica delimitada previamente, que resultou no conceito de gayscape – um conceito puramente qualitativo que contém a malha de interrelação dos atores (humanos e não-humanos) do campo de consumo gay.How do the marketplace-based practices can be analyzed with a different ontology? This work is based on the discussion of some theoretical approaches fundamentally attached to consumption behavior studies. These studies are usually focused on the consumer as a finished, monolithic individual – bearer of agency and voice. Therefore, this work tries to comprehend the apparent detachment between humans and non-humans. To achieve this I use the concept of thing, from the anthropology field to study consumption behavior. My chosen theme is sexuality – seen it is regarded as an understudied in consumption behavior studies. I start my argument based on three theoretical pillars: the concept of thing; the concept of performativity connected to gender and sexuality; and the concept of intersectionality. Following this, I present the method that was used to unite these three pillars for data collection. Lastly, I offer a discussion about the convergence of the literature review and the method. My findings illuminate how human actors are involved in a mesh of relationships – sharing practices with other actors – engage in what I call Consumption Occlusion: the need to hide a consumption practice within a tightly woven mesh of relationships. I also illuminate how institutional marketplace cooptation – for example, adding diverse marketplaces – does not preclude exclusion. I observed the continuation of exclusionary practices within marketplaces regarded as open to diversity, or intersectional exclusion. Both findings are the results of a previously delimited ontological approach, resulting in the concept of gayscape – a purely qualitative concept that brings forth the relationship mesh among actors (humans and non-humans) of the gay consumption field.application/pdfengConsumoComportamento do consumidorSexualidadeConsumptionIntersectionalityAnthropologyThingSexualityOf Things and Sexuality : a study about gayscapesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047134.pdf001047134.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2375045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171157/1/001047134.pdf4fcb3ba2befe78e9c9db63edc1c8136eMD51TEXT001047134.pdf.txt001047134.pdf.txtExtracted Texttext/plain402177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171157/2/001047134.pdf.txtacfdebc00cd80c45d3a1362a4556fe3aMD52THUMBNAIL001047134.pdf.jpg001047134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171157/3/001047134.pdf.jpgf68b62340a433b437b680f0782e9a167MD5310183/1711572021-05-26 04:33:17.489009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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