Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre : sob o mito do "gênio artístico nacional"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198707 |
Resumo: | A Tese recupera as três décadas que concentraram a arquitetura moderna produzida em Porto Alegre, a partir de sua introdução na cidade, no final dos anos quarenta. Examina a experiência local contextualizada na produção brasileira, dividida entre adotar acriticamente o modelo hegemônico, cujo requisito essencial seria a “expressão nativa”; ou assumir as diferenças regionais existentes, propondo uma alternativa distinta daquela identificada com o “gênio artístico nacional” proposto por Lucio Costa. Aquele modelo derivava em parte do nacionalismo subjacente à arquitetura moderna brasileira da fase inicial, cujo protagonismo coube à Escola Carioca; o que também ocorreu em menor grau no momento seguinte, quando a Escola Paulista assumiu a posição referencial. No sentido transversal da narrativa, a abordagem procura reavaliar os méritos e reveses das experiências local e brasileira, expondo os problemas derivados da visão hegemônica imposta, que atribuiu ao “gênio nativo” um dom artístico brasileiro inato e uma capacidade de improviso passíveis de superar deficiências formativas históricas. Essas qualidades supostamente resultariam na predisposição da arquitetura moderna brasileira para o “livreformismo” e a habitual insubordinação à regras e prescrições, características que a arquitetura produzida em Porto Alegre não apresentava. Em última análise, a Tese defende a premissa de que o êxito da arquitetura moderna brasileira foi responsável pelo triunfo da exceção como regra. Um fato que penalizou a necessária disciplina projetual e consequente produção da arquitetura brasileira “média” que compõe o tecido urbano, prejudicando o próprio prosseguimento daquela experiência exemplar através da valorização excessiva do “gênio artístico” com suas obras de exceção correspondentes. |
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Luccas, Luis Henrique HaasOliveira, Rogerio de Castro2019-08-31T02:34:27Z2004http://hdl.handle.net/10183/198707000425489A Tese recupera as três décadas que concentraram a arquitetura moderna produzida em Porto Alegre, a partir de sua introdução na cidade, no final dos anos quarenta. Examina a experiência local contextualizada na produção brasileira, dividida entre adotar acriticamente o modelo hegemônico, cujo requisito essencial seria a “expressão nativa”; ou assumir as diferenças regionais existentes, propondo uma alternativa distinta daquela identificada com o “gênio artístico nacional” proposto por Lucio Costa. Aquele modelo derivava em parte do nacionalismo subjacente à arquitetura moderna brasileira da fase inicial, cujo protagonismo coube à Escola Carioca; o que também ocorreu em menor grau no momento seguinte, quando a Escola Paulista assumiu a posição referencial. No sentido transversal da narrativa, a abordagem procura reavaliar os méritos e reveses das experiências local e brasileira, expondo os problemas derivados da visão hegemônica imposta, que atribuiu ao “gênio nativo” um dom artístico brasileiro inato e uma capacidade de improviso passíveis de superar deficiências formativas históricas. Essas qualidades supostamente resultariam na predisposição da arquitetura moderna brasileira para o “livreformismo” e a habitual insubordinação à regras e prescrições, características que a arquitetura produzida em Porto Alegre não apresentava. Em última análise, a Tese defende a premissa de que o êxito da arquitetura moderna brasileira foi responsável pelo triunfo da exceção como regra. Um fato que penalizou a necessária disciplina projetual e consequente produção da arquitetura brasileira “média” que compõe o tecido urbano, prejudicando o próprio prosseguimento daquela experiência exemplar através da valorização excessiva do “gênio artístico” com suas obras de exceção correspondentes.The present thesis retrieves the three decades in which modern architecture produced in Porto Alegre, from its introduction in the city in the late 1940s. It examines the local experience contextualized in Brazilian production, divided between uncritically adopting the hegemonic model - whose essential requirement would be the “native expression” - or assuming the existing regional differences, proposing an alternative model to the one identified with the “national artistic genius,” advanced by Lucio Costa. This latter model was derived in part from the nationalism underlying the early modern Brazilian architecture, whose main protagonist was the Rio de Janeiro school; this also occurred to a lesser extent in the following years, when the São Paulo School assumed the position of reference. Cutting across the narrative, the approach presented here seeks to reassess the merits and setbacks of local and Brazilian experiences, exposing the problems stemming from the imposed hegemonic vision, which has attributed to the "native genius" an innate Brazilian artistic gift and an improvisation capacity that can overcome historical formative deficiencies. These qualities would supposedly result in the predisposition of Brazilian modern architecture to “free forms” and the usual insubordination to rules and prescriptions, characteristics that the architecture produced in Porto Alegre did not present. Ultimately, this thesis defends the premise that the success of modern Brazilian architecture was responsible for the triumph of the exception as a rule. This fact penalized the necessary design discipline and consequent production of the “average” Brazilian architecture that makes up the urban fabric, undermining the very continuation of that exemplary experience through the excessive appreciation of the “artistic genius” and its corresponding works of exception.application/pdfporArquitetura moderna : Porto Alegre (RS)Cidades : Porto Alegre (RS)Brutalismo arquitetonicoEscola CariocaArquitetura moderna : História : Século XXModern architecture in Porto AlegreRio de Janeiro SchoolSão Paulo SchoolNational artistic geniusArquitetura moderna brasileira em Porto Alegre : sob o mito do "gênio artístico nacional"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000425489.pdf.txt000425489.pdf.txtExtracted Texttext/plain744899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198707/2/000425489.pdf.txt96168d6da3d02bc563cfa863c586c74eMD52ORIGINAL000425489.pdfTexto completoapplication/pdf47968061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198707/1/000425489.pdf6f93de89855531e99ccbb3ae3e05ec82MD5110183/1987072019-09-01 02:33:31.719724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-01T05:33:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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